O Príncipe

O Príncipe Nicolau Maquiavel




Resenhas - O Príncipe


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


lismara_is 29/05/2024

"É muito mais seguro ser temido do que amado"
Não sei ao certo como "julgar" esse livro, sem dúvidas foi um dos mais diferentes das obras que estou acostumada a ler, porém, surpreendente, eu gostei bastante. Admito na minha cabeça eu ia odiar a leitura e não entender nadica de nada , contudo quebrei a cara, Maquiavel tenta ensinar com exemplos como um Príncipe deve governar ( é bem mais profundo que isso , mas no geral é isso).
A leitura não é tão fácil, confesso que passei mais parte pesquisando sobre significados ou tentando entender o que o Nicolau queria de fato dizer do que lendo o livro em si.
Entretanto , estou muito feliz por ter conseguido terminar e entender alguns ,pelos menos, dos diversos debates presentes ao decorrer dos capítulos. Essa obra é totalmente necessária, mesmo que seja um pouco de complicada de entender ela é carrega de política, críticas ( muitas vezes até atuais ) , fatos históricos, e muito mais. Existem muitas partes que me fizeram refletir bastante, coisas ,as vezes, tão óbvias que eu nem sequer tinha notado.

Realmente um baita de um clássico, a nota de fato não poderia ser outra.
comentários(0)comente



Hiária 22/05/2024

Viveu pra contar histórias
Maquiavel teve a oportunidade de vivenciar as guerras e conflitos dos líderes em buscar de poder e além disto, pesquisar histórias do passado e escreve um baita resumão de como ser e se portar para tomar, usurpar, oprimir, vencer, não importa os desafios que houver pelo caminho.
comentários(0)comente



RobsonDunamis 22/05/2024

Conformando como é atemporal a obra. Repleto de conselhos e ensinamentos que, apesar de destinados aos principados regentes, podem ser aplicados às situações numa visão micro, tanto na sociedade como nas diversas facetas de nossa existência.
RobsonDunamis 22/05/2024minha estante
Lê-se "Confirmando como..."*




Henrique109 21/05/2024

Uma reflexão com base na história
O livro se propõe a ser meio que um manual teorico de como gorvernar uma província, tem muitas ideias interessantes propostas pelo maquiavel mas sempre fico com a impressão que dava pra ser mais teorico e profundo do que ele foi, mas claramente não era a propostas do mesmo. Se por um lado ele não foi tão longe quanto podia, ele usou e abusou da historia pra fundamentar o que dizia. Muito interessante, uma leitura curta e direta.
comentários(0)comente



Janaina 20/05/2024

O Que é melhor, ser amado ou temido?
Um livro que expressa muito conhecimento, com uma leitura meio complexa, talvez seja pelo fato de eu não ser acostumada a ler esse tipo de livro. Um ótimo livro para quem gosta de filosofia e história, eu achei que tem alguns conteúdos abrangentes. Um livro curto, mas repleto de conhecimento.
comentários(0)comente



Julia Barrow 17/04/2024

"Todos veem o que tu aparentas, poucos sentem o que tu és"
Quem sou pra julgar uma obra assim? Lida por sei lá quantas personalidades antigas, traduzida centenas de vezes?
Não tenho formação pra criticar livros como esse, então a nota que eu dei se refere APENAS a minha experiência como leitora. Porque eu e você sabemos que é muito injusto julgar um livro daquela época no contexto atual.

Enfim, é isso. Gostei do jeito como o Maquiavel escreve, ele é bem direto ao ponto, sabe? Mas sendo bem sincera, o livro acaba ficando meio chatinho porque exemplifica muitas situações, só que todas elas estavam ocorrendo/ocorreram na época do Renascimento ou ANTES, então eu não pude entender muito bem. Mas vale a leitura se você gosta de história ou filosofia.
comentários(0)comente



David Ribeiro 19/03/2024

O Príncipe
Neste clássico escrito em 1.513, acompanhamos Nicolau Maquiavel em sua ousada obra: O Príncipe. O autor não se esquiva, em apontar os defeitos, erros e demais mazelas de um ?governo? e de seus ?governadores?. Não se prendendo numa idealização de como um ?Estado? deveria ser, e sim como ele é.

Nesse compilado de ensinamentos, Nicolau nos ensina, quais são os tipos de principados, príncipes, formas de sucessões, papel da igreja nesses acontecimentos, formas de tirania, opressão do povo, vilania mascarada de bondade e sobretudo a busca de governadores por poder, seja através de ações populistas, hereditariedade, golpe ou por meio da força.

A expressão ?político maquiavélico? faz enorme sentido, aprenderam a receitinha de Maquiavel, direitinho.
Leitura bem atual e necessária, promove um boa reflexão e clareza.
comentários(0)comente



Linaaaaa 16/03/2024

Cirúrgico
O livro se trata de um "manual" para entrar e manter sua posição como governante. Por meio de alguns exemplos, vemos estratégias q funcionam e que não.
comentários(0)comente



Rick177 15/03/2024

Maquiavel é muito maquiavélico..
O livro mostra de maneira muito simples, sem palavras rebuscadas nem nada difícil de compreender, quais são os tipos de principados, como se tornar príncipe e as características que devem ter.
Sobre essa edição em si, é bem bonita, capa dura, mas encontrei alguns problemas de tradução que tive que dar uma pesquisada para bem entender (por não ser uma edição crítica). Para ler de maneira casual e entender o que maquiavel dizia, este livro é muito bom.
comentários(0)comente



Leonardo1121 13/03/2024

Sobre O Príncipe
Um clássico, com defeitos e marcas de seu tempo, porém ao mesmo tempo muito atual e marcante para a análise política atual.
comentários(0)comente



totosiqueira 06/03/2024

Nem grandes palavras poderiam descrever tamanho livro
Maquiavel, um dos mais renomados livros da literatura política, é, por si só, um grande exemplo de como guiar-se por estratégias e ideais de poder e conquista.
Este livro, como um todo, trouxe-me ensinamentos sobre virtude e prosperidade que de fato forma um príncipe!
A obra "O princípe" é recomendável para quem deseja adentra-se no mundo político, devendo-se ter cautela diante de ideias complexicas e exemplos históricos com alto teor de detalhes. Em sumo, leiam e retornarão com um diploma de "formando de Direito" ?.
comentários(0)comente



Acaui 21/02/2024

Muito bom!!!
Meu professor de sociologia recomendou que eu lesse para fazer o vestibular.
Eu gostei muito do livro, achei muito boa a edição e a diagramação dele.
comentários(0)comente



Danilo.Sousa 02/02/2024

O Príncipe
Nicolau Maquiavel foi gênio em sua obra, nos apresenta uma diversidade de maneiras de como reger. Ou melhor, como conduzir, como agir, como ser um bom príncipe. Mas, para os dias de hoje, posso afirmar que todos os sentimentos escritos por Maquiavel não são em vão. Pois, certas situações ainda são bem nítidas para os dias atuais, apenas mudaram os personagens. Ou seja, Maquiavel apresenta um período de reis, rainhas e príncipes. E tudo isso que se lê em sua obra pode se ver.nos dias hodiernos com os políticos: presidentes, senadores, ministros e ...etc. Portanto, com essa leitura afirmo que a obra de Nicolau Maquiavel ainda são escritos bem atuais.
comentários(0)comente



karine.ccc 24/01/2024

Atemporal
Esse livro precisa ser lido.
Eu não foquei tanto em como manter o principado (que é o tema central do livro), mas em como muito das ideias expostas por Maquiavel se encaixam, além do principado, nas relações sociais e humanas que temos.
Muitas frases escritas por ele me tocaram muito.
O que mais dificultou a leitura pra mim, foi o fato dele sempre trazer fatos reais pra explicar determinado ponto. Isso faz com tu precise, ou deveria pelo menos, ter um conhecimento prévio da Itália da época e sobre alguns outros acontecimentos históricos, pra absorver melhor o conteúdo.
Em contrapartida, essa é uma das partes mais interessantes do livro, porque ele sempre associa a determinada realidade e comprova o que defende.
Excelente demais ver como as coisas escritas a 700 anos atrás continuam sendo verdades, apesar de todo esse "avanço" que a gente vive nesses últimos anos.
Indico demais demais demais.
karine.ccc 24/01/2024minha estante
500 anos atrás**




Luz_yoo 19/01/2024

Incrível
É uma leitura que se propõe a ser complexa inicialmente, por tratar de questões de principados e governos no geral. O livro é bem abrangente por abordar diversos assuntos como as tropas, tendências de eras e governantes, razões pelas quais certos homens perderam ou atingiriam sua ascensão ao poder, coisa assim.

No geral o livro é bem legal, principalmente se você curte história, alguns acontecimentos e nomes são referenciados aqui, particularmente não saquei tantas coisa. Foi uma leitura de valor primeiramente por agregar a meu fraco conhecimento de história, e também tratar muito de natureza humana, pois, assim como "a arte da guerra" o livro é bem abrangente quando se fala sobre tentar entender pessoas, o que na minha visão é bem interessante, um ser tão imprevisível e que pode tomar ações tão improváveis foi muito bem abordado em questões como guerras e decisões políticas no material. Por fim, eu creio que ele dialoga bem com o leitor em relação a liderança, como você manter uma imagem e prover o que aqueles que convém a você necessitam, a escrita pode ser utilizada paralelamente no nossos conflitos emocionais com o outro ou até mesmo para improver o aspecto liderança, o qual todos nós um dia já precisamos e iremos precisar assumir.

Livrozin legal, me diverti lendo por mais que precisasse prestar atenção, pra quem gosta de filosofia assim como eu o livro é zica, daria um 9 facinho.
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2