Grande Hotel Brasil

Grande Hotel Brasil Fernando Couto de Magalhães

Resenhas - Grande Hotel Brasil

Nicole781 10/05/2024

Um livro com a sensação de lar.
Eu amei essa leitura do começo ao fim, a trama é intrigante, te prende, o plot é inimaginável, e o melhor de tudo, esse livro tem a sensação de casa ??, lendo um livro nacional e atual a gente consegue entrar na história de uma maneira tão profunda, você lê sobre coisas da sua infância, sobre lendas, sobre coisas que você conhece, foi uma viagem até as minhas memórias, amei cada minuto dessa leitura.
Fernando 14/05/2024minha estante
Nicole fico muito feliz pela sua resenha. Muito obrigado pelo carinho!

Leonardo 25/04/2024

Resenha do Porão Literário
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Grande Hotel Brasil lançado de pela Editora Dialética. O livro é de autoria de Fernando Couto de Magalhães e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

"Uiara, mãe d'água,
Das profundezas ela observa,
O chacoalhar do sol sob as ondas,
A ganância e horrores da terra.
Suas canções das águas são oriundas,
A única verdade da vida ela revela."

Em meio às paisagens do nordeste brasileiro existe o Grande Hotel Brasil. Conhecido por ser um resort de luxo muito bem avaliado, sua estrutura parece esconder alguns segredos bem... medonhos. É no quarto 43B do hotel que conhecemos o protagonista dessa história, um sujeito chamado Tomás que desperta sem qualquer lembrança de sua vida anterior.

O que estava fazendo ali? De quem era a mensagem que havia recebido em seu celular? Qual era o seu nome? Todas essas perguntas parecem ter respostas complexas, que Tomás só vai se lembrando conforme explora os cantos do Grande Hotel Brasil.

É aí que a coisa fica estranha: Nos corredores do hotel Tomás encontra seres que não poderiam existir, que desafiam qualquer relação com a própria realidade. Sereias que seduzem nas águas a margem do resort, monstros que percorrem os corredores, visões estranhas que remetem até a Gripe Espanhola do século passado... Tudo isso leva Tomás a acreditar que está em perigo e que precisa fugir daquele lugar o mais rápido possível, mas será fácil escapar de um lugar que parece brincar com a própria lógica da realidade?

Gente, que história louca! Uma mistura de suspense, ficção científica e muitas referências ao folclore brasileiro! Logo no prólogo o autor, Fernando Couto, fala que teve essa ideia ao passar alguns dias em um resort belíssimo no Ceará (que é onde a história se passa).

"Imagina uma história de terror nesse hotel. E sabe o que seria interessante? Se as criaturas que assombram os corredores do hotel pertencessem ao folclore brasileiro."

E esse foi o ponto de partida para o livro que tenho em mãos! Pra começar, eu amei essa história e a forma como esses elementos da nossa cultura são introduzidos! Narrativas como a do Saci, da Iara, do Negrinho Pastoreiro, da Mula-Sem-Cabeça e diversas outras são incluídas na história de maneira brilhante — e bem assustadora.

A narrativa ocorre em dois tempos diferentes: No período em que Tomás está no Hotel e também depois de sua fuga (isso não é spoiler pois já é narrado no início do livro), onde acaba indo atrás de Amanda, dona da oficina e ex policial de uma cidade próxima ao local onde esteve aprisionado. Seu encontro com Amanda não é a toa, pois acaba envolvendo Paula, irmã de Amanda que desapareceu há alguns anos.

Movidos por objetivos em comum, Amanda e Tomás se unem a Bruno para decifrarem o enigma que é esse grande hotel, e gente... que doideira! Não imaginava que a trama fosse se desenrolar da forma como se desenrolou! A habilidade do autor em entregar uma trama muito bem amarrada e com diversas camadas me impressionou muito, por mais que tenhamos diversos elementos da cultura brasileira no livro, a narrativa de Fernando é extremamente autoral e inovadora.

Esse não é seu primeiro trabalho como autor, dito isso fiquei muito curioso para ler seu outro livro, intitulado Instituto Hawkins e as Anomalias do Tempo. E ah, uma observação: o livro conta com diversas artes de cenas muito importantes da história, todas ilustradas pelo próprio autor!

Fernando 04/05/2024minha estante
Quanto carinho, muito obrigado pela resenha Leonardo! Fico muito feliz

AmadoThriller 21/04/2024

Gostei muito!
Nesta narrativa, somos transportados para dentro do magnífico, ou decadente, Grande Hotel Brasil, onde os personagens oscilam entre momentos de luxo e o terror das ruínas que um dia foram grandiosas. A escrita do autor é envolvente, permitindo que o leitor se sinta parte da trama e vivencie cada momento ao lado dos personagens.
Explorando o folclore brasileiro de forma profunda e instigante, o livro desperta a curiosidade sobre personagens lendários como o saci, o boitatá, o negrinho do pastoreio, o mapinguari, a uiara e a mula sem cabeça. Essas figuras folclóricas são habilmente entrelaçadas na trama, desencadeando os piores pesadelos de Tomás e instigando o interesse do leitor em conhecer mais sobre suas origens. Eu confesso que agora quero ler sobre todas essas lendas para saber a história por trás de cada uma.
O enredo mescla suspense, folclore, terror, fantasia e investigação, envolvendo o leitor em uma jornada repleta de emoções. O grande plot da história, revelado na metade do livro, surpreende e muda completamente a perspectiva sobre Tomás, enquanto desvenda a intricada ligação entre os hóspedes do Grande Hotel Brasil e o segredo que os aprisiona aos terrores do lugar.
Original e envolvente, a história cativa desde o início e mantém o leitor ávido por desvendar seus mistérios até a última página. Gostei muito!
Fernando 25/04/2024minha estante
Muito obrigado pelo carinho, fico feliz que tenha gostado do livro!

Expressoliterarioste 21/02/2024

???
Pensa em um livro que eu não sosseguei enquanto não finalizei !!!

Para aqueles que gostam das lendas sobre o folclore, muito suspense e uma pitada de thriller, você vai amar essa indicação.

Já imaginou se hospedar em um hotel paradisíaco, com muitas regalias e muito descanso. Pelos menos é o que aparenta ser o grande hotel Brasil, mas não se engane, o hotel mostra o que bem quer que você veja, digamos que ele tem vida própria, diria até que bate um forte coração dentro dessa instalação.
O primeiro capítulo começa com Tomás acordando dentro do hotel e não se recordando da sua vida, o que está fazendo naquele lugar nem ao menos se lembra do seu nome. Ao desenrolar da história ele vai tendo lapsos de memórias, muitas delas perturbadoras que ele se nega a acreditar, começa a se perguntar quem o colocou naquele lugar, se realmente existe toda aquela situação ou se apenas acontece dentro da sua cabeça.
Fernando além de ter feito um brilhante suspense, me fez descobrir várias histórias do folclore que não sabia que existiam e me interessar por todas elas, além da escrita excelente, ao decorrer do livro, me deparei com lindos desenhos para ajudar no entendimento das criaturas do folclore brasileiro.

Uma leitura rápida de ser realizada, agoniante em alguns pontos e que me deixou com muita raiva de certos personagens. Ou seja, tudo que adoramos em livros.
Esse livro mostrou que a ganância e a vingança destrói tudo que toca e que algumas atitudes são irreversíveis. A não ser que ? Uma vida pela outra?? essa frase você só irá entender se ler o livro, e vai por mim, ele tá imperdível.

5 estrelas
276páginas.
@eufernandocouto // @editoradialetica

Antes de iniciar a leitura, verifique a classificação indicativa e os possíveis gatilhos.

Ana Lee 12/02/2024

Uma salva de palmas pro Fernando!!!
Eu terminei o livro e continuo sentada com ele na minha frente e em choque... nenhuma ponta solta! Isso é tão satisfatório rsrs
Esse livro valeu cada centavo e fez jus as minhas expectativas, ele envolve folclore, suspense, terror, mistério, coisas sobrenaturais, viagem a outras dimensões do mesmo e aterrorizante cenario: O Grande Hotel Brasil.

Toda errepiada!!!!
Fernando 18/02/2024minha estante
Ana, muito obrigado pela resenha e pelo carinho!

Ana Lee 18/02/2024minha estante
É sempre um prazer imenso ler seus livros

Adri 27/01/2024

?? Grande Hotel Brasil ??
?? Atenção, apaixonados por suspense, ficção e thrillers! Preparem-se para uma viagem intrigante enquanto mergulhamos nas camadas de "Grande Hotel Brasil".

? Nesta obra, embarcamos em uma aventura, acompanhando Tomás, um homem que acorda misteriosamente em um resort, localizado no interior do Ceará, sem se lembrar de absolutamente nada!

???? Intrigado para entender "como, quando e porquê" foi parar naquele local, Tomás está disposto a enfrentar seus piores medos para ter sua vida de volta nos eixos. O que o protagonista não esperava, era que diversas aparições misteriosas começariam a assombrá-lo nos arredores do hotel. Paralisia do Sono ou "A Pisadeira"? Afogamento ou ações da "Iara"? Monstros à solta ou "Mapinguari"?

? Deslocado e com sua sanidade por um fio, Tomás tenta buscar resquícios de informações de que tudo o que está vivendo é real. Será que Tomás está frente a frente com criaturas folclóricas ou são apenas ilusões? Até que ponto uma consciência tumultuada pode moldar a percepção da realidade?

Não é segredo pra ninguém o quanto eu admiro a escrita do Fernando Couto, né? E como vocês puderam observar nos stories, essa leitura foi mais uma que me surpreendeu positivamente!

Uma história bem construída, com detalhes importantes e adicionados estrategicamente no decorrer da obra, fizeram com que essa leitura se tornasse fluída, interessante e frenética! Sem dúvidas, mais um pra lista de indicações que vocês não podem perder!
Fernando 28/01/2024minha estante
Fico muito feliz pela resenha, muito obrigado

@pamleitora 09/12/2023

GRANDE HOTEL COM SEUS GRANDES HORRORES DA HUMANIDADE?
A obra é rica com pautas importantes.
Na história vamos conhecer o protagonista Tomás que precisará de muita saúde mental para suportar o horror dentro do Hotel que por um misterioso acontecimento foi parar la.
Criaturas folclóricas percorrerão a trama, só digo, depois de ler este livro você não será mais o mesmo hahaha. Brincadeiras a parte, é incrível como o autor Fernando conseguiu encaixar todas as peças no final.
Recomendo muito.

Resenha completa no meu instagram: @pamleitora

site: https://www.instagram.com/p/C0mtDVjvcl2/
Fernando 28/01/2024minha estante
Muito obrigado pela resenha! Fico feliz que tenha gostado