Entre os Morros de Mandioquinha

Entre os Morros de Mandioquinha Narú Narizinho

Resenhas - Entre os Morros de Mandioquinha

pussyuyu 12/10/2023

Gostei
Apesar de curto dá pra aproveitar bastante coisa desse livro, oq eu achei bem legal. Ele tem uns plots twists bem elaborados oq gostei muito (diga la, senhor darwin) só não gostei muito do final, e acho que se o romance tivesse um pouquinho mais de foco a história teria ficado mais legal. curti a ideia da cicera e da charlie, mas e quanto a rob? Ficou meio vago o final... Mas no geral, é um livro bom!

annikav.a 07/10/2023

Sou ficção
AAAAAAAAAAAAAA. Sinceramente, nem sei por onde começar com esse livro. Confesso que coringuei algumas vezes, não só no processo da leitura, como também organizando a resenha (a sinopse já tá aí, vou trazer minhas impressões)
Por mais que haja muitos assuntos abordados em relativamente poucas páginas- envelhecimento, doenças neurodegenerativas, agência individual, sistemas de opressão, LGBTQIAP+ fobia - especialmente lesbofobia e transfobia- e racismo (externos e internalizados), neurodivergência, colonialidade, identidade aspec (mesmo que não nominadas), mercado editorial, morte e questões ontológicas bem complicadas- não senti que a narrativa se perdeu ou que os assuntos não foram bem construídos. Ao contrário, eu me ENCANTEI pela mensagem firme de autodeterminação complementada pelas infinitas possibilidades em aberto de simplesmente SER no mundo. A narrativa é agoniante, claustrofóbica em sua metalinguagem. Pra mim, o pulo do gato foi ir um passo além da clássica narração não-confiável; a narração é opressora enquanto força onipresente, mas ao mesmo tempo é apenas humana, tem seus motivos próprios e evolui, mas oprime como resultado de um processo maior. Inception infinito. Para além do conteúdo, a forma do livro tbm não se encaixa em gêneros ou estilos- é um thriller? Sci-Fi? Slice of life? YA? Fluxo de consciência? Sim e não!
Há pequenos acenos, sinais de que a própria história está sendo reescrita e pensada no meio da "fala" desde o começo, o que achei incrível. Fiquei com algumas dúvidas, a maior provavelmente relacionada ao esquecimento da mãe ser de um tipo diferente do esquecimento provocado intencionalmente pela autora na Sombra e na Charlie. Preciso reler e pensar mais sobre. Aliás, tenho a hipótese de que ambos os pais da Charlie são trans. Só a releitura dirá! Ou não.
Beckerath 07/10/2023minha estante
MEU DEUS QUE RESENHA BOA!!!! Me convenceu super, já vou botar na minha lista de presentes ???

Só tem ebook amg??

annikav.a 07/10/2023minha estante
Que bom que gostou da resenha! Fico mto feliz que por causa dela agora o livro faça parte da sua lista :)) então, tem a versão física disponível sim mas como é independente é meio carinho (40 reais + frete), disponível no linktree do perfil da autora no Twitter https://twitter.com/naobinaru

Beckerath 07/10/2023minha estante
Muito obgg, vou pedir de aniversário

lucw 06/10/2023

É um dos melhores livros que eu ja li na minha vida. Em resumo livro gira em torno da Charlie, que descobre que está um um livro. A autora do livro de Charlie, quer que ela faça coisas que a Charlie não quer, tornando sua vida complicada.
Me prendi do início ao fim, a leitura é MUITO gostosa, amei cada trecho desse livro.
Com certeza ele vai estar na minha lista de livros favoritos do ano??