Aporofobia

Aporofobia Blandina Franco...

Resenhas - Aporofobia

Leticia.Machado 10/04/2024

Chega a ser assustador o quanto é tocante e impactante um livro tão curto, o texto e as ilustrações nos chocam de tal maneira, não só a repensar nossa postura diante de um problema social, mas também nos levam a questionar a origem do ódio a pessoas que se encontram em uma situação desfavorável em comparação a nossa própria realidade.

luarapadilha 06/03/2024

Que potente! As ilustrações são muito ricas e somadas ao texto ainda mais fortes. É de uma sensibilidade imensa.

Poliana 26/02/2024

Bom livro infantil
Belo livro infantil, bem curtinho e que se vale principalmente de ilustrações, que capturam a essência do que significa essa palavrinha tão triste. Pais e professores certamente precisam incluí-lo na lista de leitura obrigatória com seus filhos, para posterior conversa e discussão.

Dedê 31/01/2024

Intenso e necessário!
Essa obra nos faz provocações essenciais sobre a relação que temos com pessoas em situação de rua!

Através de breves diálogos e ilustrações belíssimas, os autores atingem o objetivo do livro com poucas palavras e de forma intensa, nos causando o sentimento de culpa e de fracasso ao atestar o quão enraizado esse problema está em nossa sociedade e o quão pouco fazemos para o solucionar, muitas vezes reproduzindo as falas e os comportamentos do livro de forma automática sem refletir a respeito.

O incômodo que ele proporciona é imprescindível para ressignificar os nossos pensamentos baseados no senso comum e reorientar as nossas ações para com os moradores de rua. Ele também nos instiga a parar de relativizar as falas e posturas alheias que reforçam essa onda de ódio e invisibilidade.

Acredito que ele é fundamental para iniciar diálogo a respeito na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, antes das crianças internalizarem esses comportamentos e falas. Super recomendo, e inclusive já o adicionei na minha lista de livros paradidáticos desse ano!

mari 10/01/2024

Como pode uma ilustração de traços tão leves causar esse soco no estimado? em um primeiro momento pensei que o livro poderia ter mais aprofundamento, mas depois conclui que é um livro ideal para preparar o terreno para o aprofundamento que surgirá nos diálogos que proporcionará.

Wadlia 09/01/2024

Trazer a explicação do significado da palavra-título já é incrível. As crianças podem conhecer o que é e como se pratica a aporofobia e logo como não praticá-la também!

Érica 05/01/2024

Eu comprei esse livro antes dessa polêmica da CPI do Pe. Julio Lancelotti estourar. Incrível como tem gente que não consegue amar ao próximo e, pior que isso, tem ódio de quem ama.
Importantíssimo ler e conversar sobre as desigualdades do mundo com as crianças.
Vida longa ao Pe Júlio!

Desiree Iasmin 24/10/2023

Livro curto, simples e ao mesmo tempo impactante. É inacreditável como seres humanos soterramento outros com preconceitos e pré-afirmações.
Ótimo livro para se trabalhar com as crianças.

mica 16/09/2023

Minha gente, eu li isso e confesso que mesmo sabendo do tema e do que se trataria, me chocou muito e eu fiquei morrendo de vontade de chorar com as ilustrações e como tudo foi narrado. talvez pq agora eu lide diretamente com crianças tenha me chocado ainda mais. impressionante!!!

Jeni 04/08/2023

Sensível e reflexivo
Este é um livro voltado para o público infantil, mas com um tema que causa bastante reflexão. As ilustrações acompanham o "soco no estômago" que a história dá. Aporofobia é o medo ou aversão às pessoas pobres ou desfavorecidas. É uma forma de discriminação que se baseia na condição econômica das pessoas, em vez de suas características individuais. Essa fobia pode levar a comportamentos preconceituosos e desumanizantes, negando oportunidades e dignidade para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. Te faz sentir vergonha enquanto lê pois, nem que seja em pensamentos, você deve ter reproduzido o que é relatado no livro.