A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Amanda Garcia 27/02/2024

Gregor é o personagem mais humano dessa história.
A Metamorfose', de Franz Kafka, é uma obra inesquecível e perturbadora que explora temas de alienação, culpa e identidade. A história começa quando o protagonista, Gregor Samsa, acorda uma manhã para descobrir que se transformou em um inseto gigante.

Como leitora, troquei o inseto na minha cabeça por uma pessoa com depressão profunda, e diante disso, a narrativa fez total sentido.
Gregor não era um inseto monstruoso e sim se sentia como tal .

Kafka usa essa premissa surreal para examinar a humanidade e a sociedade de maneiras profundas e inquietantes. Gregor, apesar de sua forma monstruosa, é o personagem mais humano do livro. Sua família, por outro lado, responde à sua transformação com repulsa e medo, eventualmente o isolando e o tratando como um fardo.

O livro é um retrato poderoso do isolamento e da desumanização, mostrando como a sociedade frequentemente rejeita aqueles que são diferentes ou que não se encaixam em suas normas.

Helisson.Cardoso 24/02/2024minha estante
Retrata muito bem a história de uma forma bem resumida, mostrando o quão triste torna-se ao decorrer ! Muito bem escrito !

aliciagiovana 13/02/2024

Uma dolorida e repentina tragédia na vida de Gregor Samsa
O livro conta a história do Gregor Samsa, um caixeiro-viajante que tinha como objetivo de vida trabalhar para dar uma vida digna a sua família (seu pai, sua mãe e sua irmã Greta) e, dentro de alguns anos, zerar uma dívida que seus pais tinham. Ele tinha sucesso nessa meta, pois conseguiu dar um bom apartamento e uma boa vida a seus pais e sua irmã. Seu salário era todo destinado a isso, e o coitado nem sequer gastava o próprio dinheiro consigo mesmo, era mais provável ele guardar pra alguma emergência familiar.

Certo dia, Gregor acordou e percebeu que estava muito atrasado para o trabalho, coisa que nunca tinha acontecido desde que começou a trabalhar (há 5 anos na época). A medida em ficava mais desperto percebia que tinha algo de errado com seu corpo. Estava menor, mais largo, com mais membros. Aos poucos se deu conta que tinha se transformando num inseto monstruoso e incomunicável.

Sua família ficou chocada ao vê-lo pela primeira vez, inclusive o gerente do seu trabalho que foi na casa dele tirar satisfação a respeito do sumiço do Gregor. Inicialmente apenas sua irmã Greta ofereceu ajuda e se preocupou com ele, enquanto seu pai o desprezava das piores maneiras (tentando até matá-lo algumas vezes) e sua mãe não conseguia aceitar a situação de jeito nenhum.

Com o passar dos meses, mesmo com uma certa relutância inicialmente, Gregor foi se esquecendo como era ser um humano. O livro narra suas experiências como inseto e como ele estava se acostumando àquilo. Não gostava de comida fresca, se sentia confortável em lugares como os fundos do sofá, ficava feliz em escalar as paredes e o teto. Ao mesmo tempo, sua família foi se esquecendo de quem ele era, e o negligenciava cada vez mais. Ele ainda era o Gregor. O Gregor que sustentava a casa e fazia tudo pela família, sempre os colocando em primeiro lugar. Mas sua família esqueceu disso muito rápido e aprendeu a se virar sem ele, inclusive no quesito financeiro.

[spolier]

Em um evento onde tentava proteger sua irmã, acabou provocando um clima desagradável entre sua família e uns hóspedes que agora viviam na casa deles. Sua família falou coisas horríveis a respeito dele, que deviam se livrar dele porque "aquilo" não era o Gregor e eles estavam malucos se achavam que era.

Gregor, que já não estava saudável em nenhum quesito (mental, físico, psicológico), ouviu tudo aquilo e apenas resolveu se poupar e ir para seu quarto, onde morreu após algumas horas.

[fim do spolier]

É muito doloroso ver como a família passa a ver ele como um inútil, um fardo, sendo que ele fazia TUDO por eles e amava MUITO todos eles. E é ainda mais triste porque ele esquecia dele mesmo para priorizar a família, ele trabalhava por eles e nem lembrava de si mesmo, não tinha um momento de lazer nem nada só pensando em prol da família. Uma das reflexões que livro me trouxe é que eu devo dar um pouco mais de atenção a mim e ter cuidado pra não fazer tudo pelos outros sempre, porque no momento em que eu me tornar inútil para eles pode acontecer o mesmo que aconteceu com o Gregor.

Por fim: essa edição da pandorga é perfeita, sensacional!! consegui terminar o livro inteiro em algumas horas (coisa que nunca tinha acontecido), foi uma leitura muito fluída. a única coisa que achei que teria na história era uma explicação do pq ele virou um inseto, mas não tem. mesmo assim mereceu muito as 5 estrelinhas.
Wtl 18/02/2024minha estante
A parte da maçã é de quebrar o coração

aliciagiovana 18/02/2024minha estante
nossa, sim... o pai dele foi horrível do início ao fim

Nathalia1007 04/01/2024

Melancólico do início ao fim
Quase todos os parágrafos me davam vontade de chorar e alguns me davam nó na garganta. Muito bom, cinco estrelas

Silver.Clara 27/12/2023

Nada
É frustrante, no mínimo, não sentir nada ao ler esse livro. Foi isso que eu senti, não quer dizer que o livro é ruim, mas eu não consegui senti-lo.
A leitura é fluida e a primeira frase do livro é o que define a vida do pobre Gregor.
Ao mesmo tempo que eu entendo o Gregor por ele ter sido descartado como lixo ao ser fadado a uma mudança, eu também consigo entender a sua família que não soube lidar com o fardo que era cuidar do animal.
O significado de verme monstruoso pode ser interpretado de várias formas ao longo da história, eu, particularmente, consegui entender a transformação tanto como uma condição mental que o Gregor foi fadado, ou a própria idade.
É uma experiência que eu ao mesmo tempo recomendo e não recomendo.

5string.serenade 23/12/2023

Ler "A metamorfose" pela primeira vez é um sentimento, o enredo curioso te faz querer ler tudo rapidamente. E principalmente, a história do Gregor te comove tanto, me pego pensando sempre nele...

(Ps: essa edição é lindíssima, só queria dizer isso)

Emily839 18/12/2023

O capitalismo falhou, falha e falhará
Um clássico que merece esse título. Apesar das descrições grotescas do baratao, o livro explora muito bem as relações humanas, a dúvida que fica é: Ele era mais empregado do contratante ou da família? Rs
Pra mim a crítica ao capitalismo fica claro nessa história, Gregor perdeu seu valor no momento que não podia mais ser explorado. O triste é saber que a perda não foi apenas como mercadoria perante o sistema, mas de humano.

Amanda.Andrade 03/12/2023

Ótimo
Muito bom, mto interessante tentar entender a relação dessa família antes e depois do acontecido. É mto gritante a mudança e isso com certeza abre para interpretações variadas. Realmente mto bom.

Eduzito 03/12/2023

Tritura seu coração
Livro maravilhosamente escrito. É incrível como o Franz Kafka fode totalmente a vida do Gregor, só mudando o corpo em que ele está. A família virando as costas para a pessoa que mais ajudava eles, é dolorido, não exatamente por causa da obra, mas porque é real. Vá algum dia a um lar de idosos, repare quantos a família deixou lá para apodrecerem, como se fossem um fardo.
Kafka traz críticas a sociedade e ao individuo, sem sair do ambiente do quarto de uma pessoa normal, que virou um inseto...