Faça-os ler!

Faça-os ler! Michel Desmurget

Resenhas - Faça-os ler!

Cris 20/03/2024

Leiam!
“Leiam, leiam muito, vocês nunca lerão demais. [...] É preciso ler quando se é jovem. É preciso ler quando se envelhece.” Pág 15

O autor deste livro é um pesquisador francês, que é especialista em neurociência cognitiva, e neste livro ele vai tentar te convencer, se você ainda não acredita nisso, da importância do hábito da leitura.

Através de citação de muitos estudos e dados comparados entre vários países do mundo, o autor nos traz um panorama da situação atual do desenvolvimento cognitivo das crianças relacionados ao hábito de ler por prazer.

O livro cita muitas pesquisas feitas na França, mas sinceramente, imagino que se o autor tivesse dado exemplos de pesquisas realizadas no Brasil, o resultado não seria tão diferente.
E infelizmente, alguns dados que o autor traz são alarmantes.

O que faz as pessoas e mais especificamente as crianças não desenvolverem o hábito da leitura? Em nosso mundo atual, isso se deve quase exclusivamente ao uso exacerbado de telas; computadores, smartphones, tablets….

Por isso, o autor traz a importância de cultivar desde cedo nas crianças o costume de ler, especialmente, a leitura compartilhada e brincadeiras divertidas e criativas com as crianças. E sim, para mudar este cenário, é fundamental que a criança tenha um momento de leitura em casa, e não apenas na escola. E para isso podemos começar incentivando com poucos minutos de leitura diária.

Gente, sobre esta questão dos jogos incentivando a leitura, eu me lembro claramente de quando estava aprendendo a ler, que minha mãe brincava comigo quando saíamos na rua, fazendo com que eu procurasse as letras nos lugares que a gente ia. Mesmo ela tendo estudado muito pouco, eu tenho certeza que isso contribuiu muito para que eu me tornasse uma leitora ativa 🥲

Achei que o livro fica um pouco repetitivo e técnico demais em alguns momentos para ser considerada uma leitura fluida, mas a importância do tema e meu interesse no assunto fizeram com que eu lesse super rápido e me fizesse refletir muito.

Fica o convite pra você que trabalha na educação ou que é pai ou mãe de crianças pequenas pra conhecer este livro extremamente importante.

“Como não reconhecer nessas sinistras distopias os traços de um mundo para o qual estamos lentamente caminhando? O Ocidente não está reunindo, em um único e mesmo modelo, os piores temores de Ray Bradbury, George Orwell e Aldous Huxley? Nossos filhos não lêem mais, ou quase não lêem; seus cérebros são entorpecidos por telas recreativas, suas vidas se desenrolam inconscientemente sob constante vigilância digital, e seus sonhos estão diminuindo cada vez mais, aprisionados no enredo consumista de lazer e aparências. Isto constitui uma vida?” Pag. 226

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

jsscmaria 21/01/2024

Necessário para todos os educadores e pais.
O livro é um declaração pública de como a leitura por prazer pode mudar o futuro das pessoas. De como pode promover mudanças significativas na vida e na escola. É uma resposta ao primeiro livro do autor, sobre como não criar cretinos digitais. E a resposta é simples: FAÇA-OS LER!