O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro dos Ventos Uivantes

Geise @leiturasdageh 05/04/2024

MAIS QUE FAVORITO
O morro dos ventos uivantes sempre será um livro que terá uma grande importância para mim. Primeiro porque foi o primeiro livro clássico que eu li na vida por livre e espontânea vontade. E foi o primeiro livro clássico estrangeiro que eu amei. E que me fez perceber que eu amo uma história melancólica, dramática, sombria.

E que bom que eu fiz essa releitura exatamente agora. Consegui me aprofundar na história e perceber coisas que na primeira leitura eu não dei atenção. E o que já era favorito, se tornou mais favorito ainda.

Nessa história vamos conhecer Heathcliff, um dos personagens mais detestáveis da literatura. Ele entra na história com 7/8 anos, quando é adotado pele Sr Earnshaw, pai de Hindley(14 anos) e Catherine (6 anos). E nessa primeira parte, sofre muito preconceito, é muito desprezado. O único que o trata bem é o homem que o adotou e após sua morte, a vida de Heathcliff se torna pior ainda. Até que ele foge e ninguém tem notícias suas por 3 anos. E sem ninguém mais esperar ele retorna.Totalmente diferente e com muita sede de vingança.

Eu li tentando compreender e justificar as atitudes de Heathcliff após esse retorno. Mas a cada coisa que ele fazia ficava impossível ter compaixão por ele. Ele fez uma escolha, e decidiu ser uma pessoa má. Destruiu a vida de muitas pessoas. E fez muita coisa horrível e sem remorso. Porém, ele é o segundo personagem mais interessante dessa história.

Para mim, o personagem que mais me interessou e que ganhou, além da minha atenção, meu coração, foi Hareton. Filho de Hindley e Frances, conhecemos ele desde bebê. E com ele percebemos o quanto o meio que a criança está inserida pode influenciar no seu caráter. Mas que não pode corromper totalmente seu coração. O caminho de fazer o bem e fazer o mal é uma escolha que fazemos consciente, a partir do momento que temos esse entendimento.

Ainda quero fazer um post trazendo curiosidades e falando um pouco sobre cada personagem. Mas já deixo aqui minha indicação para quem curte uma história sombria e que nos proporciona grandes análises sobre o ser humano.

Já leu O morro dos ventos uivantes? Tem vontade de ler?

Chimas.leituras 21/03/2024

Impressionante!!
Essa foi uma leitura em que me surpreendeu muito, personagens, escrita e edição!
Comecei lendo com total entusiasmo e terminei ele com total apego emocional, recomendo demais essa leitura, vale muito a pena!

leitor_existencial 16/11/2023

Amo odiar
Em "O Morro dos Ventos Uivantes", somos transportados para a Inglaterra interiorana de 1801 e acompanhamos a trajetória de três gerações das famílias Earnshaw e Linton, bem como a história de amor e ódio entre Heathcliff e Catherine. Assim, podemos considerar a obra como um romance de formação, pois conheceremos os personagens desde suas infâncias até quando se tornam pais, momento em que a narrativa se concentra nos filhos dos personagens.

Trata-se de uma obra que desperta sentimentos conflituosos em relação a cada personagem, pois são, em sua grande maioria, detestáveis, mesquinhos, cruéis, mimados, entre outros adjetivos negativos. E foi isso que me fez gostar tanto da história. Ela nos mostra o verdadeiro rosto das pessoas, humanizando-as e não se prendendo a torná-las inimaginavelmente perfeitas. Como costumo dizer: eu amo odiar os personagens desse livro.

Eu já havia lido "O Morro dos Ventos Uivantes" em 2020 pela edição da Principis, mas simplesmente não me interessou muito pela história. No entanto, com essa releitura, pude ter uma experiência totalmente diferente. Conectei-me com os personagens e pude imaginar aquela ambientação sombria e gótica. A edição de Faro, com tradução de Sandra Martha Dolinsky, arrasou muito.

"O Morro dos Ventos Uivantes" é um dos grandes clássicos mundiais. Único romance publicado pela autora Emily Brontë, essa história inspira e, ao mesmo tempo, desperta tamanhas emoções em seus leitores. Sentimos a raiva, o ódio, o amor tóxico, a impunidade e a esperança.

Karini.Couto 13/11/2023

Amo reler histórias marcantes e favoritas e mais uma vez reli esse clássico, só que agora na edição da @editorafarooficial - impecável (editora ❤️)

Para quem ainda não conhece esse livro, vai um pouco sobre ele:

Sabe aquela história que te marca e te faz refletir muito? Mas que tem personagens detestáveis, com ações que te deixa perturbado?? "Como assim?" - Isso ocorre em "O Morro dos Ventos Uivantes". Os personagens não são cativantes, não são queridos e tem relacionamentos tóxicos, que para alguns é visto como exemplo de amor real e puro, enquanto para outros, exemplo do que não queremos na vida.

Mas em relação ao amor, é isso, tem essa dualidade e linha tênue entre amor e ódio, ser ou não ser, satisfação e tristeza.. não é mesmo?

Porém é um livro que traz um ponto de vista desse sentimento em sua literalidade. Uma obra rica, que levanta discussões, se tornando atemporal e única.

Temos questionamentos psicológicos relevantes, trazendo ao foco a obcessão, por vezes confundida com amor.

Uma coisa que muitos não sabem, é que Emily Brontë, ao publicar esse livro em 1847, usou um pseudônimo masculino (Elis Bell), por conta da sociedade que naquela época, excluia as mulheres da vida pública, entre outros pontos interessantes de se observar ao longo das gerações.

A história é contada pela governanta Ellen Dean, conhecida como Nelly. O enredo se desenvolve após uma viagem, quando o patriarca traz consigo um órfão (Heathcliff) para viver em O morro dos ventos uivantes. Tratado como um filho favorito, o garoto acaba despertando raiva no filho primogênito do patriarca. Enquanto a filha caçula, Catherine, se aproxima do garoto se tornando bem próxima dele. É marcante como transparece as marcas da diferença social e personalidades marcantes entre ambos.

Catherine ama Heathcliff, mas se casa com Edgar, filho do proprietário da granja, afinal, ele poderia lhe dar o que o Heathcliff não poderia: vida luxuosa, status, e etc. E é a partir daí que temos o que mencionei antes, o que era amor, se torna obcessão, vingança, loucura, doença, desespero.. Marcando inclusive a vida de todos ao redor.

A trama traz muitas reviravoltas e reflexões, características marcantes da escrita da autora transbordam às páginas e nos impactam de tamanha maneira, que não é a toa que a obra se tornou um dos maiores clássicos da literatura, com questões profundas sobre o que chamamos de amor ou suas nuances sombrias!

Se eu recomendo? Um dos meus livros favoritos da vida!

site: https://instagram.com/alempaginas