What You Are Looking For Is in the Library (eBook)

What You Are Looking For Is in the Library (eBook) Michiko Aoyama

Resenhas - A biblioteca dos sonhos secretos

Thamyres 19/06/2024

Motivador
Essa leitura foi diferente das que estou habituada, geralmente leio livros onde vou me aprofundando cada vez mais nas histórias, mas neste... Foram vários personagens isolados, e que mesmo em poucas páginas pude sentir a essência de cada um e o que mexia com eles. E mesmo separados, estavam unidos por um mesmo local, e eu amei quando surgiam em outras histórias.

O que mais achei interessante foi o quanto cada um deles me tocou mesmo em capítulos curtos, e com grande riqueza de detalhes sobre eles que me fez ter intimidade rapidinho kk. Mesmo querendo saber mais sobre cada um, entendo que devia encerrar quando mudassem de alguma forma.

Intitulei como motivador porque me inspirou muito a continuar lendo. Mano, eles iam na biblioteca buscar livros que os ajudassem, paravam para ler em casa, e eu amei isso. Sinto falta do tempo que conseguia fazer tudo isso, hoje meu tempo é limitado e só tenho lido romances para relaxar a mente. Me sinto motivada a pegar algum livros nas minhas próximas férias para desenvolvimento pessoal e, principalmente, para ver o que posso extrair deles!

Thamirys.Melo 19/06/2024

Que livro fantástico!

Estou encantada com os cenários, as histórias de cada personagem e os aprendizados colhidos pelas diferentes perspectivas.

Jo Stein 18/06/2024

A Biblioteca dos Sonhos Secretos é livro com 5 histórias paralelas que se entrelaçam de forma sutil, cada uma destacando as jornadas individuais de pessoas em momentos cruciais de suas vidas. Desde a frustração no trabalho até a busca por oportunidades e a vontade de recomeçar. Os personagens são confrontados com desafios do cotidiano que acabam ressoando em nós, em algum ponto de nossas vidas que também precisa de atenção.

Seguindo duas das cinco leis da biblioteconomia de Ranganathan (A cada leitor o seu livro e para cada livro o seu leitor), a Sra. Komachi, aproveita a necessidade de seus usuários para fazer uma recomendação extra incomum, acrescentando um título inesperado. É através dessas recomendações incomuns que vemos o poder transformador da literatura. Cada livro escolhido se torna um agente de mudança, abrindo novos horizontes e possibilitando uma visão renovada da vida e de suas possibilidades.

Em meio a essa narrativa envolvente, Aoyama nos lembra que as mudanças mais significativas muitas vezes não são aquelas grandiosas e drásticas, mas sim as que nos fazem enxergar o mundo de uma forma totalmente nova e nos convida a refletir sobre nossas próprias jornadas e o que realmente estamos buscando.

Pilardelatorre 18/06/2024

Esperava muito mais do livro!
Realmente tem histórias bonitas que refletem muitos dos nossos problemas durante a vida, mas tem soluções muito fáceis que chegam até a ser bobas.
Leitura bem fluída com umas partes interessantes que nos fazem refletir, mas achei bem infantilizado e bem no estilo autoajuda.

Lais123 17/06/2024

Que livro perfeito!! Todas as histórias muito lindas e inspiradoras, os personagens sendo interligados, tudo tudo perfeito

Lilian 17/06/2024

O que você procura?
O que você procura?

É com essa pergunta impactante que a bibliotecária Komachi inicia seus diálogos com quem procura por livros na biblioteca pública.

Essa pergunta, aberta, faz todos os personagens retratados na história buscarem uma resposta muito mais intensa que apenas referente ao livro que buscam, os faz refletir sobre a vida que tem e a que gostariam de construir.

Todos nós escolhemos e, com isso, deixamos outras opções de lado, mas é importante parar e pensar se há coisas que gostaríamos de incluir ou trazer de volta.

Um belo livro para pensar como cada um de nós enxerga as coisas de acordo com a história que construímos até aqui.

E, eventualmente, é importante nos fazermos questionamentos para verificar se estamos mesmo nos aproximando da vida que queremos construir.

???

Heloiza90 17/06/2024

Sobre crenças limitantes
Eu amei esse livro, a autora conseguiu abordar tantas situações comuns da vida, tantas dúvidas e problemas que passamos no decorrer da vida..

Achei genial o livro e melhor usou um tema que eu amo, os livros!

Eu favoritei e indico muito, é um livro profundo e simples ao mesmo tempo, assim como nossa existência como ser humano. Nota 1000

Yas 17/06/2024

Não consegui me conectar
O livro não é mal escrito nem nada, mas achei ele muito monótono a maior parte do tempo.

Já estou um pouco familiarizada com esse tipo de estilo de livro de "literatura de cura", mas realmente ele nao conversou comigo. Foi bom para passar o tempo por ser uma leitura facil, rapida e simples, mas infelizmente para mim ele nao rolou, entretanto, se eu tivesse que escolher um ponto alto do livro seria o capítulo muito bom narrado pela editora da revista, achei interessante abordarem a maternidade e trabalho ainda mais por se passar em uma sociedade japonesa e trazer um olhar de uma mãe que apesar de amar a filha está esgotada e frustrada.

Maripapps 17/06/2024

Confesso que esperava mais do livro!

Achei bem tranquilo de ler, mas não me prendeu de primeira, terminei por insistência.

Não sei se gostei da forma que foi escrito, achei por vezes meio ?bobo?, tudo resolvido muito fácil, não sei. Mas gostei das histórias se interligarem, achei super legal no final inclusive o dono do antiquário!

Enfim, legal, mas nada demais!

Stephanie.Lombardi 16/06/2024

Não imaginava que a leitura seria leve e tão reflexiva. Me fez perceber uma cultura que eu não tinha conhecimento.

Carla.Vaccaro 16/06/2024

Não achei uma leitura tão fácil, não prendeu minha atenção completamente. Talvez pela minha falta de similaridade com a cultura japonesa. Mas a mensagem principal do livro é incrível, como um livro pode mudar a visão e a vida de uma pessoa, isso de fato é fantástico!

? O que você acha insuficiente ou excessivo pode se tornar o oposto quando o ambiente muda?

JAlia 16/06/2024

Confort book
Achei muito interessante esse livro. Bem leve e vai abordando a história de diferentes personagens. Achei umas partes repetitivas, mas entendo que era necessário para construir o primeiro momento dos personagens, mas no geral foi muito bom.

gaibsa 16/06/2024

Quentinho no coração
Terminei a leitura com um quentinho no coração. as histórias abordam de maneira profunda e sensível as situações da vida que vão além do aspecto profissional. independentemente da idade e experiência, é reconfortante perceber que a vida abrange muito mais do que apenas o trabalho. existem tantas coisas mais importantes e significativas. refletindo sobre o tema, gostei muito do livro!

DêlaMartins 15/06/2024

Esse livro estava há um tempo na minha lista e por causa de um grupo de leitura recém-criado no meu bairro, passou na frente de outros. Estava com dificuldade para escrever sobre essa leitura e, depois da 1ª reunião do grupo, entendi o que aconteceu: não é minha "cara", embora tenha gostado. É o que chamo de "comfort book", com 5 histórias que seguem a mesma "fórmula" bonitinha e agradável, com começo, meio e fim: a pessoa com um problema / frustração (que sempre tem relação com trabalho) chega de alguma forma a um centro comunitário que, dentre diferentes atividades, oferece uma biblioteca. A bibliotecária que ali atende sempre faz a mesma pergunta (o que você procura?) e a pessoa acaba se abrindo um pouco. Diante disso, ela indica alguns livros e um deles sempre foge completamente do tema solicitado. Além das indicações, ela também oferece um brinde: um pequeno objeto de lã feito por ela (feltragem) que parece não ter nenhuma relação com a pessoa. A partir dali e da leitura do livro estranho oferecido, todos passam por mudanças de comportamento e passam a enxergar o que antes nem viam. São 5 casos: uma garota de 21 anos que trabalha numa loja de roupas, um contador de 35 anos que gostaria de ter um antiquário, uma mulher de 40 anos que depois de ser mãe é rebaixada de cargo, um desempregado de 30 anos que vive com a mãe, um recém-aposentado de 65 anos que não sabe o que fazer. São pessoas que estão perdidas, sem propósito. As histórias têm uma pequena ligação entre si, sempre conectada à leitura ou à abertura que ela proporciona.

Gostei do livro, mas agradeço que são só 5 histórias porque a condução (fórmula) é bastante óbvia. A conclusão, pra mim, é bem simples: vulnerabilidade também pode ser vista como oportunidade e, qualquer um pode mudar se estiver aberto para isso. E, livros podem ser condutores do processo de mudança.