Publicidade brasileira

Publicidade brasileira Geraldo Alonso Filho

Resenhas - Publicidade brasileira

Vic 17/01/2024

A linda publicidade
Ganhei esse livro em seu lançamento durante uma aula de publicidade na ECA USP e tive o prazer de conhecer também o autor.

Hoje finalmente li o livro e adorei conhecer mais sobre as origens da propaganda no Brasil. Fico ansiosa para que o autor cumpra sua ideia de um segundo livro, apresentando mais uma centena de anos da publicidade brasileira.

Biblioteca Álvaro Guerra 25/09/2023

O obra retrata em texto e 320 anúncios, a história da publicidade no Brasil entre 1808 e 1918. O trabalho é resultado de dois anos de pesquisa nos acervos digitais disponíveis, especialmente o da Biblioteca Nacional. Foram folheados centenas de veículos em busca de anúncios, sendo mais de 6.000 pré-selecionados.
O texto tem como ponto de partida a chegada da Família Real ao Brasil. Até esta data era proibido qualquer tipo de publicação. Os jornais e documentos ou eram importados ou manuscritos. Nesse 1808, chega ao país o primeiro prelo, uma máquina de tipografia Stanhope inglesa, que imprimiu o pioneiro anúncio publicitário do país.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786599915604