A Última Contadora de Histórias

A Última Contadora de Histórias Donna Barba Higuera

Resenhas - A Última Contadora de Histórias

Rosa282 04/01/2024

Memória, ancestralidade e diálogo
O que dizer de um livro tão especial como "A última contadora de histórias", emocionante, impactante, uma lição para a vida... remete a questionamentos: o que nos faz humanos? Parabenizo a Darkside pela diagramação, papel e capa desta edição, um trabalho muito bonito e condizente com o teor da narrativa. O livro traz uma linguagem clara e fluída, entremeada pelos "cuentos", que agregam poesia.
Este livro nos remete a reflexões importantes no que se refere à luta pela valorização da diversidade, traz um apelo importante à preservação da cultura, memória, história, ancestralidade e respeito à alteridade e ao meio ambiente. Em um mundo contemporâneo , onde os discursos totalitários e hierarquizantes têm alcançado destaques, Donna Barba Higuera aponta com propriedade que o que nos mantém humanos está ancorado na ética e diálogo entre as liberdades. Há muito mais à discutir sobre o teor desta obra literária. Fica a dica para uma leitura consistente e ao mesmo tempo leve para iniciar 2024.

Marcela414 25/12/2023

Perfeito!!
Esse livro me transportou para o espaço e para Sagan, quando eu parava de ler, ficava louca pra voltar. Uma leitura tão leve, não dá vontade de parar, e ainda deixa a gente curioso pra saber como termina.

Petra nos faz pensar muito sobre nossas raízes e como a família, e as nossas memórias constroem tudo o que somos.

juu :) 24/12/2023

Esperança
O livro acompanha Petra, sua família, seus objetivos e seus cuentos. Ótimo pra refletir sobre nossa missão, deixa com o coração quente acompanhar Petra lembrando sua família, seus ancestrais, mas sempre buscando ajudar seus parceiros, vendo sua missão. Muito legal ver a cultura mexicana sendo valorizada dessa maneira, uma otima leitura, recomendo!!

Camila1856 15/12/2023

Livro lindo por dentro e fora
Conhecemos a história de Petra, uma menina, muito inteligente e sagaz que ama os contos de sua abuelita e que sonha em se tornar uma contadora de histórias tão incrível como a avó. Ela tem sua vida mudada por completo quando tem abandonar a terra com seus pais e irmão rumo a um novo planeta, mas o trajeto nem sempre é como planejado?
Um livro encantador que traz a importância da herança da familia e da cultura através de uma personagem apaixonante que te faz viver junto a aventura e torcer que tudo de certo.
Aguardando uma continuação para esse livro que te deixa com coração quentinho e querendo mais.

Tati 04/12/2023

Premissa interessante mas faltou enredo
Em "A ultima contadora de histórias" vamos acompanhar Petra e sua família rumo ao espaço sideral. Nesta distopia que se passa em 2061, o cometa Harley vai colidir com a terra e apenas algumas pessoas e suas famílias, foram selecionadas para atravessar o espaço sideral em naves espaciais gigantescas durante 380 anos até um planeta habitável. O livro mostra bem como, mesmo com tudo muito organizado para dar certo, o ser humano sempre pende para o lado da exterminação e para o lado do ditatorialismo. Achei o início bem arrastado e o final muito corrido e que ficou muito apenas a cargo da imaginação do leitor. Sem as respostas concretas com as quais estamos acostumados ao fim de uma leitura. Os plot realmente me pegaram de surpresa. O livro não é nada do que eu esperava. Mas gostei da leitura, achei bem diferente e penso que, esta ideia na mão de um escritor melhor seria um super livro.

Natalia 01/12/2023

Lembre de mim ...
Uma história linda sobre não esquecer suas raízes , sobre a beleza da diversidade, onde nos mostra que não é preciso a salvar o mundo todo de uma vez, mas sim fazer nossa parte, que é do pouco que fazemos a diferença.
Eu amei e indico para todas as idades, me fez lembrar do filme "viva, a vida é uma festa", emocionante, encantador e necessário.

Ulisses San 24/11/2023

Coração quentinho.
Livro com uma história linda, contado em primeira pessoa pela protagonista Petra Peña, é quase um diário.

A história se passa pela eliminação do planeta Terra pela "Serpente de Fogo" e a jornada dos sobreviventes a um novo lar.

O livro passa todo âmago da protagonista, suas tristezas, alegrias e principalmente as lembranças que a fazem ser que ela é, todo seu apreço pelas pessoas que mais ama.

É aquele tipo de livro que deixa a alma leve, você torce sempre pela Petra, ela transborda amor incondicional do primeiro ao último capítulo.
Foi um prazer conhecer a escrita da Donna Barba Higuera, é um excelente livro para presentear alguém.
AndrAa58 25/11/2023minha estante
Que resenha legal! Me deu vontade de ler ?

Ulisses San 25/11/2023minha estante
É aquele tipo de livro ótimo para curar a ressaca literária.

Steff 20/11/2023

Diferente
É uma história com uma mensagem bonita sobre raízes, lutas, família.
Será que um novo planeta nos traria esperança?