The Legacy of Yangchen

The Legacy of Yangchen F.C. Yee

Resenhas - The Legacy of Yangchen

JoaoVictorOF 18/03/2024

Yee está mais precoupado em acariciar o próprio ego do que construir uma história satisfatória
Meu desagrado com a escrita e as escolhas do autor vinham se acumulando desde os livros da Kyoshi e agora o balde transbordou: o ranço venceu.
Já tinha pontuado em resenhas anteriores o quanto F. C. Yee parece interessado em retirar qualquer magia e encanto que o universo de Avatar oferece para focar na parte mais mundana e sórdida, para a minha incredulidade. Ele tem um fascínio por explorar a politicagem, as maquinações, os acordos econômicos, as traições. A impressão que tenho é que ele quer se tornar o Gerge R. R. Martin desse universo. Não chega nem perto.
Um voo menos ambicioso teria resultado em uma história simples, porém gostosa de acompanhar. O que temos em vez disso é um requentado do enredo que sobrou do primeiro livro, dolorasamente repetitivo, lotado de personagens pouco memoráveis e com caracterizações fracas a serviço de um enredo insatisfatório. Tudo tem que ser tenebroso; nada pode ser genuinamente positivo e leve. Nada ilustra melhor essa tara por complicações desnecessárias para mim do que a perversão que se vê aqui da Ordem do Lótus Branco. É um vício de tentar surpreender o leitor a cada página, uns twists que não acrescentam quase nada. A própria escrita é ambiciosa além da conta para uma fantasia YA e isso também me cansou.
Só salvo desses livros a protagonista e seu nem tão fiel escudeiro. Yangchen e Kavik são os únicos pontos de luz em meio a esse breu, mas sofrem pela falta de desenvolvimento. Suas questões pessoais ficam quase de escanteio em meio à muvuca da trama principal. O livro teria se beneficiado muito em ser uma história focada em seus personagens ao invés do enredo.
Enfim, eu espero que o envolvimento de Yee nas novels termine por aqui mesmo. Não acho que ele seja um autor terrível, simplesmente acredito que ele deveria canalizar sua criatividade para um outro objeto, um que seja mais compatível com seu estilo e interesses.
Igor201 04/04/2024minha estante
Uma parte que eu achei extremamente positiva de todos os livros foi justamente trazer o peso da "politicagem". Isso a gente quase não tem nos desenhos. Lá a gente tem a parte leve.

JoaoVictorOF 04/04/2024minha estante
Eu entendo que tem quem ame esse lado. Eu simplesmente cansei depois de quatro livros nesse tom e não acho que Yee seja tão bom escrevendo sobre isso.

Caio 08/05/2024minha estante
viajou monildo, gostei muito da versão mais crua e complexa, deu profundidade ao universo

Arthur.Borel 16/02/2024

The Legend (e reascensão) of Yangchen
A história da nossa Avatar calva favorita chega ao fim meio que da mesma maneira que começou, com muita política e um pouco mais de explosões.

O ritmo desse segundo livro se animou mais um pouco, porém a história segue sendo bem politizada e "pé no chão". A relação da Yangchen e Kavik é interessante de acompanhar, e a narrativa da reconquista da confiança é meio diferente do que eu esperava.

Yangchen tem um crescimento grande na história, porém sutil. Diferente do Aang, que teve o artifício do Deus ExMaquina para resolver seus conflitos, Yangchen encara seus dilemas morais de frente e sacrifica seus próprios ideias para o bem maior, ela é ardilosa e violenta quando se é necessário, e isso faz dela pra mim uma das mais sábias Avatares da franquia.

Tati 18/04/2024

Bom, mas poderia ser melhor.
Gostei da leitura, mas sinto que poderia ter sido muito melhor. Não acho ruim a história ser focada na política, mas sinto que grande parte desses conflitos apareceu por mera formalidade. O início foi um pouco lento. Da metade pro finalzinho, as coisas começaram a dar uma melhorada, finalmente senti vontade realmente de continuar a leitura para saber o que viria.
Conhecer Yangchen e Kavik foi muito bom. Mas queria mais deles. Não sei exatamente como explicar, mas senti falta dos personagens aparecendo de uma forma mais individual, sentimental. Não apenas os dois, mas o resto do "time avatar". A política ficou acima de tudo e qualquer coisa nesse livro. Os personagens foram somente meios da história andar, sem muito foco neles.

Igor201 04/04/2024

Gostei bastante desse livro. Trouxe elementos que veremos tanto em Kyoshi, quanto em Aang e Korra. Todos livros de Yee trazem a parte política e a parte mais sórdida que, se levarmos Avatar ao mundo adulto ou jovem, inevitavelmente nos deparamos. Gostei das dobras novas, gostei da forma como o Lótus Branco apareceu.
Tem algumas partes cansativas. Acho que ou poderia ser mais curto, ou trazer mais enredo. Mas no geral, é um ótimo livro pra conhecer mais do universo Avatar!