Deslumbramento

Deslumbramento Richard Powers

Resenhas - Deslumbramento

Sidélia 14/04/2024

O futuro ali na esquina
"Deslumbramento", do autor Richard Powers, é uma obra de ficção que nos transporta para um futuro muito próximo, onde a humanidade alcançou a capacidade de conhecer as vidas que existiram ou existirão em outros planetas além da Terra. Essa premissa lembra o estilo de Isaac Asimov, que frequentemente explorava a ideia de viver fora do nosso planeta. No centro da trama está Theo, um biólogo astrônomo capaz de predizer por meio de equipamentos e pesquisa os tipos de vida em diversos planetas, o que adiciona uma camada fascinante à narrativa sem se tornar cansativa.

Além disso, o livro aborda um contexto político tenso, onde a religiosidade e a ciência entram em conflito. Theo enfrenta a escassez de recursos para suas pesquisas devido a políticas governamentais influenciadas pela religião, o que acrescenta uma crítica interessante à forma como a sociedade lida com a ciência e seus recursos.

Não posso deixar de comentar a parte óbvia, mas igualmente cativante, é a história de um pai viúvo e seu filho neurodivergente, que enfrentam desafios juntos. O tratamento experimental que eles exploram oferece uma visão intrigante do futuro da medicina, especialmente para pessoas com necessidades especiais, como o filho de Theo, que sofre de TDAH.

Outro aspecto envolvente é a presença constante da esposa falecida de Theo, Aly, uma ativista ambiental cujo legado permeia toda a narrativa. A maneira como o autor entrelaça temas como astronomia, biologia, política e questões sociais cria uma trama rica e multifacetada.

Além disso, o livro oferece uma visão provocativa de um futuro próximo, onde desastres naturais, crises políticas e pandemias são uma realidade, ecoando preocupações contemporâneas. Essa narrativa sutilmente entrelaçada com elementos futuristas e questões atuais me lembra obras como "Quando as Espécies se Encontram" de Donna Haraway, que também explora os impactos das ações humanas no mundo natural e suas consequências para a vida humana.

"Deslumbramento" é uma obra que me deixou intrigada com suas reflexões sobre o espaço-tempo, astrobiologia e tratamentos inovadores, enquanto oferece uma crítica perspicaz sobre a interseção entre ciência, política e religião em um futuro que parece cada vez mais tangível.

Por fim, o menino Robin e Theo me deixaram emocionada em vários momentos com seus picos de emoções em desordem. É um livro emocionante ?

izabelics 28/03/2024

"Deslumbramento" é um livro de construção primorosa e cuidadosa, porém com termos e ambientações científicas que tornam difícil a conexão com a história em primeiro momento.
Consegui fluir melhor na leitura dessa história quando aceitei me levar mais pela emoção que fluia ao desenrolar os acontecimentos do que pelo entendimento e lógica do que se construía nas linhas a seguir.
Somos apresentados a capítulos sem nomes, curtos, inseridos em planetas e transferidos em rotinas, sem preparação ou aviso prévio, mas tudo funciona bem quando deixamos o sentimento levar.
Théo é o pai, astrobiologo, pesquisador e marido em luto. Robin é uma criança sensível, em crise, filho em luto pela mãe. A criança precisa de tratamento, tão logo percebemos que algo disfuncional o tira de órbita, mas o pai que não o vê dentro de rótulos e nem correspondendo a laudos, se recusa a medicá-lo.
Uma alternativa realmente digna de ficção científica; neurofeedback, um tratamento experimental e alternativo, que modula sentimentos na cobaia com base em esquemas cerebrais de sentimentos de outros voluntários, tudo através de inteligência artificial. Fácil de entender? Nem para mim.
O que parece ser a salvação (cura?) para pai e filho, logo se revela como alternativa saudável e promissora para ajudá-los a deixar os maus momentos para trás.
No entanto, esse é apenas o começo da jornada. Uma criança tão sensível e especial consegue se curar mesmo vivendo em um esquema social falido? Em um mundo em colapso onde tudo é tirado da natureza e nada é preservado? Seremos nós capazes de sobreviver à alienação social e ao sistema político falido que perpetua o golpe e sua ganância por poder? Aonde nos levará a depredação da ciência e endeusamento da ignorância? Como trazer ao mundo mais vidas quando assistimos espécies e maravilhas morrerem por nossas mãos?
Bem escrito, visceral, triste. Um espelho do caminho que a humanidade faz sem se prontificar em mudar e sem se abalar. Um triste retrato de quem somos.

giovanna990 14/03/2024

Magnífico e devastador. o livro reúne diversos assuntos atuais e importantes, como as mudanças climáticas, neurociência e exploração do cosmos. adorei a leitura não só por ter sido um grande aprendizado, mas consegui ser impactada de forma que poucos livros conseguem.

Daniel 01/11/2023

Não é uma resenha, só um comentário
Tristíssimo.
Do tipo não de fazer chorar, mas de deixar deprimido.
Gera reflexões, etc. Mas esteja preparado.
Raquel.Furchinetti 02/11/2023minha estante
Nossa, fiquei curiosa agora.

GIPA_RJ 23/11/2023minha estante
Encontrei na livraria e comprei para presentear uma amiga médica neurologista homeopata que faz um belo trabalho com crianças .