O véu do silêncio

O véu do silêncio Salvatore Cernuzio

Resenhas - O véu do silêncio

Karina252 12/12/2023

Não é um livro qualquer...
Essa leitura é obrigatória para quem vive na Vida Religiosa, mas também para todas as pessoas de boa fé que estão inseridas na Igreja Católica e desejam que o abuso de poder seja algo banido nas relações entre pessoas.
Abuso psicológico e sexual fragmentam a vida de qualquer pessoa, especialmente quando esse abuso envolve a fé e é validado pelos membros de instituições.
Por isso, esse livro se faz necessário! O alerta e a prevenção dessas atitudes destrutivas impede que mais pessoas sejam prejudicadas, além de ser sinal de esperança para aquelas que já se encontram machucadas e desacreditadas.

carolmureb 05/08/2023

Algumas leituras não são por prazer, mas por obrigação. Esta foi uma delas. A leitura deste livro causa desconforto, repugnância e indignação. Aumenta o desejo de conversão e de justiça. A vida consagrada é dom de Deus ao seu povo, mas a forma como o serviço de autoridade vem sendo exercido por tantas Irmãs destrói esse dom. Os abusos citados no livro não são uma novidade, mas são chocantes e fazem pensar. Essa deveria ser uma leitura obrigatória para todas as mulheres consagradas, de todas as congregações. Mas também deveria ser uma leitura obrigatória de padres e bispos que desejam dignidade e felicidade para todos. Uma das coisas que mais me chamou a atenção: em todos os testemunhos há amor pela vida consagrada, lamento por não ter tido o direito de vivê-la tal como ela deve ser. Além dos testemunhos, o livro tem bons textos para ajudar a interpretar e refletir. Uma de suas limitações: os casos são todos europeus. É a primeira publicação que conheço que fala sobre os abusos na vida religiosa feminina. Talvez precisemos de outros. Acima de tudo, precisamos do Evangelho, de coragem e transparência para mudar nossas estruturas de governo e de uma mentalidade que respeite a pessoa e não a use. Leitura triste e necessária. É preciso amar a vida consagrada para permanecer nela e trabalhar para que seja, de fato, evangélica e evangelizadora.