Manual de leitura em voz alta

Manual de leitura em voz alta Jim Trelease

Resenhas - Manual de leitura em voz alta

Karol 12/04/2024

O óbvio deve ser dito
Deveria ser leitura obrigatória para sair da maternidade! Muito bem embasado apesar de estar defendendo uma premissa óbvia "ler para uma criança faz pode mudar a vida dela"

Pavozzo 17/03/2024

Diferente do que esperava, mas útil.
Caro(a) amigo(a) Skoober,

Sabe quando você tem uma expectativa em relação a um livro, mas no decorrer da leitura descobre que não era bem aquilo que havia imaginado? Pois então. É o que aconteceu-me aqui; explico:

Diferentemente do que eu esperava de um "manual", ou seja, um livro prático cujo objetivo é ensinar-lhe fazer alguma coisa, encontrei aqui uma série de pesquisas e razões que justificam a necessidade da leitura "em voz alta". Há sim algumas considerações sobre como praticá-la, mas estas ocupam uma fração menor da obra. O enfoque do autor é apresentar-lhe os benefícios cognitivos que se obtêm através dessa atividade - especialmente aqueles relacionados à literacia e ao desenvolvimento da linguagem em crianças e adolescentes.

Aliás, o mais correto acima seria dizer "autora" ao invés de "autor", pois esta edição é uma versão da obra de Trelease reescrita por Cyndi Giorgis. Apesar de feita sob os auspícios do autor original, não é a voz nem o estilo dele que estão presentes aqui. Não é também original a lista de autores e obras que você encontrará nas últimas páginas, mas acho que foi uma decisão acertada da editora fornecer um guia "adaptado" às disponibilidades do mercado brasileiro.

É dito na introdução que esta obra nasceu como um livreto de 30 páginas, as quais foram publicadas posteriormente em formato de livro com sucessivos acrécimos a cada nova edição. Acho que eu prefereria ter lido apenas o livreto ao invés de uma peça de 250 páginas que provavelmente vai interessar mais apenas aqueles que desejam referências acadêmicas sobre o assunto.

Pelo menos agora sei quais livros vou comprar para o meu sobrinho... ?