O Legado

O Legado David Stevenson

Resenhas - O Legado

Juliana Tavares 23/07/2023

Coleção riquíssima em detalhes, menos a edição
O último livro da coleção encerra a análise com chave de ouro. Sem sombra de dúvida é um material de referência para quem quer estudar sobre a Primeira Guerra Mundial no maior estilo pré-Google.

Também neste livro notei erros na edição feita pela editora Novo Século que me desapontaram como leitora. Alguns exemplos são (os erros estão entre asteriscos):

PÁGINA 7
"...sugerir que as potências tropeçaram na paz é tão enganador *quando* afirmar que elas haviam tropeçado na guerra"

PÁGINA 67
"...as esperanças dos *sindicados* de conquistar direitos coletivos de negociação..."

PÁGINA 77
"Agradeço a J. L. Keene *for* esta informação"

PÁGINA 93
"*Finamente*, depois de sair muito mal..."

PÁGINA 116
"...os cinemas que exibiam o filme em *Belim*"

Ladybug 07/08/2022

A ideia de mostrar o que a Guerra deixou para o mundo foi bem interessante, fazendo um paralelo com a segunda guerra. O quarto e último livro da série é o de melhor leitura na minha opinião.

rafa_._cardoso 24/03/2022

1914-1918: A história da primeira guerra mundial está dividida em 4 partes: A Deflagração, A Escalada, As Consequências e O Legado.

O autor David Stevenson detalhou bem (até demais as vezes) todo o cenário, com bastante informação, mas com parágrafos um pouco longos.

Vale ressaltar também que há muitos dados, parte estatística e táticas de guerra que podem ser um pouco maçantes para quem (o que era o meu caso) estava procurando o contexto histórico e socioeconômico do conflito.

Ainda assim, é uma importante leitura para quem gostaria de entender o que levou a Europa a esse conflito.

Lucas.Lima 27/02/2022

A Primeira Guerra Mundial
Todos os 4 livros retrataram bem um dos momentos mais importantes da história, A primeira guerra Mundial, os livros trazem muitas informações interessante, desde anos antes da guerra começar mostrando motivos que levou até ela, até anos depois dela, já com a ascensão do nazismo. Interessante perceber o que o ser humano pode fazer para conseguir provar que está certo e conseguir o que quer.

Tiago.Costa 25/05/2021

A 1 Guerra mundial foi um evento marcante, e atras dessa obra vc pode analisar este evento com uma riqueza de detalhes, minha opinião e que uma guerra só leva a mas guerra assim criando uma ciclo destruidor.

Esle 09/03/2021

Um verdadeiro legado
Após a conclusão dos 4 livros, e ver a quantidade de obras utilizadas para a criação do Box, é notável o empenho de D. Stevenson na criação deste "grande resumo" do que foi a primeira guerra mundial, passando por tantos pontos que são deixados em segundo plano ou até mesmo nem observados durante nossa formação.

Um ótimo livro, apesar de termos retornado à chuva de informações que o autor tenta dispor nas poucas páginas, o livro é, de forma impressionante pelo seu diminuto tamanho, muito elucidativo, mas é altamente recomendável (para um melhor aproveitamento da leitura) ter um conhecimento prévio dos tratados e acordos realizados durante o período pós 1ª Guerra e o Início da 2ª.

Joao.Paulo 18/08/2020

Fim da guerra
relatado o fim da guerra, e como os países envolvidos chegaram a um tratado de paz, e o legado que a guerra deixou.

CAMBARÃ 12/08/2020

Macbeth
"MERGULHEI TANTO NO SANGUE QUE, MESMO QUE EU NÃO DESEJASSE MAIS AVANÇAR, RETROCEDER SERIA TAO TEDIOSO QUANTO IR EM FRENTE"

Dante 15/06/2020

Discutindo História. Último volume, O Legado. David Stevenson, grande Historiador.
David Steveson, historiador britânico especializado em Primeira guerra mundial. É professor de História internacional na London Scholl of Economics and Political Sience. Neste último volume, O legado, título esse muito bem escolhido. O historiador apresenta a "Paz" criada pelos vitoriosos aliados (1919 - 1920). A reconstrução da nação alemã, com a republica de Waimer. Seguida pela demolição de tudo isso pelo Adolf Hitler, (1929 - 1945). E por final, a conclusão, a guerra se transforma em história. Uma obra pesada, carregada de fatos e provas reais. Feita por um historiador de peso. Não espere um livro com palavras fáceis e didáticas. É uma obra para pessoas com certa bagagem histórica ou com entendimento em livros históricos científicos. Uma magnifica obra composta de 4 volumes que amei ler cada um seguido do outro. Super indico para aqueles que querem entender o primeiro conflito. Como muito bem o autor pontua, começa lá em Bismarck. O orgulho alemão, e a rincha francesa.