Assombrações de Campinas

Assombrações de Campinas Thiago de Souza...

Resenhas - Assombrações de Campinas

Mi Abrahão 29/04/2024

Uma coletânea de lendas urbanas e histórias de assombrações da cidade de Campinas. Algumas muito famosas, outras inéditas (pelo menos para mim). Uma leitura interessante, diferente e assustadora.

BiaBozo 30/09/2023

Um ótimo livro com conceito histórico
? Qualidade do Enredo: O fato de o livro ser dividido em contos curtos e direto ao ponto faz com que ele seja muito simples de ler, sem ficar carregado com histórias enormes que se perdem nos próprios detalhes. É um livro muito bem organizado e escrito, apesar de ser um pouco difícil de ler, teve claramente uma pesquisa e envolvimento na escrita para trazer histórias que se encaixam bem em cada ambiente da cidade que talvez até já conhecêssemos. Também encaixando aqui como as artes de cada capítulo complementam belissimamente cada história, trazendo vida e tornando palpável o que estamos prestes a ler. Uma estrela.

? Fluidez da Leitura: Um livro curto, facilmente lido em uma sentada, mas que infelizmente não apresenta uma fluidez confortável. O fato de as histórias serem detalhadas mas resumidas ao seu essencial, deixa a leitura muito dinâmica podendo ser lido no decorrer de dias, uma história ao dia. Mas a linguagem rebuscada foge ao intuito, que seria contar histórias mais próximas dos locais e que nos tornasse parte dela. O exagero nas palavras em todas as histórias, descrições desnecessárias para dar ênfase e praticar o exagero tornam a leitura lenta e, principalmente para mim que tenho TDAH, uma leitura maçante em certos momentos. Nenhuma estrela.

? Originalidade: Esse é o ponto chave do livro, só aqui já merece todas as estrelas. Escrever sobre histórias mirabolantes passadas de geração em geração, que mantém viva não só uma cultura mas os membros de uma sociedade a muito enterrada... a MINHA sociedade. Essa é uma história que grita e clama originalidade. Talvez você já tenha ouvido uma ou duas dessas histórias, mas eu te garanto que aqui encontrará outras que jamais imaginou e tirar disso todo o conhecimento histórico que cada uma dessas histórias carrega consigo. Meia estrela.

? Efeito Chiclete: Acredito que por ter um ritmo mais lento e nos dar a flexibilidade da leitura em dias distintos, não sinto o efeito chiclete durante a leitura. Ao contrário do momento em que finalizei o livro e cada uma das histórias criaram seus próprios apartamentos na minha mente e lá se instalaram. Meia estrela.

? Final Satisfatório: Como não é um livro linear com apenas um final, julgando todos os finais de cada uma das histórias posso afirmar que todas elas tem finais completos e que não nos deixam questões em aberto, assim como as histórias não ficam sendo finalizadas na pressa e perdendo sua essência. Uma estrela.

? Potencial apelativo: Posso apenas copiar minhas palavras de Originalidade. É um livro que chama a atenção desde o momento que ouve falar sobre ele. Um preço acessível e sendo vendido na sua melhor forma. Uma estrela.

Nota final ????

MarcosQz 25/08/2023

"O medo chegou como uma nuvem."

Elesbão e a forca que nasce é o primeiro relato do livro, que já começa a com um horror que arrepia a alma, retornando ao período escravista de 1830. Logo de cara o susto pelo horror causado por simples prazer e ódio. O conto seguinte é quase uma continuação, não menos horrível. O que nos faz entender um pouco mais, pelo horror, porque Campinas ainda é considerada, como diz no livro, uma cidade "provinciana, escravagista e aristocrática".
Maria Jandira dos Santos é uma história triste, de amor e horror, de brigas e desejos e de covardia por algo que não possuímos de verdade: o nome. Até mesmo Hilda Hilst está presente nessa coletânea de horror, com as vozes dos mortos que procurava.
O Cemitério da Saudade é uma personagem à parte com suas histórias e relatos que ao mesmo tempo são maravilhosos e horripilantes. Carlos Gomes, grande maestro desprezado em sua própria cidade, também está no livro, assim como sua mãe, distantes em seus assombros.
Até mesmo a prefeitura da cidade é palco de assombrações. Thyago de Souza, Silo Sotil e Matheus Hass com suas artes incríveis recontam a história de Campinas de forma única e inusitada, uma forma de conhecer a cidade, sua formação e construção, de forma bem diferente da ensinada nas escolas.
Assombrações de Campinas é uma obra maravilhosa, carregada não só de histórias assombradas, mas também de histórias e relatos de amor e tristezas do povo que aqui passou e que, talvez, continuem a passar enquanto procuram seus descansos.