Outlive

Outlive Peter Attia...

Resenhas - Outlive

Rudibirck 25/04/2024

Passo a passo para ser saudável
O autor provoca de maneira realista, como podemos buscar e alcançar nossa longevidade. Passo a passo na busca de saúde física e mental.

Nathalia569 17/04/2024

A saúde é importante!
Certamente um livro fenomenal! são livros como esse que os que são leigos e não fazem parte da esfera da saúde, meros entusiastas do assunto, que abre nossos olhos para a importância em cuidar da saúde e com base científica!!

Amanda3913 11/04/2024

INCRÍVEL
O livro responde perguntas que me faço há muito tempo, uma preciosidade termos acesso a tanto conteúdo de forma didática. Confesso que a leitura foi muito tranquila pra mim, já que sou da área da saúde. Sou uma pessoa com muito mais conhecimento sobre mim após esse livro, ele foi capaz de mudar a minha prática de exercícios e hábitos que tenho na minha vida. Leitura essencial para quem se preocupa com sua saúde.

Micaela 31/03/2024

Nunca achei que fosse me render à um livro de auto ajuda e que fosse realmente gostar. Comecei a ler e não parei a não ser pra ler trechos marcantes pro meu namorado. Muito bom, super recomendo. Deveríamos falar mais sobre a saúde na escola, na vida.

Carol2375 30/03/2024

Um livro que todo mundo deveria ler
Simplesmente um livro que não é de suspense ou terror se tornou meu livro favorito. ? Não é um livro fácil, tem muitos termos técnicos mas explicados de forma muito clara, trata-se sobre longevidade como o próprio título entrega. Mas não só sobre viver muito, e sim sobre viver muito com qualidade e de forma saudável.
Na minha opinião é um livro que todo mundo deveria ler. ?

Caroline.Ghizoni 19/03/2024

Livro excelente! Vale muito a pena! É um livro que mistura a ciência e a praticidade envolvidos no processo de envelhecimento saudável. Recomendo fortemente!

Cris Oliveira 19/03/2024

Não é um livro fácil para leitura (muito técnico), mas ele mostra os principais problemas de saúde e como fazer para prevenir por meio do exercício físico, alimentação, sono e saúde mental. Vale muito a pena ler, refletir e mudar seus hábitos.

Miki 18/03/2024

Longevidade
Muitas vezes queremos viver muito mas esquecemos da qualidade de se viver, no livro mostra como podemos viver uma vida melhor

kayohanav 02/03/2024

Qualidade do seu tempo de vida! ?
Essa obra é um manifesto inovador para repensarmos sobre o modo ?saúde? a longo prazo.

A obra apresenta os 4 cavaleiros que assolam a população: doenças cardiovasculares, câncer, distúrbios metabólicos (diabetes tipos 2) e doenças neurodegenerativas (Alzheimer).

O autor descreve estratégias para melhorar a nossa saúde física, cognitiva e emocional, e, nos convida a criar um plano de ação individualizado de acordo com o ambiente e a necessidade de cada um, a fim de tomar decisões hoje, antes da manifestação dos primeiros sintomas das doenças do envelhecimento.

Rafael2188 22/02/2024

As pessoas envelhecem quando param de pensar no futuro
Esse é um daqueles livros que consegue ensinar qualquer pessoa a ter hábitos mais saudáveis, tanto na parte física quanto na parte mental. O autor nos motiva o tempo todo a cuidar da saúde antes que um problema apareça no futuro, para isso ele demonstra diversas formas de enfrentar as principais doenças que existem no mundo moderno.
A leitura tem uma série de referências científicas, então é um livro para se ler como se fosse um estudo. Mas ao mesmo tempo é de fácil entendimento, com isso se tornou leve e divertido.
Me identifiquei com as histórias do autor, e passei por alguns problemas muito semelhantes na minha vida, então além de ser um baita livro para ampliar conhecimentos, ele também serve como um auto-ajuda só que baseado em fatos científicos.
Leitura fundamental para todos que querem ter uma vida melhor e mais longa.

Ninive 21/02/2024

O conteúdo do livro é muito bom, porém tem algumas partes muito técnicas. Talvez que não seja muito familiarizado com área da saúde tenha alguma dificuldade. Por ter partes muito técnicas, as vezes a leitura se torna cansativa. Tem boas dicas para saúde/longevidade, mas não é um manual de ?o que fazer?. No geral o livro é bom, mas não indicaria a todo mundo.

Iskaime.Sousa 30/01/2024

Outlive
O livro começa um pouco científico demais e às vezes cansa a leitura, porém há tantas boas informações que a pessoa não quer perder. A parte que fala dos exercícios físicos e seus benefícios e também a parte que fala de saúde mental foram as que mais amei.

LourenAo.Back 20/01/2024

A busca por viver mais não é necessariamente apenas estar mais tempo aqui, tem que haver qualidade de vida.
O autor aborda os 4 cavaleiros, maiores causas de morte em idade avançada, e como podemos retardar ou até mesmo eliminar isso
Com exercícios, boa alimentação, sono de qualidade e saúde mental, somente com tudo equilibrado é possível se viver 100 anos ou mais e com qualidade de vida.

Thaisdv 14/01/2024

Um livro que todo mundo deveria ler
Quando temas relacionados à saúde são abordados, frequentemente as pessoas têm a tendência a buscar alguma “fórmula mágica” para aspectos relacionados à saúde e longevidade. Este livro vem remando contra essa ideia de que existe algo fixo para atingir esses objetivos.
Logo no começo do livro ele faz uma analogia com alguem jogando ovos de cima de um prédio, e ele, com um cesto, tentando apanhar estes ovos, e assim o autor conclui que o foco da medicina hoje não deveria ser em aumentar a capacidade de pegar estes ovos, e sim, impedir que eles sejam jogados. Conforme as pessoas vão envelhecendo, os sintomas dos quatro cavaleiros do apocalipse começam a ficar cada vez mais evidentes, e consequentemente a grande maioria das pessoas têm essas doenças crônicas, e acabam sendo vítimas de suas consequências por décadas. Que são elas: doença cardíaca, câncer, doenças neurodegenerativas ou diabetes tipo 2.
A longevidade apresenta dois componentes, que são: até quando você vive e segundo, o quão bem você vive, que o autor chama de Healthspan, ou seja, o tempo de vida sem debilidades ou doenças. Lembrando dos ovos, o objetivo é retardar ou até mesmo evitar o surgimento dessas doenças ao invés de tentar prolongar a vida com elas. Tendo isso em vista, podemos perceber que a medicina está evoluindo de uma abordagem reativa, para uma abordagem proativa, e nós como pacientes, também precisamos assumir o nosso papel ativo de encarar esses problemas e estar dispostos a mudar nossos hábitos, antes que seja tarde demais.
Sabendo que grande parte da população vai passar seus últimos anos de vida combatendo os quatro cavaleiros, o autor sugere que criemos um planejamento para o nosso processo de envelhecimento, que consiste em chegar em uma idade avançada tendo a as condições física e mental, para que tenhamos qualidade, autonomia e independência até o fim de nossas vidas. O maior fator de risco para apresentar essas doenças é o próprio envelhecimento, e o nosso planejamento deve consistir em criar, durante os anos, uma “reserva” no nosso potencial cognitivo relacionado à velocidade de processamento, memória e função executiva. Segundo, no nosso corpo físico que compreende a força muscular, densidade óssea, resistência, estabilidade e equilíbrio. E por fim a nossa saúde emocional. E para que isso seja possível, as táticas se enquadram em cinco itens, que são: exercícios, nutrição, sono, saúde emocional e moléculas exógenas (medicamentos, hormônios e suplementos).
Ao longo dos anos, o nosso ambiente mudou drasticamente, sendo a oferta de alimentos e os hábitos alimentares, níveis de atividade e a estrutura das relações sociais. Porém nossos genes continuam praticamente iguais.
E o segredo está no medicamento mais poderoso para aumentar a nossa longevidade, os exercícios! 90 minutos de atividade por semana podem reduzir 14% o risco de morte por todas as causas, e dificilmente encontramos medicamentos que sejam capazes de fazer isso. Dentre as diversas aptidões que devemos trabalhar, aqui quero destacar nossa capacidade cardiorrespiratória, ou seja, o VO2 máx, que representa a nossa taxa máxima de utilização de oxigênio. Quando criamos uma “reserva” em nosso condicionamento cardiorrespiratório, estamos depositando essa capacidade na nossa poupança, para que possamos acessá-la conforme vamos envelhecendo. Sabendo que conforme os anos passam, as nossas capacidades vão sendo diminuídas, e tendo consciência que para realizar determinadas tarefas é necessário ter uma aptidão mínima para execução. Para exemplificar, se quando tivermos uma idade mais avançada, queremos continuar fazendo alguma atividade que demande um VO2 máx de 30 ml/kg/min, e sabendo que nosso condicionamento diminui com o passar do tempo, logo concluímos que é necessário começar a treinar o quanto antes para aumentar o nosso VO2, que apesar do passar do tempo, cheguemos a uma idade avançada tendo a disponibilidade de no mínimo 30 ml/kg/min para continuar realizando a tarefa.
Outro tópico importante é a nutrição, ou melhor dizendo, bioquímica nutricional, aplicada com rigor científico, altamente personalizada e orientada pelo feedback, ao invés de ideologias e rótulos. Nesse sentido, não se trata de o que se deve comer, e sim descobrir o que funciona para nosso corpo e objetivos, considerando os hábitos que somos capazes de manter. Com a evolução, hoje temos a disponibilidade de alimentos altamente calóricos e hiperpalatáveis e muitas vezes de calorias de baixa qualidade. Como cada ser humano é único, a melhor estratégia nutricional é combinar entre a restrição calórica, restrição alimentar e a restrição de tempo o que melhor se encaixa para cada indivíduo, para que consiga manter estáveis os parâmetros que possam ser preocupantes para saúde metabólica e consequentemente reduzir o risco de contrair alguma doença, principalmente algum dos cavaleiros.
O SONO É INEGOCIÁVEL! Fundamental para nossa função cognitiva, memória e equilíbrio emocional, além de diminuir drasticamente o risco de desenvolver disfunção metabólica. Sono ruim é um ciclo vicioso, dormir mal aumenta o estresse, que ativa nosso sistema nervoso simpático, o qual age diretamente na reação de luta ou fuga, liberando hormônios glicocorticóides, cortisol, que é o hormônio do estresse. Sendo que este aumenta a pressão arterial, e faz com que a glicose seja liberada no fígado e ao mesmo tempo inibe a captação e utilização de glicose no tecido muscular e adiposo, para garantir que chegue ao cérebro. Manifestando assim a glicose elevada no sangue, devido a resistência à insulina causada pelo estresse, fator de risco para o diabetes tipo 2. Se a evolução nos permitiu passar um terço de nossas vidas dormindo, vulneráveis a qualquer perigo, a seleção natural preservou o sono pois é absolutamente essencial às espécies, ou seja, O SONO É INEGOCIÁVEL!
Por fim e não menos importante, nossa saúde mental, que seus depósitos na poupança da vida, não serão utilizados somente em uma idade avançada, mas sim, ao longo de toda nossa vida. A saúde mental requer esforço constante e diário aliado a saúde física, nutricional e sono de qualidade. E essa é a área mais difícil de se perceber a necessidade de mudar, pois muitas pessoas não sabem identificar os sinais e sintomas de suas condições. Todos nós possuímos uma janela de tolerância ao mal-estar, e cuidar de nossa saúde mental consiste em encontrar atividades que possam manter essa janela o mais aberta possível, como técnicas de meditação, exercícios, sono de qualidade, alimentação, tempo com a família, medicamentos de regulação, conexões sociais, contato com a natureza e atividades que não incentivem o autojulgamento, focando em coisas que possamos controlar. E assim, quero deixar a mesma citação de Paulo Coelho que o autor deixa no fim do livro. “ Talvez a jornada da vida não seja sobre se tornar alguma coisa. Talvez seja sobre deixar de ser tudo aquilo que você não é, para que você possa ser o que sempre foi”.

site: https://comunidade.reservatoriodedopamina.com.br/c/resenha-de-livros/outlive-peter-attia
Bruna.Ceccato 14/01/2024minha estante
Me empresta? ?

Thaisdv 14/01/2024minha estante
Claro ???

Daniele.Sana 10/01/2024

Livro pra vida
Jamais pensei que iria gostar tanto de um livro de não ficção. Todos os clichês sobre saúde física e mental que ouvimos por aí, tais como ?tem que fazer atividade física?, ? tem que se alimentar melhor? etc, são explicados cientificamente e de forma tão eficaz e prática, que nos encoraja a começar um estilo de vida mais saudável hoje mesmo.