As sereias de Narciso

As sereias de Narciso Emilia Maria Eder Kirchner

Resenhas - As sereias de Narciso

Pudim.Frango 07/01/2023

As Sereias de Narciso
"Os seres da água e os reinos humanos sempre estiveram em confronto, e assim continuaria sendo. Porém, existe um fato com o qual os humanos não contavam. Algumas das criaturas das águas, inexplicavelmente, nasceram com pernas, o que as possibilitaria se passar por humanas, tranquilamente.
Aquária, a rainha das águas, envia uma dessas sereias para o reino da Escarpa de Narciso, com uma missão: descobrir uma forma de derrotá-los. Caterine, uma dessas sereias nascidas com pernas, esta receosa a princípio, com seu primeiro contato com o mundo humano, ainda mais com o forte ódio a sereias que percorre no vilarejo, ódio esse, que é recíproco por sua parte, ao menos até ela se encontrar com um humano peculiar, AIdan, o sobrinho do rei, que possui um único medo: o mar"
aiai, que pena, mas vamos lá: comprei esse livro de uma autora pequena, aqui da minha cidade, era o primeiro dela. Baratinho, com um marketing incrível, mas tava bom demais para ser verdade.
Só para começar, a história é bem esquisita. Nas primeiras 150 páginas, parece que eu li a mesma coisa, sem nenhuma mudança, e as poucas coisas diferentes eram totalmente irrelevantes pra história, e quando eu digo irrelevante, é irrelevante mesmo. Na segunda metade do livro, pelo menos, a leitura ficou um pouco menos atravancada, mas mesmo assim, parecia desconexa e sem sentido na maior parte do tempo. E sobre a escrita, não que seja ruim, mas é muito floreada e sem gosto, não conseguiu me transmitir nenhum sentimento/emoção. Além disso, o livro é panfletado com elementos da mitologia grega, que foi citada uma vez na história toda, e não teve impacto indireto, muito menos direto pra narrativa.
E sobre os personagens, aqui que muita coisa se perdeu. A maioria dos personagens apresentados no começo do livro só foram ter uma mínima relevância nas últimas 50 páginas, e olhe lá. Todos eles são extremamente sem graça, sem personalidade nenhuma, não consegui me afeiçoar por qualquer um deles. E por sinal, pra que dar nomes gringos?? o livro é brasileiro poxa, só serviu pra dificultar na hora de ler e perder ainda mais o interesse.
Outra coisa que não me agradou nem um pouco foi a descrição de espaço. Totalmente confuso, em alguns momentos pareciam uma coisa, em outra, outra. A principal evidência é que, no começo do livro, dizem que o palácio é muito perto do mar, no ponto das crianças sairem correndo e chegarem em 5 minutos, mas a protagonista demorou um dia de viagem de carroça (???), e na hora de fugir, demoraram menos tempo ainda. Vai entender. As vilas também ficaram confusas, em alguns momentos deu de se entender que era uma coisa só, em outros que eram separadas, em outros que eram coisas completamente diferentes.
E pra finalizar com chave de ouro, o romance desse livro pode se resumir em: "que 🤬 #$%!& é essa?" Não faz NENHUM sentido, é mal escrito, mal desenvolvido, acontece correndo, e não deixa transparecer nada ao longo do livro, a não ser pela sinopse (que dá a mínima impressão que o livro vai ser bom).
Não digo que foi uma decepção, porque já não estava esperando muito, mas que é uma obra horrível, infelizmente é (se estiver lendo isso emília, sinto muito, pelo menos você é simpática)