Trilogia Shakespeariana

Trilogia Shakespeariana Gianni De Luca

Resenhas - Trilogia Shakespeariana

Dango Yoshio 07/04/2024

Obra de arte
Muito se fala de quadrinhos e cinema, mas aqui o negócio é a transposição de uma peça teatral para as páginas dos quadrinhos.

Não tem muito o que falar das histórias porque é Shakespeare, os clássicos A Tempestade, Hamlet e Romeu & Julieta. O foco aqui é o jeito magistral que De Luca constrói as páginas, com a simultaneidade de cenas, os personagens passeando pelo cenário.

Não tem palavras que descrevam a genialidade de Gianni De Luca, você tem que ver pra entender.

Iva Ulisses 11/03/2024

De Luca e a linguagem das HQs
Obra para quem ama HQs, aqui as três adaptações das peças de Shakespeare não são o mais importante( imaginem!), o que brilha é a forma como Gianne de Luca traz para a linguagem dos quadrinhos as histórias... quadros, textos, perspectivas... ritmo acelerado... Maravilha! Agradecimentos a editora Figura por trazer o livro.

jessiviesser 22/11/2023

RESENHA | Trilogia Shakesperiana (Gianni de Luca)
O que mais chama a atenção nesse trabalho são as composições das páginas do Gianni de Luca que estão surpreendentes. Uma belíssimo quadrinho para se ter na coleção.

Recomendo a leitura!

Felipe HQs e Mais 28/10/2023

OBRA PRIMA!
?? Obra-prima! Magnífica! Não há elogios suficientes para descrever o gigantismo gráfico, criativo e inventivo de Gianni de Luca em 'Trilogia Shakespeareana', da editora Figura.

?? A HQ reúne três adaptações do italiano Raoul 'Sigma' Traverso de obras de Shakespeare: 'A Tempestade', 'Hamlet' e 'Romeu e Julieta'. Fugindo da tradicional divisão de páginas em quadros, De Luca criou um estilo próprio, inédito na linguagem da nona arte, que experimentava então novas abordagens e conteúdos.

?? O ano era 1975 quando o desenhista italiano, arquiteto de formação (o que explica o nível estonteante de detalhes de suas construções) adaptou as obras do escritor inglês aos quadrinhos. Principalmente a partir da segunda história, Gianni desenha cenários de página inteira, às vezes página dupla, com técnicas impressionantes, como o pontilhismo. E ali, deslizando pelas áreas das páginas, estão os personagens e coadjuvantes, andando pelos cenários, como num palco, numa narrativa de deslocamento no espaço e tempo inéditos até então!

?? As técnicas de De Luca em 'Trilogia' são muito comparadas, com razão, às técnicas de filmagem no cinema e aos posicionamentos em cena dos atores no teatro. Não à toa, De Luca influenciou muitos artistas nos quadrinhos a partir de suas obras. Frank Miller, por exemplo, teve o italiano como fonte de inspiração para seus trabalhos, principalmente em Elektra.

?? "Quem não é original é um assento", disse De Luca a sua filha Laura, no belo prefácio da edição da Figura. Como é gratificante, depois de tanto tempo e de tantas leituras, descobrir a originalidade de um gênio no traço como Gianni de Luca! @figuraeditora, parabéns por esse resgate histórico! E por favor: nos traga mais obras do italiano!

Allison 22/09/2023

Simplesmente deslumbrante
Simplesmente deslumbrante a cada virada de página, o fluxo narrativo de cada quadro, enquadramento é de uma beleza fora do normal, todas as três adaptações aqui presentes são muito, mas muito acima da média, e não falo só no quesito gráfico, ou de quadrinhos, ouso em dizer (kkkk) que estão aqui presentes algumas das melhores adaptações da obra do bardo inglês em qualquer midia.
A fluidez do traço junto com a narrativa muito bem encaixada faz disso aqui uma obra prima sem comparações. Brilhante, simplesmente.