A Matemática está em tudo

A Matemática está em tudo Juliano Espezim Soares Faria...

Resenhas - A Matemática está em tudo

hallyally 27/08/2023

A Matemática está em tudo?
Li o livreto a partir da recomendação do meu professor, que é um dos organizadores, e fiquei feliz em perceber o potencial que esse projeto de divulgação científica tem em ser usado até em sala de aula.

O ensino de Ciências da Natureza e Matemática muitas vezes carrega consigo superstições e estereótipos (cientistas nascem cientistas; são gênios; a matemática é absoluta; ciências são irrefutáveis...) que não apenas afastam os alunos, mas também a população em geral. Essa situação é um grande desafio para os professores nessas áreas e também impede que potenciais cientistas se envolvam no processo científico como poderiam (ciências e matemática não é pra mim; não sou nenhum gênio; não nasci pra isso; é tudo difícil demais). Essa situação traz inúmeros prejuízos à sociedade, especialmente no que diz respeito à produção tecnológica, e não é difícil enxergar a relação causa-consequência.

O livro em questão levanta questionamentos que nos convidam a repensar a forma como fomos ensinados a encarar as ciências. E o melhor de tudo é que essas ideias são apresentadas em uma linguagem simples e acessível, facilmente adequável a crianças e adolescentes.