O Príncipe Querido

O Príncipe Querido Madame de Beaumont

Resenhas - O Príncipe Querido

dudínea. 14/04/2024

Os erros do Querido
Gostei do conto, ainda mais por ter uma semelhança com A Bela e a Fera.
É curtinho e fácil de entender. Espero poder ler mais trabalhos da autora.

Gabi 13/03/2024

Um conto rápido e que vai direto au ponto.
A história viaja pela tentativa de discernimento tas ações de Querido de uma maneira fluída o que torna e leitura da história envolvente.

Juliane.Teixeixa 14/01/2024

Bem bonitinho! Gostei bastante e são ótimo contos para leituras rápidas. Uma pena ser tão curto, poderia ter pelo kenos umas 100 páginas.

Jô Santos 31/12/2023

Um conto de fadas
Um conto de fadas no estilo bem clássico, perfeito para os amantes do gênero. Com várias lições e muita magia.

Paulo 26/12/2023

Para quem não conhece muito sobre a história dos contos de fadas, Madame de Beaumont tem uma boa parcela de influência no conteúdo que conhecemos. Uma grande escritora cuja principal história se tornou uma das mais atemporais: A Bela e a Fera. A versão condensada dessa história é a que originou a animação da Disney e tantas outras adaptações. Por isso, é legal conhecer outras de suas histórias como O Príncipe Querido, para conhecermos quais as suas preocupações, como ela escreve e como se relaciona com o gênero fantástica. Essa edição, que saiu pela Sociedade das Relíquias Literárias, tem a tradução de Bruno Anselmi Matangrano que deixou o texto redondinho para que só tivéssemos o trabalho de apreciá-lo.

Na narrativa, o rei é um homem justo e bondoso com o seu povo. Ele desenvolveu uma amizade com a fada Cândida, que lhe prometeu abençoar seu filho, o Príncipe Querido. O rei, sábio como é, pediu a ela que desse bons conselhos a seu filho. Não lhe interessava beleza ou riqueza, coisas que são passageiras, mas a sabedoria para poder governar o reino com justeza. Após sua morte, a fada cumpre sua promessa e entrega um anel ao jovem, avisando a ele que a cada má ação, o anel irá espetá-lo. Só que Querido foi criado por uma ama que lhe mimou e fez todas as suas vontades. Isso fez com que ele se tornasse uma pessoa ruim e de gênio difícil. Obviamente que ele não obedece aos pedidos de Cândida e começa a tomar decisões ruins. Para piorar, ele tem ao seu redor péssimos amigos que o levam a fazer coisas que são totalmente reprováveis. O que acontecerá a Querido quando Cândida se tornar sua maior inimiga?

Essa é uma história cautelar. Uma narrativa de contos de fadas em que a história serve para passar alguma lição de moral ou passar algum tipo de conjunto de valores através de suas linhas. Nesse caso aqui, o que se coloca é o caráter que um líder deve possuir para poder governar o seu povo. O que Cândida reprova são ações bem simples como chutar um cachorro, maltratar aqueles que são mais humildes, desprezar os demais e tomar ações covardes. Cândida avisa a ele que toda ação tem sua consequência e que ele deve se afastar de pessoas que lhe incitam más ações. O seu irmão mais novo e os amigos dele são pessoas estúpidas e tolas que o incentivam para tirar proveito do que vem junto com essas más ações. Na visão de Querido, ele está certo porque é o rei daquele povo agora. Como rei ele pode fazer qualquer coisa.

Vejam que interessante é esse ponto posto por Beaumont: um rei não pode fazer tudo o que deseja. O conto é de 1756, algumas décadas antes da Revolução Francesa. No meio dessa história, que era um conto de fadas, e com uma distribuição bem seleta, Beaumont coloca ideias claramente iluministas e revolucionárias para a época. Não esqueçamos que a França foi o lugar onde o absolutismo monárquico atingiu o seu ápice. Na visão absolutista, o rei era infalível e inquestionável. Estamos diante de um conto que destaca as posturas ruins de um rei e cuja fada, um ser fantástico e miraculoso, aponta que um rei não é infalível e nem inquestionável. E que cabe a ela e ao povo corrigirem as ações do rei. Tem um momento onde os aliados de Querido são presos que nada mais é do que um movimento revolucionário.

Ou seja, analisando a fundo esse conto, vamos ver o contexto no qual ele se insere e de que maneiras ele pode ser interpretado a luz de algo mais macro. Podemos analisar apenas pelo texto em si, mas é preciso sempre contextualizá-lo, perceber em que momento histórico ele se insere e o que a autora insinua nas entrelinhas. Quero parabenizar a editora Wish por trazer mais uma história interessante e que nos ajuda a pensar o passado a partir daquilo que foi produzido na época.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

lucie6 11/12/2023

O Príncipe Querido fez com que eu revivesse os contos de fadas que tanto embargaram a minha mente infantil. Gostei da transição do "querido" para o "desquerido", sinto que a Cândida moldou o príncipe. Fiquei imensamente satisfeita.

MariBrandão 04/12/2023

Um conto curtinho, que mostra a mudança do príncipe desquerido para querido. Gostei. Dá pra ver a bela e a fera ali dentro

Vanessa.Coimbra 05/11/2023

Este e um conto que tem um rei muito bondoso e quer que seu filho também seja um ser humano é governante exemplar e para isso ele pede ajuda para a fada Cândida que por meio de várias situações busca a mudança desse príncipe que ao contrário do pai é egoísta e maldoso. É uma narrativa fluida e rápida, com crescimento do personagem.

Flôr 15/10/2023

Um clássico conto de fadas
Um conto de 1756, feito por Marie Leprince de Beaumont, a escritora da versão mais conhecida de "A Bela e a Fera".

Gostas de "A Bela e a Fera"?! De fábulas didáticas, com recompensas e punições? Gostas de figuras femininas redimindo o "bruto masculino"?

Então, provalvemente te afeiçoarás ao "Príncipe Querido"!

Conta a história de um bondoso rei que, antes de morrer, cai nas graças de uma poderosa fada. Apaixonado por seu filho, pede a fada que transforme o príncipe no melhor de todos os príncipes!

É a realização deste desejo que vamos acompanhar ao longo de todo o conto...

"(...) não está em meu poder tornar o príncipe Querido um homem honesto sem que ele queira. É preciso que ele mesmo trabalhe para se tornar virtuoso. Tudo o que posso prometer é lhe dar bons conselhos, repreendê-lo quando errar, é puni-lo quando não quiser se corrigir nem punir a só mesmo."

Kit 30/09/2023

Ótima história. A escrita é bem tranquila e a ambientação é muito boa, curti a forma como tudo se desenvolveu.

Raquel Souza 25/09/2023

A bela e a fera ???
?De que me serviriam sua beleza, sua riqueza, suas belas vestes, as carruagens magníficas que me daria, se as más ações que eu o veria fazer a cada dia me forçariam a desprezá-lo e a odiá-lo??

Um resumo do conto clássico da Madame de Beaumont lançado em 1756 e que abriu caminho para as várias adaptações tão amadas de a Bela e a Fera.

Uma leitura rápida e cativante, bem traduzida e com uma ilustração linda.

Ana Elisa 19/09/2023

51ª leitura de 2023
Demorei 3 dias para acabar de ler as 2 páginas finais da história, estou brava comigo mesma por isso.

Mas tirando isso, adorei o conto, me prendeu bastante, do começo ao fim, só demorei para acabar por falta de tempo mesmo.

Lah 16/09/2023

Um anti querido
O Príncipe Querido foi o conto desse mês, setembro, da Sociedade das Relíquias Literárias. Gostei muito, gostei de ver uma redenção do príncipe (que foi sim um anti querido quase a história toda). Mais uma vez a curadoria da SRL foi impecável.
?????