O Príncipe Nicolau Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Julia Barrow 17/04/2024

"Todos veem o que tu aparentas, poucos sentem o que tu és"
Quem sou pra julgar uma obra assim? Lida por sei lá quantas personalidades antigas, traduzida centenas de vezes?
Não tenho formação pra criticar livros como esse, então a nota que eu dei se refere APENAS a minha experiência como leitora. Porque eu e você sabemos que é muito injusto julgar um livro daquela época no contexto atual.

Enfim, é isso. Gostei do jeito como o Maquiavel escreve, ele é bem direto ao ponto, sabe? Mas sendo bem sincera, o livro acaba ficando meio chatinho porque exemplifica muitas situações, só que todas elas estavam ocorrendo/ocorreram na época do Renascimento ou ANTES, então eu não pude entender muito bem. Mas vale a leitura se você gosta de história ou filosofia.

David Ribeiro 19/03/2024

O Príncipe
Neste clássico escrito em 1.513, acompanhamos Nicolau Maquiavel em sua ousada obra: O Príncipe. O autor não se esquiva, em apontar os defeitos, erros e demais mazelas de um ?governo? e de seus ?governadores?. Não se prendendo numa idealização de como um ?Estado? deveria ser, e sim como ele é.

Nesse compilado de ensinamentos, Nicolau nos ensina, quais são os tipos de principados, príncipes, formas de sucessões, papel da igreja nesses acontecimentos, formas de tirania, opressão do povo, vilania mascarada de bondade e sobretudo a busca de governadores por poder, seja através de ações populistas, hereditariedade, golpe ou por meio da força.

A expressão ?político maquiavélico? faz enorme sentido, aprenderam a receitinha de Maquiavel, direitinho.
Leitura bem atual e necessária, promove um boa reflexão e clareza.

Linaaaaa 16/03/2024

Cirúrgico
O livro se trata de um "manual" para entrar e manter sua posição como governante. Por meio de alguns exemplos, vemos estratégias q funcionam e que não.

Rick177 15/03/2024

Maquiavel é muito maquiavélico..
O livro mostra de maneira muito simples, sem palavras rebuscadas nem nada difícil de compreender, quais são os tipos de principados, como se tornar príncipe e as características que devem ter.
Sobre essa edição em si, é bem bonita, capa dura, mas encontrei alguns problemas de tradução que tive que dar uma pesquisada para bem entender (por não ser uma edição crítica). Para ler de maneira casual e entender o que maquiavel dizia, este livro é muito bom.

Leonardo1121 13/03/2024

Sobre O Príncipe
Um clássico, com defeitos e marcas de seu tempo, porém ao mesmo tempo muito atual e marcante para a análise política atual.

totosiqueira 06/03/2024

Nem grandes palavras poderiam descrever tamanho livro
Maquiavel, um dos mais renomados livros da literatura política, é, por si só, um grande exemplo de como guiar-se por estratégias e ideais de poder e conquista.
Este livro, como um todo, trouxe-me ensinamentos sobre virtude e prosperidade que de fato forma um príncipe!
A obra "O princípe" é recomendável para quem deseja adentra-se no mundo político, devendo-se ter cautela diante de ideias complexicas e exemplos históricos com alto teor de detalhes. Em sumo, leiam e retornarão com um diploma de "formando de Direito" ?.

Acaui 21/02/2024

Muito bom!!!
Meu professor de sociologia recomendou que eu lesse para fazer o vestibular.
Eu gostei muito do livro, achei muito boa a edição e a diagramação dele.

Danilo.Sousa 02/02/2024

O Príncipe
Nicolau Maquiavel foi gênio em sua obra, nos apresenta uma diversidade de maneiras de como reger. Ou melhor, como conduzir, como agir, como ser um bom príncipe. Mas, para os dias de hoje, posso afirmar que todos os sentimentos escritos por Maquiavel não são em vão. Pois, certas situações ainda são bem nítidas para os dias atuais, apenas mudaram os personagens. Ou seja, Maquiavel apresenta um período de reis, rainhas e príncipes. E tudo isso que se lê em sua obra pode se ver.nos dias hodiernos com os políticos: presidentes, senadores, ministros e ...etc. Portanto, com essa leitura afirmo que a obra de Nicolau Maquiavel ainda são escritos bem atuais.

karine.ccc 24/01/2024

Atemporal
Esse livro precisa ser lido.
Eu não foquei tanto em como manter o principado (que é o tema central do livro), mas em como muito das ideias expostas por Maquiavel se encaixam, além do principado, nas relações sociais e humanas que temos.
Muitas frases escritas por ele me tocaram muito.
O que mais dificultou a leitura pra mim, foi o fato dele sempre trazer fatos reais pra explicar determinado ponto. Isso faz com tu precise, ou deveria pelo menos, ter um conhecimento prévio da Itália da época e sobre alguns outros acontecimentos históricos, pra absorver melhor o conteúdo.
Em contrapartida, essa é uma das partes mais interessantes do livro, porque ele sempre associa a determinada realidade e comprova o que defende.
Excelente demais ver como as coisas escritas a 700 anos atrás continuam sendo verdades, apesar de todo esse "avanço" que a gente vive nesses últimos anos.
Indico demais demais demais.
karine.ccc 24/01/2024minha estante
500 anos atrás**

Luz_yoo 19/01/2024

Incrível
É uma leitura que se propõe a ser complexa inicialmente, por tratar de questões de principados e governos no geral. O livro é bem abrangente por abordar diversos assuntos como as tropas, tendências de eras e governantes, razões pelas quais certos homens perderam ou atingiriam sua ascensão ao poder, coisa assim.

No geral o livro é bem legal, principalmente se você curte história, alguns acontecimentos e nomes são referenciados aqui, particularmente não saquei tantas coisa. Foi uma leitura de valor primeiramente por agregar a meu fraco conhecimento de história, e também tratar muito de natureza humana, pois, assim como "a arte da guerra" o livro é bem abrangente quando se fala sobre tentar entender pessoas, o que na minha visão é bem interessante, um ser tão imprevisível e que pode tomar ações tão improváveis foi muito bem abordado em questões como guerras e decisões políticas no material. Por fim, eu creio que ele dialoga bem com o leitor em relação a liderança, como você manter uma imagem e prover o que aqueles que convém a você necessitam, a escrita pode ser utilizada paralelamente no nossos conflitos emocionais com o outro ou até mesmo para improver o aspecto liderança, o qual todos nós um dia já precisamos e iremos precisar assumir.

Livrozin legal, me diverti lendo por mais que precisasse prestar atenção, pra quem gosta de filosofia assim como eu o livro é zica, daria um 9 facinho.

Cunha21 20/12/2023

Atemporal.
Acho que foi o primeira leitura >obrigatória< que eu realmente gostei. Desde o EM eu tive contato com a obra, mas nunca parei para ler, e é simplesmente, sensacional. Foi um pouco complicado, mas por ja ter essa aproximação de tantos anos, foi ficando cada vez mais claro e mais simples o entendimento.
Muito interessante como, depois de todos esses anos, ele ter de perpetuado sem uma escola literária como Platão ou Aristoteles, simplesmente por ser um homem a frente do seu tempo e ter entendido esse jogo louco que é a política.

Karen612 07/12/2023

"Na verdade, os homens ofendem ou por medo ou por ódio."
Nunca tive intenção de ler este livro, mas agora agradeço a oportunidade de explorar algo tão interessante. Nicolau Maquiavel reuniu conhecimentos de uma parte considerável de sua vida e o resumiu tão bem em menos de 100 páginas que não ouso duvidar da dedicação de tal homem.
A leitura é um pouco complicada e eu precisei ir com calma, todavia é inexplicável a gostosura do conteúdo tratado no livro. Maquiavel trouxe um cenário que se torna atual, mudando apenas os títulos.

Super recomendo!!!

Renan Granado 01/11/2023

Ser Amado ou Temido?
Um livro um pouco difícil de ler e entender, bem antiético, todavia se trata de como conquistar o "poder" político. Maquiavel explica sobre como entender e o que se passa na política, e assim se perpetuando no poder, a mensagem do livro é: "é melhor ser amado do que temido, ou antes temido do que amado?"

NOTA: ?????

soso.taylors 20/09/2023

É atemporal. Nicolau Maquiavel simplesmente estava a frente de seu tempo, ele decifrou todas as nuances do principado e os resumiu em menos de noventa páginas. Ele foi o craque do jogo!!!