¿Qué pasa, Argentina?

¿Qué pasa, Argentina? Janaína Figueiredo

Resenhas - ¿Qué pasa, Argentina?

Danilo546 21/02/2024

Nome: ¿Qué pasa, Argentina?
Autora: Janaína Figueiredo
País de origem: Brasil
Período de leitura: 19 a 21/02/2024

Comentário SEM SPOILERS: Sempre que eu viajo para algum lugar eu gosto de ler livros sobre o local ou escritos por autores de lá, no caso da ficção. Para começar meu ?Projeto Argentina?, comecei com esse livro de uma brasileira que morou mais de 30 anos em Buenos Aires e percorreu diversas regiões do país cumprindo suas funções como jornalista. Eu achei tudo muito bem escrito, numa linguagem clara e precisa até mesmo nos capítulos que retratam a política argentina (que é MUITO confusa). No entanto, ao terminar de ler, fiquei incomodado com o fato de, em sua maior parte, ela retratar apenas aspectos negativos da Argentina: o caos político, a inflação altíssima, as grandes ondas de migração, etc, em detrimento de aspectos interessantes sobre a cultura, a culinária e natureza argentinas, por exemplo. Ela fala, sim, do futebol e do cinema, no que foram meus capítulos favoritos, justamente por sair do tom pessimista dos outros capítulos, e acho que ela poderia ter abordado mais os pontos positivos do país e não focar apenas nos negativos (que são importantes e deveriam mesmo ser trabalhados, minha crítica não é quanto a esse ponto). Ao final, acho que valeu à pena a leitura, recomendo para quem quiser entender mais sobre a política argentina, mas fica aí minha crítica quanto à ausência quase completa de elementos otimistas e positivos sobre o país, deixando o livro incompleto. ???

Alan Proença 05/02/2024

Resumão dos Principais Acontecimentos na Argentina ??
Estive na Argentina há pouco tempo e confesso que fiquei encantado pelo país. Porém, a curiosidade tomou conta e quis entender o real motivo de um país tão belo estar em uma crise há anos.
Infelizmente, eu não falava castelhano e não conseguia comunicar-me com os Argentinos e não consegui matar a minha curiosidade..
Então, quando retornei ao Brasil, busquei livros e matérias que pudessem contar um pouco dessa história, quando me deparei com esse livro ?¿Qué pasa, Argentina??.
Um livro que, na minha opinião, é um belo resumo de todos os acontecimentos na história da Argentina, em especial questões políticas. O livro também aborda a paixão do argentino pelo futebol, o cinema maravilhoso da Argentina e o drama no dia a dia dos argentinos.
Eu super recomendo esse livro, mas não vá achando que em um livro de 192 páginas a autora vai contar toda a história Argentina, pois isso seria impossível. Aqui você vai encontrar um belo resumo dos principais acontecimentos.
Mateus.Frota 31/03/2024minha estante
Ele é bem didático e simples mesmo, recomendável.

Tiago 05/01/2024

Um breve panorama sobre nossos vizinhos
A obra apresenta um olhar geral sobre os argentinos, especialmente sua relação com o futebol, o cinema, a economia e a política.

Apresenta alguns erros, como quando afirma que o Boca Juniors nunca ganhou a Libertadores, ou que a Argentina disputou a final da Copa de 78 contra o Peru.

Vale como livro de entretenimento e curiosidades, mas não oferece um olhar amplo e aprofundado sobre a Argentina e seu povo (nem acho que era esse o objetivo da obra).