Lembranças ao Vento

Lembranças ao Vento Rhonda Forrest

Resenhas - Lembranças ao Vento

Luciana Maria 24/01/2024

Esperança
Leitura leve para aquecer o coração.
Ser refugiado é vivido por muitos hoje em dia, e não deve ser nada fácil.
A autora soube abordar o assunto.
As dificuldades, os preconceitos, a adaptação, a luta diária para fazer de um país estranho seu novo lar.
Desejo imensamente que muitos encontrem o que a autora narra, abrigo, emprego, amizades sinceras, esperança e paz.
Gostei muito!

Carol Guimarães 30/11/2023

Lembrança que o vento leva e trás
Liam Andrews, é ex soldado que serviu no Afeganistão, com traumas dessa época por conta de todas as coisas que viu e vivenciou se entrega a arte, e é na pintura que tenta distrair a mente dos horrores da guerra. Também nada até a exaustão todos os dias pela manhã no lago perto da sua casa.

Belourine - 'Billy' é uma refugiada do Afeganistão que perdeu toda a família antes de vir para a Austrália, vive a mercê dessa família pra quem trabalha como babá e também encontra refugio nadando no lago.

O encontro entre dois personagens quebrados e que tentam se curar através da arte e nadando no lago.

Todo mundo ama um personagem quebradinho, e aqui a autora nos apresenta dois, de forma leve e sútil a autora nos mostra alguns personagens que buscaram refúgio na Austrália. Nos mostrando tanto as tristezas de terem sido separados de seus entes queridos, como a tentativa de recomeço em um país com cultura e língua diferentes dos seus.

Amei o Liam e a família dele, por mais que não seja tão aprofundado, a autora nos mostra que ele foi muito apoiado e acolhido pelo pai e irmãos e cunhada.

O pai do Liam, John, que também aparece numa boa parte do livro e acolhe a Billy ou qualquer outro amigo que o Liam apresenta a ele, acho que é um dos meus personagens preferidos do livro, isso depois da Matilda com as respostas rápidas e língua afiada, adorooooooo.

Billy é reservada, mas é guerreira demais, sozinha e lutando muito, merecia mesmo uma vida feliz e cheia de amor rodeada de pessoas carinhosas e queridas.

A escrita da autora é leve e sútil. Um livro pra nos deixar de coração quentinho, e o título tem tudo a ver com o livro.

"Quando você não tem nada e já viu o pior, a educação é como um presente"

"... todos resolvemos nossos problemas da melhor maneira possível. A estrada percorrida costuma ser difícil."

Recomendo a leitura desse livro.

Rita.Liziet 26/11/2023

Uma pipa traz lembranças que Liam deseja esquecer. Mas ao mesmo tempo há uma moça com duas crianças que chamam sua atenção, lembrando do seu tempo de criança.

Liam é artista plástico e uma bela noite, a moça borboleta, como ele a apelidou, está como modelo vivo no ateliê coletivo no qual cria seus quadros.

Ele propõe a Billy (a moça) que pose para ele. Entre a recusa e uma provável aceitação, eles vão compartilhar amigos, segredos e dores.

É um romance intenso, com as características de Rhonda, sem nenhum apelo forte. Você sente a intensidade de cada personagem no decorrer da narrativa! Lindo de ler e de sentir!

Queds 22/11/2023

Sua narrativa sensível e magnética nos envolve, explorando temas como confiança, superação e alegria nos momentos simples da vida. Combinada com a atmosfera artística local, essa história é única. É uma obra que transcende as páginas e emociona, abordando o impacto do trauma, a busca pela superação e a importância de uma rede de apoio. Uma história linda de coragem e cura!

@lendosonhando 15/09/2023

Lembranças ao Vento é uma belíssima história sobre resiliência e segundas chances.
Billy é uma refugiada Afegã que mesmo sem saber muito sobre seu passado encontra na Austrália seu porto seguro; já Liam é um ex militar que luta contra a ansiedadë e a depressãø e encontra na arte e em uma vida simples suas bases de sustentação.

Mesmo que Billy e Liam venham de lugares diferentes, eles acabam descobrindo muita coisa em comum: uma vida marcada por momentos tristes, a capacidade de ressignificar suas trajetórias, o amor pela natação e as artes.

A pintura tem um papel importante na história. De início é ela quem une os protagonistas (Billy é a modelo dos quadros, enquanto Liam os pintam), mas também é a arte que faz com que preconceitos sejam derrubados quando outros moradores da região passam a serem mais receptivos com outros refugiados.

A história foca na descrição das paisagens, das cenas e nas expressões dos personagens como uma forma de dar ao leitor o máximo de informações sobre o que eles estão sentindo, mas que nem sempre conseguem verbalizar. Acredito que essa forma de escrita ajudou muito a entender as motivações dos protagonistas e principalmente quanto às dificuldades que eles têm para falar sobre seus passados.

O final é de deixar os olhos marejados e nos deixa a reflexão de que memórias (mesmo as mais dolorosas) podem e devem ser cultivadas e quando estivermos curados o suficiente podemos olhá- las sob um novo prisma e extrair algo de belo nelas.

Recomendo demais a leitura.

Evans 30/08/2023

Uma história linda e emocionante!
Uma história linda e emocionante que vai encantar o leitor do começo ao fim, pois temos uma trama bem carregada, ou seja, os protagonistas possuem um passado bem denso. Porém, com muitos ensinamentos, a autora nos presenteia com uma história cheia de significados, muita amizade, carinho, resiliência e é claro, AMOR! Venha conferir a história de Liam e Billy, você não vai se arrepender e ainda vai terminar a leitura com um coração quentinho.

Samantha.Baggio @leiturassa 27/08/2023

? Um livro escrito com uma sensibilidade incrível.
Aqui Billy e Liam são os personagens principais, mas até os secundários estão ou já passaram por alguma situação difícil e delicada em suas vidas, é um grupo de pessoas que foram "quebradas" por conta de algumas vivências e estão lutando pra se reencontrar e se firmar na vida.
Todos são muito criativos e a arte é uma zona de escape e recuperação pra eles.
A aula de pintura acaba fazendo todos criarem um laço de amizade lindo e acredito que isso, mais a arte, a força, resiliência e amor, juntos acabaram dando um propósito pra todos.
Amei ver como a amizade de Billy e Liam foi sendo construída aos pouquinhos e isso se tornou um amor sólido e arrebatador para os dois, a forma como confiaram e contaram um pro outro sobre seus fantasmas do passado e conseguiram seguir em frente transbordando um pro outro, um amor puro e verdadeiro, amei ?.
Amei saber mais de outras culturas, ver como o estrangeiro que chega em outros lugares sofre pra se adaptar pra ser aceito, o que é real, mas amei ver como sempre tem alguém mandado por Deus pra acolher e motivar.
Um livro que com certeza vale a leitura!

Kalina 27/08/2023

Maravilhosamente emocionante!
#ResenhaEntreLivroseFotos
#LidodaKalina
📚 Lembranças ao Vento de Rhonda Forrest
💭Fui tapeada!!! Pois não tenho o costume de ler sinopses, pensei que estava a ler um simples romance, mas fui pega de surpresa quando me deparei com Lian e Billy e as marcas de seus passados.
Lian, ex soldado que esteve na guerra do Afeganistão e guarda consigo lembranças que tenta esquecer através de sua arte.
Billy é uma refugiada que busca se libertar de um patrão tóxico. Ela sonha em ter alguém para chamar de seu, uma família.
Não, definitivamente não temos aqui apenas um romance, vai além disso, vamos vê a superação dos personagens para se erguer e superar seus traumas, além de encontrar também fortes laços de amizade.
💭Fiquei realmente encantada com essa leitura, não conhecia nada da Rhonda Forrest, mas já quero ler outros títulos dela.
🥹🥹🥹🥹🥹

AlechandraClio 23/08/2023

Liam e Billy
É o primeiro livro que li da autora e fiquei surpresa com a sua narrativa descritiva e poética envolvendo as emoções, memórias, arte e guerra.

Os protagonistas Liam e Billy são tão diferentes e ao mesmo tempo tem um cenário que os levam a reviver memórias que marcaram profundamente suas vidas.

A autora trouxe pontos importantes sobre a vida dos campos de refugiados do Afeganistão e alguns países africanos. O recomeço e as dificuldades em aprender uma nova língua e mais os costumes de um novo país. A Austrália é o novo recomeço que eles buscam.

Liam é um homem marcado por suas memórias da mesma maneira que Billy, uma sobrevivente da guerra do Afeganistão.

"Onde houver amor não haverá escuridão."

Cristiane.Rocumback 22/08/2023

Lindo...
Gosto demais da forma como a autora constrói suas histórias enlaçando as belezas da natureza, simplicidade de vidas cotidianas e personagens que trazem em si marcas doloridas de situações diversas.

A cada leitura de Rhonda Forrest mergulho numa linda história de superação e amor.

Esse livro se inicia com as descrições da vida de Liam, um ex-soldado que luta constantemente para superar lembranças doloridas e sua rotina matinal que é marcada pela presença da "garota borboleta". Ela lhe desperta curiosidade e em determinado dia aciona gatilhos há tempos estáveis... Mas até aí tudo segue na linha de encontros casuais. Então o destino os une de uma maneira diferente e o leitor se encanta pela beleza do desenrolar da história. Não precisa de descrições íntimas para mostrar ao leitor o quanto nossos personagens se completam e se amam, a cumplicidade de ambos é clara.

Amei a leitura. É sensível, bonita e envolvente. Fala de amizade, família, arte e também sobre refugiados recebidos no solo australiano (que é o local onde acontece essa história). Indico esse e demais livros da autora. É uma leitura rápida e bem vinda para quem aprecia leituras leves, mas com assuntos relevantes.

klissia.santosgs 21/08/2023

Intenso e Envolvente
Neste livro, a autora aborda assuntos delicados, de uma forma bem simples. Porém, consegue fazer o leitor se conectar com a história, a leitura nos leva a refletir sobre, as experiências negativas da vida e como tirar dela ensinamentos. A história, fala de personagens, que de forma diferente, tiveram suas vidas transformadas por traumas, decepções, ausências, abondono. E assim,conhecemos Liam e sua trajetória até o momento, em que ele esbarra na Billy. Ambos, lutam diariamente para superar seus medos, traumas para seguirem em frente. Ele, foi um ex combatente que atuou nas forças armadas no Afeganistão, e ao retomar a sua vida, ele enfrenta uma nova batalha: curar-se dos traumas e vencer seus fantasmas. Ela, é uma refugiada afegã, que perdeu tudo até chegar na Austrália. Ambos, de forma diferente tentam, se erguer. O enredo o tempo todo, nos convida a refletir sobre os fatos que nos deparamos no livro. Foi uma leitura leve, fluida e muito enriquecedora. Valeu cada linha lida.

Lê Rocha 19/08/2023

Superação, amor e resiliência.
"Lembranças ao Vento", escrito por Rhonda Forrest, é uma história cativante que nos leva a refletir sobre superação, resiliência e o poder transformador do amor. Neste livro emocionante, somos apresentados a dois personagens marcados por traumas e adversidades, cujos destinos se entrelaçam em uma narrativa repleta de emoção e ternura.

A trama gira em torno de um pintor chamado Liam, um ex-militar que carrega consigo profundas marcas mentais e emocionais de sua experiência em combate. Atormentado por lembranças dolorosas, Liam vê na arte uma forma de curar suas feridas internas, utilizando suas pinceladas como uma terapia libertadora.

Em um mundo abalado pela guerra, conhecemos também Billy, uma jovem refugiada afegã que perdeu sua família e se vê sozinha em um país desconhecido e cheio de desafios. Billy luta para encontrar liberdade e paz em meio ao caos, enfrentando perigos e preconceitos, enquanto busca um lugar para chamar de lar.

Quando suas vidas se cruzam, Liam e Billy encontram na companhia um do outro uma nova chance de recomeço. Unidos pelo amor e pelo desejo de superar suas adversidades, eles embarcam em uma jornada inspiradora, desafiando suas próprias barreiras internas e encontrando forças que nem imaginavam possuir.

Rhonda Forrest cria personagens complexos e bem desenvolvidos, cujas histórias nos envolvem e nos fazem torcer por sua felicidade. A autora aborda temas sensíveis de forma sensível e autêntica, explorando as dificuldades enfrentadas por aqueles que sofreram traumas de guerra, assim como os desafios enfrentados por refugiados.

A escrita detalhada e envolvente de Forrest transporta o leitor para os cenários emocionais de Liam e Billy, permitindo que nos conectemos profundamente com seus sentimentos e aspirações. A trama é habilmente construída, com reviravoltas surpreendentes e momentos de pura emoção, mantendo-nos ansiosos para descobrir o desenlace dessa história de superação.

"Lembranças ao Vento" é uma obra que nos lembra da resiliência e da força do espírito humano diante das adversidades. Rhonda Forrest proporciona uma perspectiva tocante sobre o poder da arte como forma de cura, e sobre como o amor e a compaixão podem ser instrumentos para superar as dores do passado.

Repleto de momentos comoventes e uma mensagem de esperança, este livro certamente ficará na memória dos leitores muito depois de virar sua última página. "Lembranças ao Vento" é uma leitura inspiradora e encorajadora, que nos lembra da importância de acreditar no poder da superação e do amor para transformar vidas.

@_paralivreando_ 18/08/2023

Tão complexo quanto empinar pipas
?Empinamos pipas, senhorita. Empinamos pipas no Afeganistão e chutamos a poeira, senhorita. Chutamos a poeira para ver em que direção o vento sopra.?

Lendo esse trecho assim, não faz muito sentido, mas foi o trecho que quando li meu emocional se desestabilizou totalmente.

Esse livro não é apenas um romance entre Liam e Billy, mas uma grande coletânea de ensinamentos culturais, emocionais e comportamentais.

Nesse livro acompanhamos Liam, um ex-soldado que luta para superar o passado e que tenta seguir em frente mesmo com os gatilhos que lhe causam a ansiedade.

A pintura parece ser a salvação não só para Liam, mas também para Yared e Nadir, refugiados em uma terra que é a esperança para eles, suas esposas e filhos. Porém, o preconceito e o olhar torto não parecem afetar a vontade que eles tem em vencer e viver uma vida feliz, a qual foram privados no passado.

Assim como a arte uniu Liam, Yared e Nadir, também irá unir o ex-soldado e Billy. Billy também é uma refugiada, e assim como os outros, não perde a esperança de viver uma vida a qual valha a pena.

Mas para o amor de Liam e Billy sobreviver, terão que vencer o passado trágico de Billy e o passado traumatizado de Liam.

Quem já conhece a escrita da Rhonda espera por algum tema mais forte, porém, acredito que não tem como superar os traumas e consequências da guerra, rebeliões e conflitos internos. Principalmente quando há crianças que ainda terão que superar muitas coisas para talvez conseguirem conquistar uma vida digna!

Um livro onde o amor, a amizade, a família, um cachorro e muitas telas para pintar, levam o leitor a viver grandes emoções, um pouco de raiva e frustração, mas muito calor humano!

Andrea Cristian 16/08/2023

História perfeita
Que lindoooooooo!
Resenha: Como não amar a história de Liam e Bily?
Além do lindo romance, Rhonda Forrest nos presenteia com uma história cheia de significados, muita amizade, carinho,resiliência e amor, muito amor.
Amor que tem várias vertentes, família, amigos e até desconhecidos que passam a ocupar nosso coração, se tornando parte de nós mesmos.
Liam tem um passado difícil, cujas marcas não cicatrizaram completamente. Billy é afegã, não tem família e luta diariamente para encontrar seu lugar.
Pessoas tão diferentes e com muita coisa em comum. Parecia fácil e certo que ficariam juntos, mas alguém envenena Billy contra Liam.
Liam conseguirá mostrar a Billy, o quanto é sincero e comprometido com seus sentimentos?
#lcleabhar