Uma dieta além da moda

Uma dieta além da moda José Carlos Souto

Resenhas - Uma dieta além da moda

Morganapzk 27/01/2024

É fundamental que todos os profissionais da saúde façam desta leitura uma prioridade. Igualmente, para o público leigo, a obra se apresenta como indispensável
Este livro se destaca pela sua linguagem extremamente acessível, na qual o autor faz questão de esmiuçar cada conceito, revisitando-os ao longo dos capítulos, para garantir uma compreensão profunda.

É um livro repleto de base científica, com inúmeras citações, e, melhor: resumo e tradução dos estudos, inclusive, dos gráficos dos artigos, de forma que o leigo, como eu, possa entender por si próprio, dispensando a necessidade de um tradutor.

O autor convida os leitores a desvendar os mitos e os mecanismos internos do corpo humano, esclarecendo as razões do preconceito contra a dieta low-carb no meio acadêmico e apresentando-a como um potencial antídoto contra as doenças mais comuns da sociedade moderna.

Eu, como não sendo da área da saúde, fiquei absolutamente fascinada! O livro me permitiu compreender como meu corpo reage a diversos processos e alimentos, sem depender de profissionais que possam ter concepções pré-concebidas e equivocadas.

Provavelmente, é o livro no qual mais fiz anotações e marcações. Sinto a necessidade profunda de revisitar e reler esses trechos. 🥰

Por fim, um agradecimento especial ao Dr. Souto por disponibilizar conteúdo tão rico de forma didática e esclarecedora! 💓

SimAo6 29/10/2023

A melhor visão nutricional
Sabemos o quanto o tema dieta tem sido explorado de formas benéficas e muitas vezes exageradas.
O livro tem como linha guia desmitificar a dieta de baixo carboidrato, que poderia facilitar e muito a melhora da saúde de toda uma sociedade.
O autor vem pontuando de forma clara e bem detalhada cada ponto controverso ligado a low carb e a cada novo estudo apresentado vão caindo os véus dos preconceitos tão arraigados na mente da sociedade em geral.
Escrito por um médico, não pesa em linguagem científica, ao contrário, propõe a ser um tradutor para o entendimento geral.
Leitura fácil e rápida.

Laura Neves 04/05/2024

Esclarecedor?
Um livro para profissionais e leigos interessados em saúde e nutrição que veem a alimentação como a chave para uma vida melhor.

O autor conduz a dieta low-carb desde seus primórdios até sua inserção nas práticas baseadas em evidências, os diversos mitos e efeitos?

Sandra 16/11/2023

Novembro 2023 m Bom
Resolvi ler para entender a dieta low carb.
Como todos, quase todos, sempre quero emagrecer.
Achei muito interessante, explicativo.
Defende a dieta mas com dados concretos e científicos.
Uma boa leitura. Quem sabe consigo fazer a dieta.
Mesmo que não faça, farei escolhas mais inteligentes, com os conhecimentos adquirido a nessa leitura.

Adrivagner 10/01/2024

Um livro para todos - leigos ou profissionais
Um livro escrito para leigos, mas também para profissionais de saúde - médicos e nutricionistas. Em linguagem simples, clara e objetiva, porém sem se afastar das necessárias questões técnicas, embasadas em uma extensa lista de estudos científicos.
Se você quer conhecer ou deseja aprofundar seus conhecimentos sobre dieta de baixo carboidrato (low carb), este livro é uma ótima opção.

Edgard7 21/01/2024

Com certeza, o livro é uma referência segura para quem ainda tem alguma dúvida sobre os benefícios e/ou riscos de adotar uma dieta low-carb
O Dr. Souto, no blog, nas redes sociais, é agora em seu livro, é comprometido em difundir e "traduzir" aos leigos as mais recentes descobertas envolvendo o tema.
Com certeza indico o livro.

Manu 21/01/2024

"A fome é o cemitério das dietas"
Livro muito bom! Leitura fluida, sem academicismos (algumas partes são inevitáveis por conta das explicações sobre estudos científicos, por exemplo), comparações que facilitam o entendimento, linguagem adequada a diversos públicos e muita informação relevante, sem nenhum tipo de terrorismo nutricional ao meu ver.
Devo falar de dois detalhes somente: os capítulos sobre diabetes e risco cardiovascular. Achei bem grandes e um pouco cansativos, mas devido à complexidade dos temas imagino que tenha sido muito difícil de fazer diferente disso.
O livro não é um manual. Ele explica as bases fisiologia por trás, elucida informações de diversos artigos científicos (dentro de cada subtema do livro) e ficamos com um direcionamento muito bom sobre nossa alimentação que são facilmente aplicáveis. Nos faz questionar, e responde nossos questionamentos. Me agregou muito como curiosa, diabética e futura médica.

BárbaraS 31/01/2024

Só leiam! Livro muito informativo
O livro traz que low carb não é a única dieta que funciona. Entendo que cada um deve seguir a dieta que mais lhe agrada, porque assim ela consegue ser seguida.
Simpatizantes da low carb devem ler o livro, pois ele traz muitos (mesmo!) estudos a respeito, sobre vários aspectos: emagrecimento, colesterol, fígado etc.
Também acho que a leitura desse livro deve ser obrigatória a todos os profissionais da saúde de áreas relacionadas a emagrecimento, alimentação e longevidade.

jorgelucaspires 19/03/2024

Uma dieta além da moda - Third reading of 2024.
Adorei a maneira como o Dr. Souto explicou a ciência da nutrição! Ele mostrou que dietas low carb, embora vilanizadas, podem ser muito saudáveis. Tudo isso com muitas evidências, ou seja, com citações de artigos científicos e explicações de estudos e seus resultados.