50 poemas macabros

50 poemas macabros Vinícius de Moraes

Resenhas - 50 Poemas Macabros

Anderson 03/11/2023

Mais conhecido por suas composições de teor romântico, Vinícius de Moraes mostra nesta coletânea uma outra vertente de sua poesia, mais próxima, talvez, de um Augusto dos Anjos.

Lurdes 24/12/2023

E não é que Vinicius de Moraes não escrevia só sobre amor e os prazeres da vida?

Pois é ...
Grata surpresa conhecer estes 50 Poemas Macabros do poetinha, nesta edição linda lançada pela @companhiadasletras que gentilmente me enviou o e-book.
Daniel Gil organiza a seleção e assina o posfácio.
O projeto gráfico especial e as ilustrações são de Alex Cerveny, a antologia inclui ainda sete poemas inéditos.
Confesso que dos poemas eu só conhecia Rosa de Hiroshima, lindamente musicado por Gerson Conrad e imortalizado pelos Secos e Molhados.

Os 50 poemas falam de morte, sim, mas não só.
Falam de solidão, de enterrados vivos, de fantasmas. Falam, enfim, do que nos causa pavor, seja o horror da perda de um filho ou da explosão de uma bomba atômica.

Belíssima leitura que indico neste Halloween.

Maria 07/01/2024

Não sabia que vinicius de moraes tinha esse lado meio mórbido. gostei, me deixou desconfortável em alguns momentos mas acho que era essa a intenção !

Isabelly B. 11/02/2024

Rosa sem cheiro
Não esperava o teor de alguns poemas, foi intenso e pesado. A leitura foi arrastada em alguns pontos, mas eu também não sou tão adepta assim de poemas.