Retorno a Haifa

Retorno a Haifa Ghassan Kanafani

Resenhas - Retorno a Haifa

Giuliana 30/04/2024

Retorno a Haifa
Um casal retorna a sua antiga casa vinte anos após o Nakba (catástrofe) que ocorreu em 1948 quando foram expulsos de sua terra.
Quando encontram sua antiga casa tantas lembranças vêm a tona, as ruas da cidade que ainda parecem as mesmas mas não são, o encontro com o filho que foi criado por judeus.. E o encontro de tudo isso traz questionamentos de o que significa a pátria para a antiga e a nova geração.

Lucas.Hagemann 30/04/2024

Que porrada
Que porrada e que maravilha de livro. Os relatos de Kanafani mostram a dureza que viver a guerra é os absurdos dela, mas sem deixar de mostrar a humanidade e uma certa poesia que existe no ser humano

MarcosQz 20/02/2024

O abismo entre família e pátria
Said S. e sua esposa Safiya estão de volta a Haifa depois de vinte anos longe, afastados, fugidos ou expulsos de sua terra devido a guerra, a Nakba em abril de 1948. As lembranças surgem como um prédio desmoronando, tudo de uma vez, as ruas ainda possuem o mesmo nome para ele, tudo parece o mesmo, mas ele sabe que não.
Eles ainda se lembram das pessoas correndo, gritando, chorando, os sons de bombas e tiros, as pessoas fugindo, se espremendo e o desespero pelo filho deixado para trás.
Retornam a sua antiga casa, onde outras pessoas agora moram, mas alguns objetos é móveis ainda estão lá. E o filho deles também, com outro nome, outra família, outra pátria.
Vidas e histórias se misturam na novela de Kanafani, uma profunda dor e lamentos de duas famílias de origens distintas que se cruzam em meio a guerra de 1948 e que acabaria mudando a vida de todos eles. Retorno a Haifa é uma história sobre família e pátria, sobre ser fiel aquilo que somos e acreditamos.

Mayra187 05/02/2024

Meu novo livro favorito!!!
As primeiras 19 páginas foram agonizantes, a partir da 20 foi ficando cada vez mais cabuloso.
Com toda certeza vou ler tudo que puder encontrar de Ghassan Kanafani, devorei 80 páginas em 3 horas.

Juliana.Barbosa 26/01/2024

História emocionante de uma família que retorna à sua casa 20 anos depois do Nakba e encontra colonos morando lá.
Palestina livre!

cinnamongirl612 17/01/2024

"O que é pátria?"
Essa é a terceira obra que leio do autor palestino Ghassan Kanafani ? publicada originalmente em árabe em 1970 ?, e posso dizer que já é a minha preferida.
Primeiramente, gostaria de agradecer a editora Tabla por disponibilizar o e-book gratuitamente em uma campanha para divulgar e celebrar a cultura Palestina.
Retorno a Haifa conta a história de um casal palestino originário da cidade de Haifa, que, tendo sido forçado a deixar a cidade à ocasião da Nakba ("catástrofe") de 1948 em que sionistas invadem sua terra, retorna 20 anos depois.
Kanafani constrói em poucas páginas uma obra extremamente profunda, com maturidade literária, peso político e, infelizmente, bastante atual ainda, enquanto nos emociona e nos afeta com uma prosa poética e com um plot twist cruel.

Todos deveriam ler esse livro, pois é uma oportunidade de conhecer um pouco de uma história que muitos tentam apagar. A Palestina existe e resiste, apesar do colonialismo predatório e genocida praticado por israel. Continuemos falando e lendo sobre o povo palestino!

Aqui, deixo dois dos vários trechos que me marcaram durante a leitura:

"Posso parecer louco por dizer que todas as portas devem se abrir de um único lado e que se forem abertas pelo outro lado, temos que considerá-las como se estivessem fechadas... mas essa é a verdade. (...) Eles abriram as fronteiras de repente, logo que concluíram a ocupação, e isso não ocorreu em qualquer outra guerra na história; você sabe das coisas assustadoras que aconteceram em abril de 1948. Por que isso agora? Por causa dos meus belos olhos ou dos seus? Não. É parte da guerra. Eles nos dizem: ?Entrem e vejam como somos melhores e mais evoluídos. Vocês têm que aceitar nos servir e nos admirar??. Mas você pode ver por si mesma: nada mudou? Nós poderíamos ter feito por ela algo muito melhor?"

"O maior crime que um homem pode cometer é acreditar, mesmo por um momento, que a fraqueza e os erros dos outros lhe dão o direito de existir a sua custa e justificar seus próprios erros e crimes."

Carla.Ligia 14/01/2024

A dura realidade dos desterrados
Sempre temos histórias de como pessoas foram arrancadas de seus lares, de suas famílias, de suas vidas, de modo geral, durante a Segunda Grande Guerra.
Porém, pouco se fala de como isso ocorreu na Palestina depois da criação do Estado de Israel.
E como pessoas continuam o ciclo de desterro do próximo, justificando com sua própria história de desterro.
Leiam, é curto e impactante e mostra que não há mocinhos ou bandidos, apenas pessoas comuns na luta de sobrevivência. Quisera eu que todos tivessem seu pedaço de terra para chamar de lar.

olivkholin 08/01/2024

"o maior crime que um homem pode cometer é acreditar, mesmo por um momento, que a fraqueza e os erros dos outros lhe dão o direito de existir a sua custa e justificar seus próprios erros e crimes."

Vinder 03/01/2024

Excelente. Mais uma novela desse escritor que narra um dos episódios mais tristes e cruéis da Palestina, quando muitos moradores foram expulsos de sua terra. Vale muito a leitura.

Jon 02/01/2024

Uma imersão emocionante
Uma verdadeira viagem pela alma da Palestina, mas não da Palestina física, palpável e destrutivel;mas a Palestina construída no interior de cada habitante, presente nos conflitos e na definição de pátria que tanto se busca honrar.

Jon 02/01/2024

Lindo
Uma verdadeira viagem pelo interior da Palestina, mas não a Palestina física, palpável e destrutivel;mas a Palestina construída no interior de cada habitante, presente nos conflitos e na definição de pátria que tanto se busca honrar.

Nazli.Dias 31/12/2023

O que é a Pátria?
Um casal retorna a Haifa após 20 anos, na esperança de encontrar seu filho, que se perdeu durante a guerra enquanto era recém nascido.
Uma história simplesmente emocionante, sobre o que é a pátria e sobre a razão pela qual os jovens se juntam aos Fedayin. Um reencontro entre pais árabes que e seu filho, criado por judeus. O que é a pátria? O que é a verdadeira Haifa?
O melhor livro que li do autor, recomendo demais.

Patricia Peres 26/12/2023

O que é a Palestina?
O livro retrata a história de um casal que retorna a Haifa 20 anos depois de terem sido obrigados a deixar sua casa e sua pátria. Neste retorno a Haifa, visitam sua casa, a qual abandonaram às pressas, e descobrem seus novos moradores. Muitos questionamentos e reflexões são trazidos à tona sobre o que é a Palestina para a antiga e a nova geração.
Mr_Clio 26/12/2023minha estante
Não conhecia. Já foi pra minha lista!

Bia* 26/12/2023

O livro conta a história de um casal que volta 20 anos depois a Haifa, cidade do norte de Israel, a procura de seu filho que foi deixado lá quando foram expulsos pelo exercito britanico. O reencontro com o filho, a casa, a cidade? é muito triste