A Casa dos Versos Silenciosos

A Casa dos Versos Silenciosos Heider Broisler

Resenhas - A Casa dos Versos Silenciosos

Liza.Abreu 01/04/2024

Benjamim é um jovem promissor...
A casa dos versos silenciosos

Benjamim é um jovem promissor, apaixonado por arquitetura, e um de seus passatempos favoritos é visitar casas antigas abandonadas, quando o faz se sente próximo a história dos locais e acumula inspiração, porém, sua rotina de jovem colegial promissor é remodelada quando é diagnosticado com esquizofrenia e precisa lidar com a doença vivendo um dia de cada vez, mas jamais interrompendo seus sonhos.

A premissa pode ser enganadora contada pelo ângulo que escolhi, afinal a história de Benjamim se torna mais complexa e pouco cientifica á medida que conhecemos a origem das vozes que surgem em sua cabeça, tal como os sonhos e aparições que rodeiam seus passos e facilmente desaparecem sem deixar pistas.

A história foca no amadurecimento de Benjamin e Susan, seu relacionamento amoroso. Susan em certos momentos compartilha das aspirações de Benjamim e se junta a ele para ajudá-lo a desvendar a origem de sua doença que mais parece uma habilidade mediúnica.

A casa dos versos silenciosos é um livro fácil de ler, com uma ótima narrativa inspirada pela paixão por arquitetura de Benjamim e o sonho de Susan pelo teatro, ambas as ambições pessoais dos personagens são bem trabalhadas e algumas vezes roubam o foco do conflito principal, suspendendo um pouco do suspense para apresentar aspectos do casal e como cada um, ainda que com interesses distintos, se unem para desvendar uma história trágica e romântica, pertencente a um passado distante.

A narrativa madura e detalhista é acolhedora e bem executada, de modo que não cede espaço para pontas soltas episódios entediantes. Uma leitura ótima para se fazer no frio e se surpreender com a quantidade de conteúdo, além do suspense sobrenatural, colocado pelo autor no livro

Recomendo

Leonardo 11/01/2024

Uma mistério incrível
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A casa dos versos silenciosos lançado pela editora Bestiário. O livro é de autoria de Heider Broisler e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Benjamin sempre amou explorar casas mal assombradas. Desde a sua infância, o rapaz tem uma vontade de entender mais sobre as histórias desses lugares e toda a aura sobrenatural que as rodeia. Após ver algumas coisas que não deveriam estar no plano normal, Ben acaba indo parar em sessões de psiquiatras e é diagnosticado com esquizofrenia.

Susan tem uma enorme paixão por teatro. Ao entrar pro curso de Artes de uma faculdade em Nova Iorque, ela acaba conhecendo Benjamin através de amigos em comum e também pelo fato dos dois passarem no mesmo terapeuta. Não é isso que os liga de forma imediata, no entanto, mas sim uma estranha experiência de um sonho compartilhado.

A partir disso, as visão de Benjamin voltam com força, mas dessa vez ele tem Susan para ajudar a entender um pouco mais sobre esses sonhos e também sobre essas visões. A vida deles sofre uma reviravolta quando descobrem um diário em uma mansão neogótica vitoriana onde Ben está a trabalho.

O diário revela informações cruciais e indica a presença de poemas ocultos na mansão. Determinados a desvendar o mistério que os cerca, Benjamin e Susan decidem explorar as pistas contidas no diário, e para isso eles se unem a Afonso, um médium espiritualista brasileiro, e Jamie, sua esposa americana.

Em uma vibe de suspense sobrenatural bem Stephen King, conhecemos os dois protagonistas de "A casa dos versos silenciosos" desde quando eram adolescentes até o momento em que Susan e Ben já estão morando juntos, cada um com a sua profissão, e se deparam com a mansão de Darlington, cenário que ocupa grande parte do arco final da história.

O legal desse formato de história é que podemos ir acompanhando o desenvolvimento dos personagens conforme os anos vão passando. Nisso, Heider faz um trabalho muito bom em mantê-los íntegros a suas essências com algumas modificações do tempo. Além disso, o autor coloca desde o começo da história elementos que farão muito sentido quando vamos conhecendo mais a respeito dos mistérios e dos versos que são encontrados pelos dois protagonistas.

O livro tem esse cenário melancólico e gótico que cerca não só Ben e Susan, mas também toda a mansão Darling e o passado que ela carrega. Gostei muito da forma como vamos conhecendo a história da mansão e como os poemas são parte vívida de todo esse processo!

Por fim, o final corresponde bem a todo o clímax crescente do livro! Gosto de histórias que se finalizam logo no primeiro livro e "A casa dos versos silenciosos" oferece tudo isso de uma forma super bem estruturada! Fica aí a indicação.