Um farol no fim do mundo

Um farol no fim do mundo Juliana Giacobelli

Resenhas - Um farol no fim do mundo

thalita batista 09/05/2024

"Para um lobisomem, Hugo Watanabe,até que vc é um bom homem"
Eu não consigo processar o tanto de sentimentos que esse livro causou em mim. O conforto que ele me trouxe, e ao terminar ele foi como receber um abraço de um grande amigo que você sabe que vai amar pra sempre.

Hugo é um amaldiçoado, um lobisomem, e odeia isso mais do que tudo. Ele odeia ser assim, odeia ter que se transformar e odeia todos os olhares tortos e corridinhas que as pessoas dão sempre que ele está por perto. Até que chega o dia em que ele recebe o trabalho de ir até uma vilazinha no meio do nada e  fazer uns relatórios dos moradores de lá. Nem eu e muito menos o Hugo imaginariamos o impacto que esse trabalho teria em sua vida.

"Talvez ser amaldiçoado não seja tão ruim assim. Não se eu estiver com pessoas que me aceitam do jeito que eu sou, que não têm medo de mim, que me enxergam como uma pessoa. Como eles."

Ao chegar em Porto Celeste, Hugo se depara com um grupo de pessoas únicas que de início não estão tão abertos para novos visitantes, principalmente para alguém da CIMaNQ. É gratificante ver como as relações de Hugo com os habitantes da vila vão mudando conforme as semanas vão passando e eles vão se conhecendo mais e entendendo mais uns aos outros.

Eu criei um carinho enorme por todos os personagens, principalmente pelo seu Inácio. Um senhorzinho rabugento e apaixonado por flores que me fez chorar com sua história em diversos momentos. Cada um desses personagens encheu meu peito de carinho como se eu também fizesse parte desse grupo, dessa família. Eu acho tão engraçado como livros e histórias Found Family fazem isso comigo, como se eu pertencesse àquelas pessoas, como se eu as conhecesse por uma vida inteira e vivesse junto com eles. É por isso que eu amo tanto essas histórias.

"O que importa, na verdade, é o que todos vocês construíram aqui. São as pessoas. Porque casa é isso. É onde a gente pode ser a gente mesmo, com as pessoas que a gente ama. É onde a gente pode ser feliz."

O desenvolvimento do próprio Hugo foi um dos meus pontos favoritos na narrativa. Ele vai conhecendo mais sobre as pessoas daquela vila ao mesmo tempo em que ele aprende mais sobre si mesmo e começa a entender que ser amaldiçoado não é um problema, não é algo que ele tenha que esconder ou sentir raiva de si mesmo por ser. Ele não está quebrado, ninguém está quebrado por ser quem é.

"Ninguém em Porto Celeste está quebrado, eu escrevi. Eu também não."

Uma pecinha muito bonita nessa história foi o relacionamento do Hugo e do Nel. O que começou com um jogo de stop durante uma ligação de madrugada para acalmar o outro em uma noite de tempestades e trovões, virou um relacionamento tão bonito, tão especial que me faz sorrir só de mencionar eles aqui. Nel era alguém mais recluso que não se abria muito e meio desconfiado do mundo. A presença de Hugo em sua vida foi como um arco íris depois de uma tempestade, assim como Nel ensinou muitas coisas a Hugo, Hugo fez o mesmo por ele, o que torna esse relacionamento tão lindo e especial.

Num todo esse livro me deixou tão feliz, ler essa história me causou tantos sentimentos bons que não consigo colocar tudo aqui. A Ju tem uma forma tão única de expressar as palavras, como se ela fizesse magia com elas. Eu amei demais Um Farol no Fim do Mundo e espero que muitas pessoas apreciem e gostem dessa história tanto quanto eu gostei.

"O que importa é que pela primeira vez na minha vida eu tenho a sensação de que achei um lugar para mim, um lugar ao qual eu quero pertencer de verdade."

teles15 02/03/2024

PERFEITO
AAAAA um dos melhores livros que já li com toda certeza, fazia tempo que não lia algo no nicho de fantasia e nada melhor que um romancezinho tão bom pra tirar essa ressaca!!! de verdade, vou dormir com o coração quentinho demais.
Nel e Watanabe são INCRÍVEIS

Cami.BriAo 23/01/2024

Que livro incrível!
Me tirou boas risadas, mas também me trouxe apreensão (de leve) e muita paixão
Me apaixonei por cada personagem (menos o João)
História muito bem escrita, além de fantástica
Amei, simplesmente amei

Amanda Bia 16/01/2024

Primeiro favorito do ano!
Hugo Watanabe trabalha na CIMaNQ, (Centro Integrado para Maldições Não-Quebradas), uma empresa responsável por controlar, prender e estudar os amaldiçoados, pessoas que possuem poderes, que podem ou não, ser prejudiciais para os não amaldiçoados. O único ponto é que ele também é um amaldiçoado, mais especificamente um lobisomem.
O principal motivo para ele trabalhar nessa empresa é a chance de um dia encontrar a cura para sua maldição. E por conta disso, um belo dia, sua chefe o convoca para ir a uma cidadezinha no fim do mundo chamada Porto Celeste para investigar e fazer relatórios de alguns amaldiçoados que ali vivem. O trato é: ele faz o trabalho que mais ninguém quer fazer e ela acelera a busca pela sua cura.
Ele então viaja até a cidadezinha onde o único hotel é um farol e sem perspectiva nenhuma de que vai ser um trabalho fácil, ele encontra pessoas que odeiam a CIMaNQ. No começo, todos fazem o possível para dificultar sua estadia, mas aos poucos ele vai conhecendo melhor as pessoas daquele lugar e suas maldições e sem perceber acaba mais envolvido com eles do que imaginava.
Se você leu a premissa e pensou em A Casa no Mar Cerúleo, realmente as duas histórias tem algumas coisas bem parecidas. Mas Um Farol no Fim do Mundo é ainda melhor. A escrita da Juliana é uma delícia de ler. Fluída, com termos e gírias super brasileiros e reflexões incríveis.
Praticamente todos os personagens são muito carismáticos e cativantes e as maldições deles também são bem peculiares e, diferente do Hugo, nenhum deles se envergonha delas. Esse é um dos principais ensinamentos do livro: você não é a sua maldição.
Com situações engraçadas, momentos muito emocionantes e um romance LGBTQIAP+ de tirar o fôlego, essa história toca o nosso coração, nos faz rir e chorar e nos faz querer se mudar pra Porto Celeste o mais rápido possível.

Canarius 08/01/2024

Esse livro despertou em mim sentimentos de "Lar". Eu li e a cada página que se passava, me sentia cada vez mais em casa, coberta de amor e carinho. Essa história é linda, traz família e evolução pessoal, trata do preconceito e como deixamos nossos medos muitas vezes nos guiarem. Recomendo muito a leitura.

Fabricio203 25/12/2023

Porto celeste também é um lar pra mim
Acho que não tenho palavras pra explicar o quanto esse livro me cativou. é absurdo.

todos os detalhes são responsáveis por tornar essa história tão incrível: os personagens, que são impossíveis de não se apegar a eles; a ambientação que torna confortável; a escrita maravilhosa da autora, que te faz não querer largar a leitura por nada.

achei muito criativo essa história de amaldiçoados, é o que da todo um diferencial. cozy fantasy realmente.
mas o que faz essa história ser especial são esses personagens incríveis que parecem ter vida própria. já sinto falta do hugo sendo engraçadinho, das perguntas não entonadas do nel, das camisetas desbotadas de bandas, dos chás e rocamboles e flores de jasmim...
foram muitas risadas, sorrisos bobo e até algumas lagrimas. muitas na verdade.

virou mesmo um queridinho. um dos favoritos do ano, um dos melhores nacionais.
sinto que porto celeste também é um lar pra mim...

milereadss 25/12/2023

Simplesmente meu favorito da vida ?
Acho que eu não fazia ideia do baque que esse livro seria pra mim. De tudo que ele me fez sentir. Das lágrimas, dos sorrisos, das risadas. Esse livro... Nossa.

Eu não tenho palavras pra explicar essa perfeição literária. Não tenho palavras pra descrever o que foi tudo isso, todos esses personagens. Faz horas que terminei, e não digeri nem metade de tudo que eu li. O amor nesse livro, as coisas que ele ensina. Nossa, esse livro foi feito pra mim.

Como ele mostra que não é uma coisa ruim em você que vai te definir, como ele mostra que você pode escrever seu próprio final feliz, como você pode ser feliz apesar de tudo. Meu deus, eu quero morar aqui.

O romance é simplesmente perfeito, a forma como todos os personagens são únicos, tem suas próprias histórias, como a autora dá importância pra cada uma delas. Como eles cuidam uns dos outros. Eu chorei, eu realmente chorei lendo esse livro. Ele se tornou importante pra mim de uma forma indescritível.

Ainda pretendo ler mais esse ano, mas fica aqui o meu selo de melhor leitura de 2023, e o título de livro favorito. Recomendo a todos que queiram uma leitura perfeita, emocionante e que com certeza vai te marcar pra sempre! ?

Myllapups 22/11/2023

Me surpreendeu
Que livro perfeitoooooo!! Estou tentando lidar com meu preconceito com a literatura brasileira e esse livro foi uma porta pra superar isso. O jeito que a história é escrita, a narrativa e os personagens são muito bem escritos, sem contar com as gírias do nosso povo que não pode faltar em uma literatura brasileira ???? Recomendo de coração essa magnífica e pretendo ler outros da autora ??

Gabyh 22/10/2023

Mais um trauma adquirido ((deus eu sou muito feliz
Não é nenhuma surpresa que Juliana é a completa responsável pelos meus surtos e lágrimas, e com esse livro não foi diferente.

A escrita como sempre estava uma maravilha, a narrativa extremamente cativante e os personagens completamente carismáticos (mesmo a Astrid kkkkkkkkkkk), porém eu preciso dar parabéns à Juliana pela ambientação. Eu acho cenários envolvendo faróis a coisa mais linda, e ver isso representado na obra foi espetacular. Imaginar toda a imensidão do lugar, o farol em si (mesmo caindo aos pedaços), a praia, as noites estreladas; absolutamente tudo para mim.

Os momentos cotidianos inseridos em um livro tão mágico é o que deixa tudo mais mágico ainda. Sou completamente fã do realismo mágico, porque eu acho que as coisas mais mágicas do universo estão em coisas que parecem ínfimas, porém tão completas em si. Hugo e Nel jogando Stop (Adedonha para os mais idosos) no meio da noite, as noites de falta de luz em que todos se reuniam para fazer uma fogueira e ficarem juntos, os dias do casal na praia, Hugo ajudando cada morador daquele lugar em suas atividades diárias (não é, Astrid); a magia também está em coisas assim, não só em coisas fantásticas, e eu dou muito feliz de ter lido um livro com esses aspectos.
Além disso, os personagens merecem uma completa salva de palmas, o foco dado em cada um é maravilhoso, deixando o leitor saber que eles também são os protagonistas dessa historia. Astrid e Matilde são as coisinhas mais lindinhas juntas; Ramón é um garoto medroso, mas que tem um coração de ouro; Inácio eu guardo com toda a minha alma dentro do meu coração; Gianluca e Duda são muito divertidos de se ler (inclusive amei o plot em relação a ele e uma outra pessoa, achei genial como Hugo viu essa situação e entendeu o seu próprio rumo) e são os amigos perfeitos para Hugo.

Eu tenho que dizer, o Hugo me pegou MUITO de surpresa. Ver o quanto ele rejeita os semelhantes a ele, se vendo quase como alguém superior foi completamente chocante. O fato dele espelhar o próprio horror que tem de si em outros "amaldiçoados" como ele foi um grande choque de início para mim, e ver essa questão sendo retratada aos poucos é muito gostosa (palavra esquisita para a situação, mas é sério). E eu sei que ele fazia isto para sentir que ele ainda mandava em seu próprio corpo, mas eu daria tudo pra ser tão tatuada quanto ele. Ganhar 10k no futuro pra conseguir sustentar as 549 tattoos que eu quero fazer.
O Nel é uma gracinha. Ele é o mel do Ursinho Pooh, ele é uma fada fofa em Tinker Bell, ele é um urso polar super fofinho que eu facilmente colocaria em um pote. Ele lê, é bonito, engraçado, É DONO DE UMA LIVRARIA. Eu amo esse homem, que ser maravilhoso que Juliana criou.
A dinâmica de casal de Hugo e Nel é maravilhosa e engraçada. É aquele casal que você olha e a cada minuto tá se abobalhando, e eu acho isso muito fofo. A química deles é tão gostosinha e calma, mesmo com toda a perturbação da situação, eles fluem tão bem juntos. Juliana caprichou demais nesses dois ?.

"Um farol no fim do mundo" é uma história que fala sobre autoaceitação, superação dos seus medos e do seu passado, encontrar um amor em meio a tanto horror e entender que ninguém está quebrado, muito menos você. Você merece um final feliz, mas mais que isso, você merece a felicidade do início ao fim, nunca se esqueça disso.

joaopdro 17/10/2023

Você vai ler esse livro e ficar de sorrisinho de lado bobo
Não duvidem, esse lobisomem e os outros amaldiçoados vão emocionar demais por aí também!

Mesmo com todo o dilema da maldição&cura do Hugo, acompanhar suas descobertas no Farol e sua jornada de "se encontrar" acabam roubando a cena, sem falar no romancezinho soft que pinta o maior clima no ar.

Além dos personagens maravilhosos, a escrita da Juliana foi outro motivo que me deixou tão preso aqui. É de uma leveza, humor e emoção em cada linha que é impossível não amar, falando muito sério!

Essa história não seria tão cativante sem o jeito decisivo e humorado do Hugo, sem um Nel tímido e tão querido, sem os conselhos poderosos da Duda, sem a gentileza da Matilde, sem a Astrid bancando a protetora e querendo passar a cadeira de rodas por cima do Hugo, e sem tudo mais que faz ela ser única.

No tipo mais caloroso cozy fantasy e found family de ler, o livro dá destaque de uma forma muito legal a todos do vilarejo, e conversa de jeito incrível sobre ser humano e poder ser feliz apesar de tudo, porque ninguém é de fato quebrado.

Vocês vão se divertir, dar umas leves surtadas, se derreter e suspirar visitando esse farol, podem anotar!

POST ORIGINAL NO IG @CURTAUMLIVRO

skuser02844 28/08/2023

O melhor livro do ano
Esse sem sombra de dúvidas foi o melhor livro que eu li esse ano. Fazia tempo que eu não ficava obcecada por um livro quanto eu fiquei por esse. Ele super daria pra te tirar de uma ressaca literária.

Eu ri, me emocionei, ri mais um pouco, e surtei também com esse livro. Ele é perfeito, tem defeito nenhum. Eu marquei quase o livro todo de tão boa que são as frases, algumas me tocaram bastante.

As pessoas que moram em porto celeste são uns amores, uma família mesmo sem ser de sangue. Adorei acompanhar as brincadeiras e rabugentisse deles. Quando terminei de ler, fiquei com lágrima nos olhos por já ter acabado.

Só leiam esse livro. Ele é incrível e merece todo o sucesso do mundo!