A Deflagração

A Deflagração David Stevenson

Resenhas - A História da Primeira Guerra Mundial: 1914-1918

Acacio 16/07/2023

A Grande Guerra
Muitas vezes cansativo - apesar da quantidade de páginas - o livro contribui para compreender os motivos que levaram à Guerra e quais medidas cada país tomou para fazer frente à Alemanha.

Juliana Tavares 16/05/2023

Ótimo para se informar, mas não para curtir a leitura
O livro é bastante completo do ponto de vista histórico, no entanto, não gostei muito de como o material foi dividido.

Colocar os mapas logo no início, longe da menção daquele lugar, deixou a experiência literária um pouco sem graça.

As imagens e gráficos servem justamente pra ilustrar o que está sendo dito e quando esses recursos ficam distantes do texto não dá vontade de ficar indo e voltando no livro.

Volnei 12/02/2023

A Deflagração
No dia 28 de junho de 1914 em Sarajevo, capital da província Austo - Hungara da Bosnia , um garoto servio-bósniode nome Gavrilo Princip assassinava com um tiro o duque Francisco Ferdinando herdeiro do trono austríaco e a sua esposa a duquesa de Hohenberg Este foi considerado como o estopim da primeira guerra"

Laila 02/02/2023

muito bom
esse livro é o primeiro dos 4 volumes sobre a primeira grande guerra, é bem detalhado e fala bastante sobre os envolvidos nisso tudo, a politicagem, os armamentos, os navios, numeros? gostei bastante

rafa_._cardoso 24/03/2022

Um pouco arrastado, mas vale a pena
1914-1918: A história da primeira guerra mundial está dividida em 4 partes: A Deflagração, A Escalada, As Consequências e O Legado.

O autor David Stevenson detalhou bem (até demais as vezes) todo o cenário, com bastante informação, mas com parágrafos um pouco longos.

Vale ressaltar também que há muitos dados, parte estatística e táticas de guerra que podem ser um pouco maçantes para quem (o que era o meu caso) estava procurando o contexto histórico e socioeconômico do conflito.

Ainda assim, é uma importante leitura para quem gostaria de entender o que levou a Europa a esse conflito.

Alexandra.Helmer 07/02/2022

Esse é um daqueles livros técnicos sobre a primeira guerra uteis para estudantes e entusiastas da área. Gostei como o autor se prestou em esmiuçar todo o pré guerra e rendeu um conteúdo tanto quantitativo e qualitativo bom. O autor conseguiu trazer riquezas de detalhes sem virar um calhamaço.

Tratou dos fatores que levaram cada um dos 8 países iniciais a declararem guerra, suas alianças e acordos bilaterais. è interessante também que ele colocou um pouco de como os governos eram vistos pelos seus respectivos nacionais.

Mesmo sendo um livro mais para estudo do que leitura senti que não exigia um conhecimento prévio sobre o assunto muito aprofundado, acredito que o básico que vemos na escola já sirva como pré-requisito. Indico a leitura para qualquer interessado no assunto, estudantes do Ensino Médio e R.I.

Ladybug 28/01/2022

Um livro bastante detalhista sobre o start da Primeira Guerra, mas sua divisão em dois capítulos torna a leitura bastante cansativa.

Felipe 23/10/2021

Detalhado em excesso, mas pouco introdutório. Não recomendo para uma leitura despretenciosa. Apesar disso, me parece um prato cheio para aqueles que buscam estudar ou discorrer sobre, com algum conhecimento pregresso, a história da primeira guerra mundial. A minha avaliação não reflete a qualidade da obra, mas sim minha experiência com ela.

Leonardo Sathler 16/08/2021

Tive a intenção de me aprofundar um pouco mais no contexto da 1a Guerra. Contudo, o autor nos enche de milhares de nomes de políticos, militares, dados estatísticos e informações irrelevantes e que deixa a leitura densa e cansativa. Torci para que o livro acabasse logo. Pesquisei e descobri que o autor é especialista no assunto, mas a forma de transmitir o conteúdo me deixou impaciente e cansado.

Bruno.Santos 28/07/2021

Esclarecedor
Admito que não sei muita coisa sobre a primeira guerra mundial, uma informações aqui, uma trícia acolá, mas esse livro apesar do parágrafos intermináveis e muito bom, evidencia várias coisas que encaramos como mitos da primeira guerra, mas que pelos documentos recuperados mostram como aqueles líderes militares, erravam demais, levando milhões para o moedor de carne do front de batalha.

Uma ótima recomendação para quem quer saber sobre a política da primeira guerra e inúmeros termos militares kk...

Quelby 26/07/2021

Um Livro de História riquíssimo em detlahes
Um ótimo livro sobre o início da 1ª Grande Guerra. O autor traz informações precisas e referenciadas sobre os fatos que sucederam ao evento. Neste primeiro livro, por se tratar de uma pesquisa sobre este evento, em minha visão o autor "peca" em supor situações diferentes com base em outras posturas que poderiam ter sido tomadas que levariam a outros resultados.

Américo 01/06/2021

Péssimo livro. Me surpreendi com a avaliação razoável aqui no Skoob
Definitivamente uma das piores leituras que já tive, senão a pior...

Quando comprei essa coleção (ao todo são quatro livros), meu objetivo era conhecer mais sobre a Primeira Guerra, pois pouco se fala dela, em detrimento dos acontecimentos e das consequências da Segunda.

Eu esperava encontrar um panorama sobre os aspectos sociais, políticos e culturais do período pré-guerra, assim como uma descrição das principais etapas do conflito, mostrando como as disputas evoluíram e como afetaram os envolvidos, e suas consequências posteriores.

Mas o que encontrei, do meu ponto de vista, não foi um livro voltado ao aspecto histórico, mas um grande e em diversos momentos incompreensível emaranhado de dados estatísticos, números e descrições pormenorizadas de táticas de guerra.

Em suma, não considero um livro de história, mas um livro de estatísticas e táticas militares utilizadas na Primeira Guerra Mundial. Majoritariamente, é disso que o livro inteiro trata.

Se você é pesquisador ou pesquisadora desse tema (Primeira Guerra), vale a pena ter o livro pelos dados que ele traz, pura e simplesmente, pois eles são abundantes e extremamente descritivos.

Se você está buscando um livro de não-ficção/ história que trate da temática de maneira didática, contextualizada e interessante, não recomendo a leitura deste livro. A narrativa é extremamente truncada e enfadonha, e vai acabar fazendo com que você perca o interesse ou passe a odiar o assunto.

Tiago.Costa 05/05/2021

Um livro que procura detalhar os eventos que levaram ao começo da 1° Guerra, muitos pagam pela decisão de poucos.

Italo Fray 08/04/2021

A priori, a leitura demostra-se enfadonha. A presença de 2 (dois) longos capítulos representou esse sentimento
O autor abordou inúmeras informações, não foi nos pormenores do evento histórico. Tinha argumentos confusos, tive que recorrer incessantemente ao auxílio do Google para tentar formular uma compressão.
Por fim, a obra dá uma noção dos motivos que estimularam esse combate geral, porém de forma sucinta.

John 01/04/2021

Detalhes
Excelente leitura para quem deseja se aprofundar na história da primeira guerra. No entanto, a leitura é pesado, visto a quantidade de detalhes que possui. É um livro para quem realmente gosta e quer se aprofundar.