Mata Doce Luciany Aparecida

Resenhas - Mata Doce

1 | 2 | 3 | 4

Sofia 07/01/2024

A narrativa como uma cobra branca
Eu demorei demais para engrenar na leitura. A não linearidade da narrativa torna a leitura difícil, mas, conforme avancei no texto, fui sendo tomada pelas personagens, envolvida pela história. Os capítulos finais foram os que mais me prenderam e, acabada a leitura, tive vontade de voltar ao começo para compreender melhor toda a narrativa.
De certa maneira, Luciany faz de sua narrativa a cobra branca que marca presença discreta no enredo.

Laila.Mikaelly 07/12/2023

Tempo, memória e raízes.
"O tempo era soberano em Mata Doce. Qualquer coisa passava. Mas contra o tempo resistia a memória, e naquele lugar o reinado era dela."

Assim que terminei Mata Doce, me doei um tempo pra ficar com o pensamento no lugar e, principalmente, nas pessoas dele. Hoje, quis escrever algo sobre o livro e o abri para encontrar minhas anotações. Coloquei um post-it sobre o trecho a cima, com a indicação: "Esse trecho resume a obra!" E, de fato, é uma obra incrivelmente sensível e linda que fala muito sobre tempo, memória e raízes.

Eu sempre ficarei com o coração quentinho ao falar de Mata Doce.

Obrigada, Luciany!
Laila.Mikaelly 07/12/2023minha estante
*Trecho da página 280.

@estantedamarcia 19/03/2024

Uma leitura apaixonante, com mulheres de uma força descomunal.
Uma escrita de resistência, que trás a tona as dores coloniais. Abordando com um lirismo ímpar questões dolorosas nossa, povo negro.
Um livro que merece chegar longe, um verdadeiro clássico da nossa literatura nacional contemporânea.?

Marcos Junior 09/12/2023

O livro, que com certeza é um dos favoritos de 2023, conta a história de Maria Tereza e/ou Filinha Mata-Boi e muitos outros personagens escritos de forma sensível e muito cuidadosa.

Que surpresa boa foi ler uma história tão bonita, com tantos personagens diferentes e especiais e com tanto misticismo acontecendo no desenrolar da vida das pessoas de Mata Doce.

Pati 18/02/2024

Mata Doce
Em seu romance de estreia, Luciany Aparecida nos traz a estória de Mata Doce, vilarejo do interior da Bahia, narrada de forma extremamente lirica e tocante.
O casarão em frente ao lajedo de pedra, rodeado pelo roseiral, é local de referência e vivência de mulheres fortes e espiritualidade elevadas.

A narrativa se alterna entre presente e passado, e no início as moradoras do lajedo, a professora Mariinha e sua mulher Tuninha vivem com sua filha adotiva, Maria Teresa. As personagens são tão complexas, tão lindamente construídas, que é necessário muito desapego para se despedir das mesmas quando o livro termina.

Maria Teresa é noiva de Zezito, rapaz branco e único filho homem da juíza Luzia. Já no início do livro, a autora nos mostra o abuso de poder e os conflitos de terra, a miséria e a ganância.
Um dia antes do casamento, Zezito é assassinado pelo coronel Gerônimo Amâncio, dono de terras e criador de bois. Maria Teresa, na última prova do vestido de noiva, ampara Zezito, manchando o lindo vestido com o sangue do seu bem querer.

A protagonista agora se torna Filinha Mata Boi, ressignifica sua vida e carrega todo o sangue vertido após a morte do noivo. Como a narrativa segue intercalando momentos passados, vamos descobrindo fatos muitas vezes perturbadores em relação à todos os personagens. E sempre o sangue continua jorrando, a mancha do vestido de noiva parece que nunca vai ser devidamente limpa.

A estória também alterna o relato em terceira pessoa e a narrativa de Filinha Mata Boi escrevendo em primeira pessoa quando já idosa, utilizando a antiga máquina de escrever dada a ela por Zezito ao concluir seu curso de datilografia.

Por mais que se diga em relação a esse romance, ainda faltarão fatos e personagens ( é injusto não mencionar a cadelinha Chula e a madrinha Lay). A narrativa é tão costurada em torno de si mesma que é difícil mencionar o principal sem contar o livro todo. Com certeza uma obra que deve ser lida e relida!

C4nteiros 24/01/2024

Favoritado nas primeiras 30 páginas
Não tem como não favoritar esse livro.
A escrita da Luciany Aparecida desperta dores que você nem imaginava possuir e te cura na mesma medida da dor.

Debora 14/04/2024

A história se repete, e se repete
A intenção do livro é ótima, a história é boa. A repetição mil vezes dos mesmos fatos é chata, muito chata.

Jamila 11/12/2023

Tem cachorro nessa obra <3
É um livro lindo que fala de dor, mas fala de amor e alegria... pois perder alguém só dói qnd existiu beleza, amor e alegria no convívio.
Uma obra linda onde mulheres muito fortes conseguem levar a vida que querem por estarem unidas e erguendo umas as outras.
Aquelas personagens que encantam e vc queria muito tomar um café com bolo de pubá com elas.

Inspirações Literárias 29/02/2024

Uma belíssima surpresa da literatura nacional.
ATENÇÃO PRESENÇA DE GATILHOS: VIOLÊNCIA

Uma história sobre lutos, perdas, fantasmas e reconstruções.

Uma obra-prima da literatura nacional contemporânea.

Comecei a leitura com ausência de expectativas e sem a leitura de sinopses ou resenhas o que conduziu ao encontro de uma literatura fantástica e recheada de magia com beleza.

Uma história forte sobre mulheres e personagens que se construíram diante das intempéries e dureza da vida, mas que ao viverem entre o mundo dos vivos dos fantasmas nos revelam a grandeza esplêndida do viver.

Irina.Alfonso 31/01/2024

Mata Doce
Que livro apaixonante! Foi uma experiência muito gostosa!
O livro conta sobre um povoado fictício que chama Mata Doce e sua personagem principal Maria Teresa: uma menina doce, filha de duas mulheres, que escreve cartas para as pessoas do povoado mas que, a partir de um momento traumático de sua vida, ela decide virar uma matadora de bois. A história é muito bonita e as cartas que ela escreve para os outros personagens (que não são alfabetizados) são lindas! O livro tem várias reviravoltas interessantes! Achei um livro muito envolvente e gostoso de ler!

Rimylles.Silva 03/01/2024

Mata Doce
Que livro maravilhoso! Eu me lembrei bastante de Torto Arado com essa história que se passa no Nordeste, numa região de encontro entre a Mata Atlântico e a Caatinga. Nela, acompanhamos a história de vida de Maria Teresa, uma menina que é adotada ainda criança por um casal de mulheres. É cada plot twist que parece que a pessoa está numa montanha russa! Leiam!
Maria 03/01/2024minha estante
Aaah eu comecei esse e nunca terminei, mas você deu 5 até me animou!!!

Rimylles.Silva 06/01/2024minha estante
Acho que vale muito a pena dar uma chance, Maria!

Roberta.Vilarino 09/01/2024minha estante
Nossa eu tbem me lembrei muito de Torto Arado. Amei !

KarinaR 20/01/2024

Todos temos nossos fantasmas...
Maria Teresa, que depois se transformou em Filinha Mata boi", conta sua história vivida em "Mata Doce, um vilarejo no interior da Bahia. Suas duas mães, uma madrinha, um noivo e os costumes de diversos personagens do povoado. Acontece uma tragédia e tudo muda... como continuar se ela não é mais a mesma? A escrita é tão linda... as cartas daquele povo, as histórias nunca contadas... um livro tão rico quanto a beleza de sua capa!

Marcus 13/01/2024

Livraço
Primeiro romance de Luciany Aparecida, escritora baiana. Conta a história de vilarejo no meio da caatinga, seus moradores e a épica saga de uma família de mulheres, residentes num casarão e de uma diversidade de personagens cuidadosamente criados, que se entrelaçam numa história envolvente, cativante e surpreendente.

Iza Santos 07/01/2024

Leitura massa para iniciar o ano de 2024.
História de mulheres fortes e inspiradoras.
Super vale a pena a leitura!

1 | 2 | 3 | 4