O fabricante de lágrimas

O fabricante de lágrimas Erin Doom

Resenhas - O fabricante de lágrimas

Liallo06 11/05/2024

Fod4-se o filme, livro sempre será superior
Sem palavras para descrever esse livro. Do início ao fim sempre mostrando os verdadeiros sentimentos que possuímos e sempre nos lembrando que isso nos faz quem somos. Desde o medo de Rigel envolvendo sentimentos mas mesmo assim estar aberto a isso por ela e a Nica por sempre ficar se martirizando pra "ser boa" e como também passamos por isso, tudo porque alguém nos instruiu a ser assim.

A escrita do livro, o jeito que ele sempre descreve os sentimentos eh incrível, esse livro não eh nem 1% daquela bosta de filme. Foi meu vicio e agora está favoritado w na minha estante ?

Se alguém estiver em dúvidas sobre esse livro, apenas lêem, vale a pena.

avicka 28/04/2024

Não comparem com o filme, por favor.
Ainda não vi o filme, mas com todos dizendo que é uma bomba gratuita, fui ler o livro pensando ser o mesmo, mas não foi o caso.
Fui muito surpreendida: a escrita de Erin Doom é maravilhosamente leve/suave, super gostosa de ser lida, cada página sendo um conforto fofo feito uma nuvem.
O que me incomodava bastante, porém, era o casal, pois o achava tóxico demais, mais um enemies to lovers preocupante como tantos outros, contudo, ao decorrer da história (mesmo ainda achando que o desenvolvimento do casal poderia ter sido melhor, assim como a construção dele no início, com o Rigel a tratando mal a infância toda), passei a gostar mais do casal e compreender os lados dos personagens. Principalmente, gostei muito do aprofundamento mental do Rigel e da Nica; pessoas com problemas mentais e/ou cheias de traumas são muito complexos e difíceis de seres descritos, mas a autora conseguiu muito bem apresentar o estado mental deles, de forma real, não superficial, e eles não terem se "recuperado" no final do livro, terem se apaixonado por seus demônios, é lindo e humano.
Mas tenho que reclamar que diversas partes são MT dramáticas e repetitivas, e, embora tenha achado a história boa, julguei o número de páginas desnecessário, cansei da leitura várias vezes, ela poderia ser reduzida a bem menos páginas, sem tirar a essência da história.
Agora, com o espírito inteiramente irônico, irei ver o filme.

brycewlian 01/04/2024

Será que eu n tenho senso crítico?
Iniciei essa leitura para poder julgar a adaptação da Netflix. No começo, eu vi algumas pessoas tacando o pau na obra, então achei que eu não iria gostar, mas gostei bastante. O começo pode ser bem chato, pois a autora descreve um adolescente de 17 anos como se fosse o próprio diabo, e sem falar que a protagonista não parece ter muito amor próprio e tem síndrome de branca de neve, que fala com os animais parecendo que usufrui das benesses que a natureza proporciona. Enfim, de resto, eu gostei. Foi uma leitura boa e que fluiu de uma maneira ótima. Adorei a escrita.

?Para mim, você tem olhos do fabricante de lágrimas
e sempre terá.? ??

A.Maia 08/04/2024

O Fabricante de Lágrimas
Nica vive em um orfanato, desejando muito ser adotada e encontrar um lar. Aos seus 17 anos, um casal a adota junto de Rigel, um rapaz que mantém distância da jovem. Os primeiros dias do processo de adoção são marcados pela gentileza do casal adotivo, especialmente de Anna, se revelando muito amorosa. Entretanto, o enredo não é tão fluido, devido aos detalhes das cenas e incertezas de Nica.

Há um quê de carga emocional e pitadas de drama, a narrativa não foca unicamente no romance. Nica e Rigel enfrentam batalhas internas as quais precisam ser superadas para avançarem em suas vidas, enquanto lidam com sentimentos crescentes um pelo outro. O livro traz diversas problemáticas que poderiam ter sido melhor desenvolvidas, onde os personagens já enfrentaram situações bem difíceis, principalmente Nica, que compartilha cenas sensíveis que podem gerar algum gatilho ao leitor.

Um constante suspense permanece nas páginas e tudo parece que irá dar errado a qualquer momento, gerando tanto desconforto quanto interesse. No entanto, algo no último capítulo, me fez rever a história e não conseguir gostar tanto, pois há uma questão desnecessária que poderia facilmente ter abalado tudo o que foi construído, ficou muito no limiar de tudo desmoronar, com confiança bem abalada.

A narrativa alterna entre a primeira pessoa, com Nica como narradora, e a terceira pessoa quando focaliza Rigel. Embora a leitura não fique confusa, uma abordagem totalmente em primeira pessoa poderia proporcionar uma melhor experiência, na minha opinião. O filme lançado pela Netflix possui passagens corridas e as questões parecem ficar em aberto, além de cenas que poderiam ter sido mais trabalhadas para transmitir um real sentimento.

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Sarinhah1 11/04/2024

Eu amei ler esse livro não sei explicar tudo que eu senti lendo foram tantas emoções tive raiva algumas vezes, me debulhei em lágrimas em outros momentos, fiquei feliz e me apaixonei pelo Rigel hahaha

O desenvolvimento dos personagens é ótimo foi bom conhecer um pouquinho de cada um e conhecer melhor a história de cada um. Amei as personagens Billie e miki

Não costumo ler livros com esse gênero mas a escrita dessa autora me prendeu do começo ao fim e agora estou obcecada por este livro eu só falo dele 24h horas por dia e queria muito que tivesse mais livros dos outros personagens

Recomendo muito pra quem tem dúvida algumas partes são meio bleh e a as vezes a protagonista tira vc do sério mas no contexto geral o livro é ótimo!!!!!

Stephanny.Manini 08/04/2024

Todo fim é o início de algo excepcional
Amei e chorei nesse livro de um jeito que mexeu muito comigo, não esperava o que essa história me proporcionou, simplesmente maravilhoso..

Lais.Gomes 18/02/2024

Apaixonante
Uma escrita poética, e extremamente envolvente! Gostei demais da história deles. E amei o epílogo! Também ficaria furiosa com a revelação do Peter, e com terra meio deixaria barato como ela levou. Mas, nem isso me deixou menos apaixonada pela história.

Alyne :) 31/03/2024

Me surpreendeu ???
O fabricante de lágrimas é um romance levezinho, mas ao mesmo tempo intrigante, que nos prende. Vi muita gente falando ele sobre como sendo um dark, mas não achei não.
Amei os personagens principais e o quanto são opostos, a Nica é uma menina doce, meiga e sempre vê o melhor da vida (apesar de tudo que já passou) e o Rigel é um menino totalmente introvertido, fechado e bastante impulsivo em seus momentos e cada um nos ensina muitas coisas ao decorrer da leitura. Os personagens secundários são maravilhosos também, como a Anna que me apaguei muito a ela nesse livro.
Enfim, vale muito a pena leitura e já estou ansiosa pelo filme que estreia agora dia 04.04 ?
Alyne :) 04/04/2024minha estante
Só pra deixar registrado que assisti o filme hoje e é uma BOSTA, nada a ver com o livro. Totalmente distorcido ??????

Taismara3 05/05/2024

Sem ofensas
Gente sério, não entendi muito bem o sucesso encima desse livro, achei super cansativo e quando vi o filme então misericórdia. Nunca sou de falar mal dos livros até acho que meu gosto é ruim pq sempre acho tudo bom, mas esse infelizmente não desceu

Talita346 08/05/2024

O fabricante de lágrimas
História é legal,mas achei muito cansativo de ler.
Gostei da vibe q o livro passa mas não leria de novo e achei realmente cansativo

karameloo 11/04/2024

ME DEVOLVA BILLIE E MIKI AGORA SUA PIRANHAAAAAAAA
Como quase todo mundo peguei esse livro para ler antes de ver o filme, tem uma semana que o filme lançou e não consigo terminar essa bomba!

O livro começa muito bem, mas NA MINHA OPINIÃO se perde com a quantidade absurda de cenas desnecessárias e detalhes aleatórios se esse livro tivesse 500 páginas ainda seria muito, a história é super basiquinha e clichê (?)
Acho que justamente esse "remoemento" que estragou minha experiência pq ate a cena da febre (eu tava superrrr envolvida)
E minha crítica principal é ao fato dela nao ter juntado billie e miki (eu sei que nem todo mundo é gay) mas você não pode dar esperanças a uma gay e depois destruir elas com um fuzil ISSO É PECADO!!!! cara, ja sofremos demais...

Dito isso parei no cap 38 pq não conseguia mais ler :)

blubee 06/04/2024

Epílogo fofinho
Nica e Rigel têm personalidades muito interessantes. É muito fácil se conectar aos personagens. Desenvolvimento muito bom, me prendeu bastante. Não gostei muito daqueles mini plots q surgiram no final do livro. Me assustei super. O epílogo foi o auge da fofurice.

gesiecallis 29/03/2024

Eu começei a ler esse livro pelo filme que vai sair, mas o livro foi incrível. Nunca imaginei que um livro iria expandir tanto sentimento em simplesmente 560 páginas. To chegando a pensar até que o livro é o meu próprio Fabricante de Lagrimas. Vou falar que eu não tava botando muita fé nesse livro, achei que era algo mais voltado pra lendas e tals, MAS SIMPLESMENTE FOI PERFEITO!!!!

Maria 30/03/2024

O Fabricante de Lágrimas
(Não contém spoilers)

Fazia cerca de 4 anos que eu não chorava por um livro. Este livro conseguiu desencadear uma empatia que eu nunca pensei em ter por nenhum personagem, situação ou livro. Eu me apaixonei pela maioria dos personagens, odiei alguns e fiquei feliz no final.

E sobre a Nica... meu Deus, não tenho palavras para descrever o quão apaixonante essa protagonista é. O jeito que a autora conseguiu botar em palavras o que Nica sentia e o porquê ela fazia, é o maior diferencial do livro. Eu acredito que a maioria dos leitores deste livro, gostariam de ter o mínimo de coragem e paixão que esta garota têm, mesmo passando por tudo que ela passou. E na minha opinião, ela é uma inspiração de bondade e de que, sim, podemos aprender com os nossos erros e seguir em frente, sabendo que a cada dia que passa, tentamos ser uma pessoa melhor.

Sobre Rigel, ele tentou. Ah, se ele tentou. Tentou fazer com que Nica odiasse cada célula do corpo dele, mas adivinha? Isso fez foi com que tanto eu quanto Nica nos apaixonassemos por ele, e pelo o quão profundo ele é e mesmo que complexo, uma boa pessoa. Durante o livro, Erin Doom "cortava" algumas cenas para uma narração oniciente, como se fosse um ponto de vista do Rigel. Se eu me acabei de chorar por uma narração que nem era o Rigel pensando, imagina se a autora colocasse um "pov" dele... Eu ia desabar. Mesmo com tudo, Nica conseguia ver além do que ele mostrava pra ela e conseguiu interpretá-lo como ninguém jamais faria. E isso, é lindo e perfeito para a construção de ambos os personagens.

Sobre o restante dos perfeitos, maravilhosos e incríveis personagens ? Anna, Mika, Billie, Adeline, Ásia e Sr. Milligan ?, eles tem uma construção muito boa com a protagonista. Alguns nesta lista tiveram uma construção lenta com Nica, mas pode ter certeza que no final essa construção virou um "Empire State Building"

Este livro ficou e vai ficar marcado no meu coração para sempre. Ele me tocou de uma maneira que quase nenhum livro conseguiu, e não vou parar de falar, pensar e indicar ele.

Para aqueles que vão ler, recomendo escutar "I love you" da Billie Eilish, quando estiver entre os 70-80% do livro. E sim, vai doer e fazer sentido. Boa leitura.

Cafwap 25/04/2024

Eu amei o livro... A intensidade que os personagens passam é perfeito, é intenso, sedutor e delicioso ver como a química deles é perfeita.

Apesar de ter amado, não é um livro que eu colocaria na lista de favoritos, parece meio hipócrita dizer isso, depois de ter falado que amei, mais acho que quando chegou em certo nível, a leitura ficou meio cansativa, mas não foi por muito tempo, só alguns capítulos.

Mas isso não fez com que o final fosse ruim, ou que a história não valesse a pena ser lida, apenas uma opinião que talvez outros pensem diferente.

Tudo foi muito bem estruturado, muito mais que no filme, que deixou bem a desejar em certas partes, pois acho que poderia ter sido dez vezes melhor.

Para finalizar, achei o livro ótimo, daqueles que fazem você ir à loucura por Rigel, que faz você querer não soltar ate descobrir tudo, então sim, foi uma ótima experiência ler.