Mata Doce

Mata Doce Luciany Aparecida


Compartilhe


Mata Doce


Romance




No primeiro romance que assina com o próprio nome, Luciany Aparecida narra, com uma prosa lírica e de força singular, os trágicos acontecimentos que cercam um pequeno vilarejo rural no interior da Bahia. Mata Doce é um romance épico, delicado e poderoso, que entrelaça passado e presente em uma obra majestosa, e desde já um marco da literatura brasileira contemporânea.

Maria Teresa vive com suas mães num casarão antigo, cheio de histórias de seus antepassados, de frente para um lajedo de pedra. Pelo peitoril, corre um roseiral, apenas com rosas brancas, e, no caminho diante da casa, passam personagens memoráveis: Mané da Gaita, músico e vendedor de doce, e sua cadela Chula; Lai, ex-prostituta e sua madrinha; os gêmeos Cícero e Antônio, filhos do dono da venda; Toni de Maximiliana, vaqueiro matador de gado, filho da sacerdotisa Mãe Maximiliana dos Santos; e Zezito, único filho homem de Luzia, e por quem Maria Teresa se apaixona e planeja se casar.

Ao experimentar o vestido de noiva num sábado de festa, um dia antes do casamento, uma tragédia envolvendo um fazendeiro violento e arbitrário atinge Maria Teresa e muda sua vida para sempre. Narrando o drama que se torna central, ela vai pouco a pouco desvelando ao leitor os sentimentos mais profundos dos que habitam Mata Doce. Surgem então, numa delicada costura narrativa, antigas rixas familiares, segredos do passado, sentimentos clandestinos e muitos mistérios.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (2)

ver mais
Mata Doce
Mata Doce

Similares

(1) ver mais
Virgínia mordida

Resenhas para Mata Doce (39)

ver mais
Mata doce, de Luciany Aparecida

Na narrativa criada em Mata Doce, a fronteira entre realidade e imaginação é fácil de ser ultrapassada. Maria Teresa, também conhecida como Filinha Mata-Boi, nasce em uma casa com duas mulheres fortes, guiadas pelo senso da espiritualidade e referências na comunidade local. Mariinha e Tuninha são companheiras e mães de uma garota, que pouco - ou quase nada - sabe de sua verdadeira origem. Além da importância das pessoas que a criam, Maria Teresa é impactada pelo ambiente em que cres... leia mais

Vídeos Mata Doce (2)

ver mais
MATA DOCE, romance de LUCIANY APARECIDA| Impressões de Maria

MATA DOCE, romance de LUCIANY APARECIDA| Impr

LANC?AMENTOS DE LIVROS | OTUBRO 2023 | Ana Carolina Wagner

LANC?AMENTOS DE LIVROS | OTUBRO 2023 | Ana Ca


Estatísticas

Desejam46
Trocam1
Avaliações 4.3 / 153
5
ranking 56
56%
4
ranking 35
35%
3
ranking 8
8%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Jenifer
cadastrou em:
10/08/2023 23:56:24
Alê | @alexandrejjr
editou em:
12/08/2023 17:43:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR