A Queda de Númenor

Resenhas - A Queda de Númenor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

davicezarborges 15/04/2023

Fantastico
Um compilado de vários livros do tolkien que conta de maneira excelente a ascensão e queda de Numenor

Ogaiht 09/04/2023

Uma Obra Caça Níquel, Mas?
Último livro lançado sobre os diversos escritos deixados pelo lendário J.R.R. Tolkien, a Queda de Númenor narra o equivalente do mito de Atlântida do legendários tolkeniano.
Após a derrota de Morgoth, o primeiro Senhor da Escuridão, os homens que ajudaram os elfos nessa terrível guerra recebem como presente, uma ilha para morarem em paz, em riqueza e longe das trevas em que se encontrava boa parte da Terra-média nessa época.
Os núnenorianos muito se desenvolveram em sua terra, dominados os mares com seus vastos conhecimentos de navegação, possuíam grande erudição, força e viviam quase 4 vezes que os homens comuns. Mas a semente plantada por Morgoth no mundo começa a florescer aqui, e alguns habitantes de Númenor começam a questionar sua mortalidade e desejar a vida imortal dos elfos e dos Valar. Sauron, o segundo Senhor da Escuridão e antigo servo de Morgoth, aproveita dessa situação e se deixa capturar pelos númenorianos e acaba se tornado servo e conselheiro do rei. Aproveitando da semente da discórdia na ilha, Sauron provocará a queda desta grande civilização, que terá grande influência nos próximos acontecimentos na Terra-média.
Com relação ao conteúdo do livro, não há o que reclamar. A narrativa de Tolkien mesmo em rascunhos ou textos inacabados é maravilhosa. Mas devo admitir que esta é apenas uma obra caça níquel, pois não há nenhum conteúdo inédito na obra. Tudo o que fizeram foi pegar todos os conteúdos acerca da ilha de Númenor espalhados em diversas obras e juntarem tudo em uma só. Claro que não se pode negar que, para os estudiosos em Tolkien, isso é muito prático. O trabalho gráfico também é belíssimo e tem as tradicionais ilustrações maravilhosas de Alan Lee. A Harper Collins pecou na revisão do texto, talvez pela pressa em ser uma das primeiras editoras no mundo a lançar a obra, havendo vários erros de ortografia no livro. Mas de qualquer forma, é uma leitura incrivelmente prazerosa e só prova que Tolkien é uma dos maiores escritores da literatura mundial.
Thiago275 09/02/2024minha estante
Concordo inteiramente com você!

Léo 27/03/2023

Um Adendo Importante
A Queda de Numenor oferece detalhes extremamente importantes, não somente sobre Numenor, mas também sobre a história dos outros povos com um foco especial wm Sauron. Leitura mais que essencial!

Henrique653 18/03/2023

Edição surpreendente
O livro foi editado por Brian Sibley que, de forma bem sucedida, compilou os escritos da segunda era da terra média em único livro, organizando os eventos de forma cronológica.
Há quem diga que o livro repete o que se fala sobre Númenor em O Silmarillion e em Contos Inacabados porém, ele traz uma riqueza de muitos mais detalhes acerca de segunda era, compilando informações relevantes e outros contos contidos em O Senhor dos Anéis e em livros da coleção A História da Terra Média.
A Segunda era parecia receber pouca atenção se comparada às outras eras, mas este livro vem para entregar aos aficionados pelo legendário essa falta.

Anniye 09/03/2023

Númenor é tão linda
Eu amei esse livro com todo o meu coração, ele não é um livro introdutório para os trabalhos do Tolkien, mas sim um livro para aqueles que assim como eu querem saber mais sobre o universo literário criado pelo Tolkien.
Foi muito bom ler esse livro e saber mais da história de como surgiu númenor e como surgiram e quem eram os númenoreanos/ dúnedain e também como foi o processo de corrupção que rolou ali.
Enfim no final quero deixar aqui que Sauron foi um gênio, e que fiquei com raiva de alguns dos últimos reis, assim como fiquei com dó de alguns personagens.
Vou com certeza revisitar esse livro! ?

Matheus 26/02/2023

Aquilo que provavelmente o leitor que acabou de ler O Senhor dos Anéis esperava encontrar em o Silmarillion está aqui!
Um pouco de repetições, principalmente para quem já leu algo a mais a história de Aldarion recontada se torna cansativa, mas quando passa e se detalha melhor o conto dos Amos e os feitos dos resi de Númenor una Segunda Era, os feitios dos anéis e a investida de Sauron à Terra da Dádiva, a história cumpre aquilo que dela se espera!

Larissa.Herbsthofe 17/02/2023

Incrível
Um povo que poderia ter se destinado a muitas glórias e se perdeu pela ambição e inveja. Tinham tanto a destinar de conhecimento e descobertas, mas abriram uma cratera sob os próprio pés e se destruíram com uma "ajudinha" de Sauron.

Tiago Roque 15/02/2023

Primeira edição cheia de erros
Não sou de reclamar por qualquer coisa, mas esta primeira edição de A Queda de Numenor está cheia de erros, coisas absurdas como o próprio nome do livro em um das folhas iniciais "A Queda de NumeRor".

Juba 08/02/2023

Eu diria q é a mesma situação do livro anterior (natureza da terra média) eh bom ler para saber mais a fundo o que aconteceu porém nos outros livros já tem bastante informação

Thiago 07/02/2023

A água bateu?
Desde o lançamento de ?Os Filhos de Húrin?, tenho a impressão de que os herdeiros de Tolkien espalham a manteiga do patriarca até onde conseguirem enquanto acusam cineastas de explorarem o material ao máximo. Será que precisamos reler os mesmos contos em suas várias versões (até mesmo rascunhadas)?

Com lançamento mundial alinhado ao cronograma de ?Os Anéis de Poder?, acabou que ?A Queda de Númenor?, apesar da pretensão de caça-níquel impulsionado, me pareceu um livro bem mais interessante do que pouco prometia, apesar da carência de conteúdo inédito realmente relevante. A organização do editor a partir da cronologia descrita nos Apêndices tornou a leitura mais agradável, sem contar que as adições dos conteúdos de ?As Cartas de J.R.R. Tolkien? são puro ouro e ampliam nosso entendimento para coisas que passaram batido. As artes do Alan Lee também são outro fator positivo aqui.

Adorei ler ouvindo os temas que o Bear McCreary fez para ?Os Anéis do Poder?, principalmente o de Númenor que deixa tudo bem mais emocionante. E espero mesmo que os showrunners falcatruas da série tenham lido este livro em tempo de não vacilar mais com a narrativa na TV.

ramiromat 03/02/2023

É um grande compilado de toda história de Númenor. Conhecemos os reis e suas façanhas, resultando na sua própria destruição. Algumas partes me cansaram (como já tinha acontecido em O Silmarillion e outros livros). Mas é interessante como sempre há algum detalhe que nos é despercebido e que, ao retornar, modifica e amplia o nosso saber do mundo Tolkien.

subversivegrrl 27/01/2023

Mais uma edição de excelência
Ignorem se falaram que esse livro é resumido em Silmarillion... O Silmarillion não aprofunda o suficiente sobre a segunda era e esse livro é riquíssimo em detalhes, ótima leitura para quem quer saber mais sobre a segunda era. Faz questionar também como um universo literário consegue ser tão amplo e detalhado, mas acho que esse questionamento serve pra Tolkien num geral. No mais, nota 10.
Ramires Gabriel 02/02/2023minha estante
Uau

Messias 27/01/2023

Sobre a qualidade do legendário de Tolkien qualquer elogio é redundante. Mas o excelente trabalho de edição e organização de Brian Sibley merece todos os elogios, digno do cuidado e da qualidade do que foi desenvolvido por Cristopher Tolkien. Ainda que os textos estejam presentes em outros volumes, esta organização linear, com poucas interferências, nos faz acreditar que foi concebida pelo próprio J. R. R. Tolkien. As ilustrações de Alan Lee mantem a beleza com a qual já nos acostumamos. Eu diria que esse volume poderia estar lado a lado com os três grandes contos.

Fabricio.Campelo 27/01/2023

Nada de novo sob o céu.
Mais uma vez são histórias antes já faladas que agora foram mostrados os esboços e anotações para a criação delas.

Porém o Brian fez algo infinitamente melhor que o Christopher, que foi criar uma história linear. Ele colou as informações de forma coerente, sem ficar voltando no exato mesmo ponto 5 vezes sem sentido nenhum.

Ele fez algo que teve início, meio e fim, e não início, fim, início, início, meio, meio, fim, meio, início, meio, fim, meio, meio, fim, início, fim.

Isso foi de longe a melhor construção desses livros com as histórias de Tolkien pra a criação do universo da terra média e Arda.

Durante livro temos pequenas informações bem legais que não tivemos nos outros.

O final tem um epílogo bem legal, onde tudo está calmo, para acalmar os corações que tanto sofreram com a jornada da leitura.

Gostei, mas não existe nada de novo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5