50 poemas macabros

50 poemas macabros Vinícius de Moraes


Compartilhe


50 poemas macabros





A face sombria de um dos grandes poetas da língua portuguesa, em antologia ilustrada e com poemas inéditos.

Mais frequentemente lembrado por seus versos de amor, Vinicius de Moraes sempre cultivou um apreço pelo feio e o grotesco. Não que uma característica exclua a outra -- em sua poesia, o belo e o mórbido andam de mãos dadas.

Estes 50 poemas macabros apresentam ao leitor uma faceta que marca toda a produção do poeta, mas poucas vezes recebeu destaque como um dos principais atributos de sua obra. De cemitérios a campos de concentração, caminhando entre fantasmas ou corpos decompostos, está aqui o Vinicius fúnebre e escatológico, aquele que pode ser considerado, "com a devida atenção, o principal herdeiro no século XX da poesia grotesca levada a efeito por Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos", como escreve Daniel Gil, que organiza a seleção e assina o posfácio.

Com projeto gráfico especial e ilustrada por Alex Cerveny, a antologia inclui ainda sete poemas inéditos, extraídos de documentos do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) da Fundação Casa de Rui Barbosa: A morte sem pedágio, A consumação da carne, Poema de aniversário, Cara de fome, Parábola do homem rico, Desaparição de Tenório Júnior e O sórdido.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias / Terror

Edições (1)

ver mais
50 poemas macabros

Similares


Resenhas para 50 poemas macabros (5)

ver mais
on 3/11/23


Mais conhecido por suas composições de teor romântico, Vinícius de Moraes mostra nesta coletânea uma outra vertente de sua poesia, mais próxima, talvez, de um Augusto dos Anjos.... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 21
5
ranking 29
29%
4
ranking 33
33%
3
ranking 33
33%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

33%

67%

priscyla.bellini2023
cadastrou em:
10/08/2023 21:27:35
Jenifer
editou em:
21/10/2023 23:55:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR