A Canção Fantasma

A Canção Fantasma Samanta Flôor

Resenhas - A Canção Fantasma

Alessandra.Adams 04/05/2024

Que perfeição!

"SAUDADE É ALGO QUE A GENTE SENTE TODOS OS DIAS, PELO RESTO DA VIDA. MAS A TRISTEZA FICA MAIS LEVE.
A GENTE BUSCA ALEGRIA NOS PEQUENOS MOMENTOS...."

Tay 24/04/2024

Belo trabalho Darkside
O livro é lindo demais! As cores, os traços, a capa dura? sério, é uma das Graphic Novels mais bonitas da minha estante.
E a estória também é uma fofura, e você acaba ficando ansioso para o fantasma enfim descobrir a identidade dele.
Achei bem legalzinho. Uma estória simples ? que qualquer criança pode ler ? e fofa.

Clauciana 21/04/2024

"é preciso paciência para encontrar nosso caminho. E amigos. Algumas pessoas vão nos acompanhar pelo resto da vida, mesmo que elas não possam mais estar por perto."

Amanda Mohring 18/03/2024

Delicado em falar sobre perdas
Um quadrinho muito fofo com ensinamentos sobre as perdas de familiares e o encontro de uma nova família em pessoas que não são do mesmo sangue.
Definitivamente vou ler para meus afilhados.

Ivandro Menezes 21/01/2024

Ada, uma garotinha, furta uma caixinha de música de um antiquário e encontra um fantasminha desmemoriado dentro dela. O mistério de quem ele é o cerne de A canção fantasma, HQ de Samanta Flôor.

Os desafios da jornada se mesclam com os desafios enfrentados pela própria Ada: a perda precoce dos pais, a doença da avó responsável por ela, o bullying na escola, a eminente perda da família.

Com delicadeza, Samanta propõe uma reflexão sobre o crescer e sobre a morte, não sob a perspectiva da finitude, mas sob a da perda. Há a perda da memória de Zeca, o fantasma, a perda dos pais de Ada e a possibilidade de perda da avó. Isso os aproxima e no trajeto vai forjando novos laços de amizade e afeto.

Os traços de Samanta são ? sem ter tanta expertise ? suaves, divertidos, leves ? bem próximo dos cartoons que os filhos assistem por aqui ?, o que acrescenta um tom igualmente suave, divertido, leve a uma história que vai ganhando um contorno comovente e cheio de amor e esperança.

Adorei ? e fez sucesso com a filha também.

Julieper Lee 13/01/2024

Fofo
Um livro que fala sobre perda e seguir em frente, e como você não deve se isolar de todos a sua volta.
História linda, fofa e com desenhos lindos que tocam na sua alma

Lina.Ruiz 01/01/2024

Fantasmas e Pertencimento
Um quadrinho infantojuvenil lindo e sensível.

Dei umas risadinhas, terminei com umas lágrimas e me diverti muito por alguns minutos, talvez meu gosto por fantasminhas tenha ajudado? talvez. Todos os assuntos aqui são importantes e muito bem tratados, um pouco de luto, a necessidade e vontade de pertencer, bullying, saudade e família. Até da pra considerar esse quadrinho como um found family, um amorzinho de história.

"Saudade é algo que a gente sente todos os dias, pelo resto da vida. Mas a tristeza fica mais leve."

Obs: a frase e a cena "Ah, que ótimo, estou sendo assombrada por um fantasma deprimido." me pegou, adoro muito.

Evy 21/12/2023

Não fui eu que chorei, foi você!
A Canção Fantasma é daquelas histórias que você nem imagina e quando vê já está se emocionando. Um quadrinho cheio de identidade, pertencimento, família, amizade, ou seja, uma mistura mágica que, com o tempero certo, não tem como dar errado. E Samanta Flôor sabe muito bem como temperar.

Nesta obra vamos conhecer Ada, uma garota órfã que vive com a avó já bastante idosa. Um belo dia, em busca de aventura ela rouba uma caixinha de música de um antiquário e faz uma descoberta incrível: ao dar corda nesse tesouro, Ada se depara com um fantasma! E por sinal, um bem gente boa, que não sabe o próprio nome e nem lembra nada da sua história, mas que adora conversar e ajuda Ada em algumas situações escolares.

Apelidado de Zeca, o fantasma começa a interagir com todo mundo que faz parte da vida de Ada - a avó, a vizinha, a amiga nerd, a rival na escola, até a diretora e juntos, vão começar a descobrir parte de suas próprias histórias que ensinarão lições importantes sobre a vida, as pessoas, as relações e principalmente sobre si mesmos. A ilustração de Samanta Flôor é encantadora e dá o toque certo a essa história que de uma hora pra outra faz nossos olhos encherem de lágrimas.

Impossível não se conectar aos personagens e ao caminho de construção do crescimento deles ao longo da jornada. Com toda delicadeza e sensibilidade, trata de temas super necessários para crianças e jovens, como perdas, identidade, diferenças, bullying e a descoberta de si mesmo, além da importância da amizade.

A edição da Darkside Books, como sempre um primor de beleza e qualidade, só vem acrescentar mais brilho a essa obra linda e que aquece nossos corações.

Super recomendo a leitura!

Dango Yoshio 07/12/2023

Compartilhar as pequenas alegrias
Quadrinho infanto-juvenil muito fofo e que aquece o coração!

Uma história sobre luto, família e amizade tratada de um jeito lúdico e sensível. O traço da Samanta é lindo e dá vontade de apertar! E as aberturas de capítulo são feitos pela maravilhosa Pri Wi!

Um quadrinho para todas as idades!

Tathi (@Doidosporserieselivros) 08/11/2023

Olá queridos amigos leitores! Vocês sabiam que a Caveirinha dona @darksidebooks tem livros menos trevosos que podem ser lidos por crianças e adolescentes? Essa semana finalizei a HQ de @samantamanta , que já passou por duas filhas depois disso, e teve 100% de aprovação. (Minhas filhas amaram).

Nessa linda edição em capa dura conhecemos Ada, uma menina órfã que vive apenas com sua avó que já está ficando senil.
Em um momento de rebeldia ela rouba uma caixinha de música de um antiquário.
Ao chegar em casa, ela descobre que ela veio com a presença ilustre de um fantasminha camarada.
O fantasma não sabe de onde veio e não lembra de nada de seu passado, e isso fará com que os dois enfrentem muitas aventuras para descobrirem qual a conexão que existe entre os dois.

??????????

Uma HQ linda que fala sobre a importância da família e dos amigos para que possamos seguir em frente após as tragédias de nossa vida.

A autora também nos mostra um amadurecimento da protagonista que ignora certas situações no início da trama, mas que ao final percebe que existem coisas que devem ser enfrentadas.

A Canção Fantasma aborda temas como bullying na escola, luto, saudade de pessoas que se foram, padrões de sociedade, e o fato de que algumas pessoas podem sim mudar para melhor.

O final da HQ e a revelação final são de cortar o coração e ao mesmo aquecer.

Fiquei fã dessa turminha e me perguntando se por acaso não seria possível termos continuações ?.

A canção Fantasma é uma publicação de 2023 da @darksidebooks disponível apenas em formato físico.

Danielle (@chimarraoelivros) 13/10/2023

Uma HQ divertida e sensível!
Em A Canção Fantasma conhecemos Ada, uma guria de doze anos que mora com a avó pois os pais faleceram quando ainda era pequena. Um dia ela visita um antiquário e se encanta por uma caixinha de músicas que leva para casa. Para sua surpresa, descobre que na caixinha vive um fantasma desmemoriado que ela chama de Zeca.

A partir daí, Ada e Zeca tentam descobrir mais sobre o passado do fantasma, enquanto Ada vive sua rotina de, indo para escola, brincando com os amigos e enfrentando seus medos.
A HQ é linda, em vários momentos ri alto lendo e me emocionei. A mensagem que transmite é muito bonita e é muito legal acompanhar o amadurecimento de Ada enquanto ela embarca na busca pelo passado de Zeca, entendendo mais sobre seu próprio passado.

O traço é aquele bem típico da Samanta, super fofinho.

É daquelas HQs para todas as idades, em que conforme a fase da vida o leitor está, novas camadas se revelam.

site: https://www.instagram.com/p/CyUgdXULCe4/?img_index=1