Pelos Olhos da Câmera

Pelos Olhos da Câmera Laís Barbosa

Resenhas - Pelos Olhos da Câmera

Gabi Giffoni 02/08/2023

A escrita da autora é maravilhosa! Adorei a forma como a história de desenvolveu, adorei a contrução dos personagens, a importância que eles tiveram na vida de Valentina. A leitura é super fluida e prende a atenção do leitor. Indico demais o livro. Nunca tinha lido um livro com tantas representatividade. A autora acertou em cheio!

Dani Otogalli 06/08/2023

Pensa num livro necessário?
Conhecer Valentina nos faz perceber o quanto palavras podem machucar. Aqui vemos uma história de superação e de descoberta, não só dela como de seus amigos!

Ao longo do livro não vemos situações lindas e sim momentos desconfortáveis que dói sabendo que na realidade acontece desse jeito!

Eu amei poder conferir essa história, a escrita da Laís é uma delícia e fluida. E óbvio um final perfeito para deixar o coração quentinho ?

Josiane.Machado 09/08/2023

Amei demais
Eu amei o livro achei interessante como a autora descreve a gordofobia
A escrita da autora é perfeita,fui surpreendida como a estória evoluiu e como a leitura é leve e gostosa,gostei que cada personagem tem uma importância única na vida de Valentina...eu amei o livro e recomendo

onceuponatime_book 10/08/2023

Resenha do ig @onceuponatime_book
E vamos ter um romance muito lindo, cheio de emoções e com um toque de nostalgia, ambientado na minha Bahia.

Eu adorei o livro do início ao fim, um livro gostoso de ler, com uma protagonista forte em suas fraquezas e inseguranças, um protagonista cadelinha, sonho de consumo das leitoras.

O livro além de ter um romance gostoso de acompanhar, vem tratando sobre paternidade, gordofobia, sobre inseguranças, traumas e medos.

A gente vai acompanhar Valentina, nossa protagonista, que é uma jornalista que está com dificuldade de conseguir um emprego e carrega traumas e inseguranças devido ao tanto de preconceito que sofre por ser uma mulher gorda.

Além de ser ambientado em Salvador, ssa para os íntimos, o livro se passa em 2012, pura saudade dessa época.

Eu só senti falta durante a leitura os 3 jeito baiano de falar, todas as nossas gírias e linguajar próprio.

Eu amei como eu me senti no livro ao conhecer todos os lugares falados no livro.

O livro com toda certeza é muito mais que o romance entre Valentina e Jonathas.

O livro tem uma energia contagiante, uma leitura fluída, uma narrativa envolvente e os personagens são incríveis e bem desenvolvidos.

Leiturando Livros Paula 07/08/2023

Íntimo e perfeito!
Muitas leituras mexem comigo, mas essa mexeu de uma forma diferente, me fez refletir e ver o mais íntimo de uma pessoa.

Ela conta a história de Valentina, uma jovem que já passou por muita coisa. Ela é gordinha e sempre se sentiu insegura, não digna do amor das pessoas, trancada em sua própria mente, sem conseguir expor seus sentimentos.
Seu pai biológico não a reconhece como filha por ela ser assim, quando mais nova na escola sofria Bullying e mesmo hoje ela ainda sofre.
É uma jovem muito inteligente e se viu tendo que se mudar, está desempregada e é acolhida por sua amiga Helena. Em busca de emprego ela acaba abaixando a guarda e vai pedir emprego ao pai (que nunca foi pai) e recebe uma recusa de mão cheia esse encontro é muito triste e fiquei muito mal com isso. Mas ela vai a luta e consegue um emprego na empresa em que ele é dono e lá muitos sentimentos a deixam insegura, pois ela não quer que ele a veja.
Sua amiga sempre deu todo suporte à ela, mas Valentina não consegue se abrir totalmente e isso passa a virar uma barreira entre as duas. (Essa parte partiu meu coração).
Helena é fã de Jonathan, um YouTuber e também o filho de um arquiteto muito rígido que exige comprometimento total do filho, e em um encontro de fãs Valentina recebe um olhar intensooo do Rapaz... Olhaaaa.... e daí muitas e muitas trocas de mensagens...
Mas... Insegura... Valentina que já teve experiências muito ruins em relacionamentos passados e se fechou em sua concha. Não acredita que alguém possa amá-la pelo que és, como és.
O que ele irá fazer quanto a isso? Ele será como os demais? Ele irá batalhar pelo amor dela?

Essa histótia é incrível e recomendo de olhos fechados, Fala Sobre amor próprio, autoconhecimento, Bullying, questões familiares e sociais, entre mundo outros no universo de Pelos Olhos da Câmera.

Cassia 14/09/2023

Top
O livro fala muito de aceitação, sobre aceitar seu corpo, mesmo sendo diferente daquele que a sociedade estabelece para as mulheres.
A história é engraçada, tem momento de tensão, de pegacao e muitas frases de impacto .
Os personagens secundários são meus preferidos, o JonJon é o tipo de homem que eu quero kkkk mas a protagonista é muito chata kkkk confesso que muitas vezes queria entrar no livro e dar um soco nela... mas eu gostei do livro mesmo assim ?

Clara 02/02/2024

Muito gostosinho
O tipo de livro que toca em algumas feridas minhas, mas que também traz um alívio muito gostosinho. Fiquei pensativa em muitos momentos, e feliz em muitos outros.

Adorei como a autora trouxe aspectos nordestinos na história e como detalhou sua escrita, trazendo os sentimentos e os pensamentos das personagens.

Nininha 09/08/2023

Amei
Um livro lindo, envolvente e muito gostoso de ler.
Com personagens bem construídos e intensos.
Com uma pegada reflexiva. Aborda assuntos delicados com muita sensibilidade.
Valentina e Jonathan, um casal totalmente diferente, mas que se completam lindamente.
Ela tem uma insegura por não ser no padrão de beleza, está sem emprego e devendo.
Ele, um Youtuber, que vê o melhor nela, coisa que não ela não enxerga.
Simplesmente amei e recomendo

Sasa 09/08/2023

É muito perfeito, uma leitura fluída e que te faz pensar nos assuntos que são pouco abordados geralmente, eu gostei de tudo nesse livro e me apaixonei muito pelos personagens, entendi e senti cada emoção.

@milharesdelivros 14/08/2023

Pelos olhos da câmera
Valentina é uma garota que acredita que não merece ser amada. Assombrada pela ausência do pai e pelo preconceito contra o seu corpo, ela é uma mulher gorda com preocupações bem maiores que os números na balança.

Desempregada e com parcelas vencidas do financiamento estudantil, ela decide morar com sua melhor amiga, e sua vida se transforma em algo ainda mais inesperado. Ela é levada por sua amiga a um encontro de fãs de um youtuber em ascensão, Jonathan, que enxerga em Valentina uma beleza que ela não vê. Ela embarca em uma jornada conturbada de autoconhecimento e autoaceitação até perceber que, para deixar Jonathan amá-la, primeiro ela terá que amar a si mesma.

Esse foi um livro que me interessou bastante desde a sinopse, os personagens são bem construídos, parece até que os conhecemos de algum lugar.

Eu amei a forma como a Valentina vai se abrindo e se permitindo viver novas descobertas, sem se importar com a opinião dos outros. A ajuda dos amigos foi fundamental para ela nesse momento de aceitação sobre o seu corpo, com eles ela pode perceber que esse processo pode ser bem menos doloroso.

É um livro que nos faz refletir sobre diversos aspectos da nossa vida, assim como a forma que enxergamos não somente a nós mesmos, mas também as outras pessoas. Um livro curtinho, leitura fluida, indico muito para quem procura algo com representatividade para ler.

Tempo de leitura 14/08/2023

? ?E sim, amor cura tudo, se for o próprio.??

Valentina cresceu com o trauma de ser abandonada pelo pai e pelo preconceito contra seu corpo, ela é uma mulher gorda, e por conta de tudo que já passou acredita que não merece ser amada. Quando ela fica desempregada e cheia de parcelas do financiamento estudantil para pagar, a única saída é aceitar morar com sua melhor amiga Helena. Ao acompanhar sua amiga em um encontro de fãs de um YouTuber chamado Jonathan, ela começa a tirar fotos das pessoas que estão ao seu redor e nem percebe que Jonathan não tira os olhos dela.
Os dois compartilham o amor pela fotografia, então eles se aproximam e Jonathan fará de tudo para conquistar Valentina.
Uma nova jornada inicia em sua vida, ela tenta uma vaga de emprego na empresa do pai, e tentará passar despercebida para ele não saber, pois tem certeza que ele não irá aceitar. Em meio à turbulência Valentina enfrentará muitos desafios, ela precisará de ajuda para conseguir se abrir, viver o autoconhecimento e a autoaceitação.
Muitos obstáculos e inseguranças vão surgir e ela vai precisar entender que primeiro ela precisa se amar, para depois deixar Jonathan entrar na sua vida e amá-la. Mas ela não estará sozinha ela tem pessoas incríveis ao seu lado, Helena, Dylan e Jonathan estão sempre prontos para ajudá-la.

Que história linda!
Uma leitura sobre o amor próprio, bullying, amigos, questões sociais e familiares, autoconhecimento, autoaceitação, cicatrizes e saúde mental.
A história é envolvente, fluída, a trama é bem desenvolvida, os personagens são cativantes e reais, e os personagens secundários são tão incríveis quanto os principais.
A leitura nos faz refletir em vários aspectos da vida, de como
enxergamos a nós e ao próximo, o quanto julgamos as pessoas e como somos julgados.
A autora trouxe muitos temas importantes e representatividades, sempre com muito cuidado e carinho.
Indico a leitura para todos que amam o gênero ou para quem quer sair da zona de conforto.

? ?Suas sardas são como as estrelas no céu. Sem elas, a noite fica sem graça??

Gi 15/08/2023

Você já se perguntou qual o seu valor e como você se vê?
Pelos Olhos da Câmera

A história se passa em Salvador, na Bahia no ano de 2012 e em lugares super característicos da cidade. Vamos acompanhar Valentina Lopez, uma mulher ruiva, gorda e que ao longo da vida se viu abandonada por um pai, que mesmo com teste de DNA, se recusa a aceitá-la. Começamos a história com Valentina no fundo do poço, desempregada, sem dinheiro e indo morar com sua melhor amiga Helena. Mas o que a vida vai preparar para ela é algo que nos mostra como momentos ruins podem ser fases e que com a ajuda de pessoas queridas podemos olha-los de outra maneira.

Aqui veremos assuntos como gordofobia, representatividade LGBTQIAPN+, abandono parental, autoimagem, relação de amizade, mudança de carreira, síndrome do impostor e fotografia sendo explorados e mostrados de uma maneira muito fluida, orgânica e arrebatadora. Se você quer uma história que vá ao mesmo tempo aquecer o seu coração e te propor reflexões você acabou de encontrar o livro.

Vale ressaltar que a autora Laís Barbosa no mostra uma mulher que pode sim ser vulnerável e se tornar forte a medida que se conhece e enxerga suas qualidades. A forma como a história está escrita vai fazer com que as páginas se passem muito rapidamente e os assuntos venham de maneira natural, onde cada questão ali proposta fará com que o leitor pense sobre o tema. Você vai amar os personagens e querer acompanhá-los cada vez mais.

Aqui temos uma leitura rápida, profunda, construtiva e nacional. É o tipo de história que serve de base para discussões a todo momento. Realmente uma história sensível.

site: https://www.instagram.com/p/CvtM3IMpojF/

Marcelle.Abreu 27/08/2023

Um livro excelente <3
Valentina não está no melhor momento de sua vida, está desempregada, o banco não para de ligar cobrando as parcelas vencidas do Financiamento estudantil e de quebra está indo morar de favor na casa de Helena, sua amiga, já que não tem mais como pagar o aluguel.
Além de tudo isso, ela já tem que conviver com a ausência do pai que a assombra todos os dias e o preconceito diário contra seu corpo, já que tem gente que acha que sua vida vai se resolver magicamente após ela perder uns quilos.
Depois de tanto ficar enfurnada no apartamento, Helena a arrasta para um encontro do seu youtuber favorito, Jonathan Castiel. Ela vai meio a contra gosto mas acaba tendo uma surpresa lá, Jonathan nota ela no meio daquele mar de gente e enxerga uma beleza em Valentina que ela mesma não ve.
Apaixonados por fotografia, eles acabam se aproximando e se tornando amigos, mas é claro que ele não quer só isso. Valentina de inicio não cede, já que carrega muitos traumas do passado mas Jonathan vai ajuda-la a enxergar o mundo e seu corpo com uma perspectiva diferente.
Ela vai embacar numa jornada de autoaceitação e vai entender que pra amar alguém ela precisa se amar primeiro.
Esse livro tem uma escrita leve e super fluida, é um romance maravilhoso de acompanhar e a gente acaba perdendo a noção do tempo enquanto le.
Lais barbosa consegue ser sutil e ao mesmo tempo muito clara na mensagem que quer passar com essa história. E acompanhar a valentina se reconectando consigo mesma e descobrindo que pode e deve ser amada exatamente do jeitinho que é deixa nosso coração quentinho no final

Miscarriage 12/09/2023

Uma história de encontros
Essa foi uma leitura muito especial pra mim, já que eu não fazia ideia da existência dessa obra de arte até eu e a autora (Laís, maravilhosa) nos encontrarmos na fila da Amazon Kindle na bienal.
Laís e sua mãe me cativaram e ela me apresentou sua história com muita paixão e eu me encantei.
Pelos olhos da câmera é uma comédia romântica bem clichê e com assuntos importantíssimos de um ponto de vista de uma personagem forte, independente, altruísta e humana acima de tudo.
Valentina é dominada pelo medo muitas vezes, e limitada por ele, ela acaba se fechando e duvidando da sua capacidade de se abrir e confiar que pode verdadeiramente ser amada.
Até que Tina entra em um processo de confiança quando conhece um famoso YouTuber e precisa decidir até que ponto o passado vai ter poder de interferir nas suas escolhas futuras.

É um livro que fala sobre traumas, sobre bullying, sobre abandono, sobre confiança e a falta dela. Sobre amizade e o quão importante são pra que possamos passar pelos nossos processos de aceitação e confiança, sabendo que não estamos sós.

A escrita é fluída, leve e sútil, apesar de abordar todos esses temas o livro não pesado e nem denso dentro desses temas.
É uma leitura tranquila, leve e que mostra o caminho para a superação, confiança e amor próprio acima de tudo.

Espero que o mundo conheça Valentina e Jon e todos os outros personagens dessa linda história que se passa em território nacional, na nossa linda Bahia.

Bjuuuu.
Laís / @escritoralaisbarbosa 20/09/2023minha estante
Aí linda, ler seu comentário me deixou muito feliz. Obrigada por feliz e fico feliz que tenha gostado. Se puder avaliar lá na Amazon tbm, eu agradeço ?

Bruna 22/09/2023

INCRIVEL
Tenho o livro físico, comprei na Bienal e conheci a autora pessoalmente. Isso tudo foi uma experiência incrível, mas sobre o livro, vamos lá.

A história de Valentina é muito parecida como a minha e com certeza como a de muitas outras pessoas gordes que tem pelo mundo. Laís conseguiu captar todo a essência, todos os problemas, todos os pensamentos que temos todos os dias sobre nosso corpo, sobre as pessoas a nossa volta, sobre como nos vemos pelos olhos dos outros. E ela também conseguiu mostrar como podemos ter uma visão distorcida de como as pessoas nos veem e que quando alguém nos enxerga de verdade, nos ama como nós somos e nos mostra isso, como pode ser bonito.

Obrigada Lais por um livro incrível. Favoritei com toda certeza e cinco estrelas é pouco.