A Trama da Morte

A Trama da Morte Lucas Santana

Resenhas - A trama da morte

Joao.Victor 04/04/2024

Mais caótico que o muvucão da Bomba
A Trama da Motte é o puro suco do centro do Recife costurado com um enredo de horror tão rico que amarra o leitor no Kindle enquanto entrega plot twists que dão vontade de ler tudo de novo para tentar descobrir aonde o autor te enganou. (E eu jurando que Lucas Santana não ia me enrolar de novo depois de O Parque)

Letty 24/03/2024

Excelente
Uma história extremamente original, gostei muito da história e como as coisas foram se encaixado, algumas consegui prever antes mesmo do final e outras me pegou um pouco de surpresa.

Berenice.Thais 30/12/2023

Boa ideia
Eu gostei da premissa por isso apoiei no catarse. Mais no.fim foi sem pe nem cabeça que me deixou surpresa de tão ruim.

anjú 30/12/2023

Agulhas e frutos podres
Aqui temos uma história intitulada ?a trama da morte? seguida de um conto extra chamado ?fruto podre. li o livro no halloween mas demorei pra escrever a resenha (hihi). na primeira história a narrativa é super bairrista (ambientada em recife/pernambuco) e nos conta a trajetória os conflitos de uma drag queen costureira de almas.

amei os diálogos carregado do sotaque daqui, eu amo ser recifense, amo meu país pernambuco e amei imaginar o centro da cidade com essa ambientação de terror/horror (gosto do Lucas ter resgatado essa temática -só que com um toque lgbt- em uma cidade que traz tantas lendas sobre assombrações, como no livro de gilberto freyre, assombrações do recife velho). lembro de um dia (depois de ler o livro) de estar na rua da aurora tarde da noite simplesmente imaginando todas as cenas que que aconteceram naquele lugar, ótima experiência.

gostei da construção dos personagens e dos plots mas sinto informar que o que ganhou meu coração mesmo foi o conto ?fruto podre?. simplesmente MEU DEUS, que escrita, que história, que poder! virou um dos meus contos favoritos e só ele já vale 5 estrelas. as sensações que a leitura me proporcionou, consegui visualizar e detalhar cada palavra, cada cena na minha mente. com certeza irei ler mais obras do Lucas Santana!!!

90invencao 27/12/2023

Histórias preciosas ?
O Lucas Santana é um escritor especial, contando com maestria histórias muitas vezes esquecidas, eternizando e resgatando causos e memórias.

Tanto em "A Trama da Morte", quanto em "Fruto Podre", eu fui cativada pelos personagens e pela trajetória deles. São pessoas reais, que enxergo em familiares, conhecidos e figuras icônicas das cidades nordestinas (capitais ou não).

Enfim, é lindo ver o jeito que a gente fala, nossos costumes, lendas, presepadas e cidades sendo representadas e redescobertas através da literatura.

Por isso, essas histórias são verdadeiras preciosidades!

Oceano 27/11/2023

Perfeito. Sem erros. Nunca li nada igual.
Os livros estrangeiros que me desculpem, mas não há sensação melhor do que ler algo que se passa em nosso quintal.
A Trama da Morte conta a hostória de Júlio, um costureiro que durante às noites, também é conhecido como a Drag Queen Jandira Pavio-Curto. Mas que, além de costureiro de roupas e drag queen, guarda uma outra ocupação de família: Júlio e todas as mulheres de sua família antes dele eram algo conhecido como costureiras de almas, as responsáveis por mandar os espiritos dos mortos para o além-morte quando eles continuavam aqui.
Só que por algum motivo os mortos não querem mais ficar no seu lugar, e teimam em ir para o lado dos vivos. Agora Júlio tem que costurar eles de volta e exercer a atribuição exercida por suas familiares.
É um conto muito bem escrito, que fala bastante sobre problemas reais cividos por pessoas que são iguais ao Júlio no mundo real, e onde aplica-se muito bem o gênero do realismo fantástico, cada estrofe desse livro poderia estar acontecendo em Recife neste momento na outra esquina.
Meu único porém, é que eu achei a história muito curta para o potencial que ela tem. A Trama da Morte poderia facilmente ter de cinquenta a cem páginas a mais, e ainda continuaria uma história maravilhosa e fechada. Então fica aí a dica para Lucas que, caso um dia ele reedite, faça dessa história algo maior (bem maior. Transforme em um romance).
E é isso. Beijos do Oceano.

filipehondrey 25/11/2023

A trama da morte / Fruto Podre
Ler Lucas Santana é sempre uma delícia. Amo o jeito que ele escreve e as ideias que tem, sempre muito substanciais e queer. A trama da morte é uma delas, mas não me agradou tanto. Achei que ficou meio corrido e, por isso, não consegui entender algumas coisas (talvez eu só seja burro? sim), enquanto outras me parecem vindas do nada só pra história andar. Primeira história do Lucas que não me cativou em nenhum aspecto, mas não deixa de ser uma história que vai encontrar as pessoas certas.

Fruto Podre, por sua vez, foi mais interessante. Foi calma e instigante o tempo inteiro e, até o final, eu me mantive cativado. O problema foi só que esperava respostas e não tive. Numa narrativa tão obscura, não queria terminar sem saber o que de fato vinha acontecendo. Mas um gosto pessoal meu, o dito pelo não dito nem sempre funciona comigo. De qualquer forma, mais uma narrativa incrível de Lucas, ele segue sendo um dos autores que mais gosto de ler.

Duda 21/11/2023

Mistério e tradição
Achei bem bacana, uma história diferente das que estou acostumada a ler. Tem um toque especial de mistério, em muita cultura do nordeste e refletindo bastante sobre a tradição histórica da costura. Além de trazer temas importantes da comunidade LGBTQ+. Algumas partes achei muito tristes e outras bem pesadas, mas sempre tem um toque de humor ácido que deixa tudo mais divertido de levar.

mgmoonlit 03/11/2023

Não dá ponto sem nó
O livro em si já é incrível, o final uma virada bem satisfatória no que estamos acostumados a ler. A vingança pode não ser plena, mas a justiça equilibra o mundo, e nesse caso, retalha os planos.

Apesar disso, foi o conto extra que me deixou embasbacada, me arrepiou dos pés a cabeça. Simplesmente fenomenal, acho que vou ser assombrada pela história da Marina pra sempre, e que bom. Espero ter coragem para também acender meus fósforos e deixar pra trás meus frutos podres.

Lu Fauber 22/10/2023

Uma trama impecável
Desde a primeira página eu sabia que ia ser uma delícia de leitura. A ambientação que o Luke traz nas ruas de recife é muito boa, principalmente com essa mistura presente no livro. Adoro o fato de ele ser um tipo de escritor que faz a gente, como leitor, ter um papel ativo na leitura: se você não reparar nos detalhes, fica comendo mosca.
Foi uma leitura super interessante, envolvente e sensível, amei conhecer esses personagens e também pela mensagem que surge em camadas de ficção e suspense. Tô feliz e grata pela experiência ?

Sabrina 05/10/2023

Simplesmente leiam!
Caras que livro!
Me senti totalmente transportada pra Recife enquanto acompanhava em primeira mão o Julio-Jandira e seu descosedor fazerem história!
A escrita maravilhosa e a história igualmente.
Leiam!

chuwanning 03/09/2023

Um considerável palavrão que o skoob censuraria aqui
Eu sou filho de costureira. neto, sobrinho, bisneto e tataraneto, também. minha família tem uma história com a costura. nunca vou ser um costureiro tão bom quanto a minha mãe, por ex., mas me esforço para saber o básico porque acho um ofício essencial, lindo, antigo e poderoso. o que o Lucas fez aqui foi transformar a ancestralidade da costura em algo mágico, surrealista, intrigante e muito, muito bom. A trama da morte trabalha tão bem seus aspectos técnicos, desde a construção de mundo ao animalesco do mistério, que é impossível não se encantar. fiquei emocionado com a maneira que a avó e a mãe de Júlio, ou Jandira Pavio-curto, ainda estão ali por e para ele, independente de qualquer coisa. me apaixonei por essa história, a identidade regionalista dela, todo o conceito de caos e revolução contra a opressão impresso em meio a doses bem calculadas de fantasia. é incrível. vou levar pra vida.