A Última Contadora de Histórias

Resenhas - A Última Contadora de Histórias

1 | 2 | 3 | 4

Raiane.Priscila 14/02/2024

Muito bonito
Foi "Un cuento" muito bonito. Fé e coragem seguem toda a história. Infelizmente não encontrei esse livro para Kindle, o que prejudicou muito o meu rendimento, mas valeu cada página lida.

Ulisses San 24/11/2023

Coração quentinho.
Livro com uma história linda, contado em primeira pessoa pela protagonista Petra Peña, é quase um diário.

A história se passa pela eliminação do planeta Terra pela "Serpente de Fogo" e a jornada dos sobreviventes a um novo lar.

O livro passa todo âmago da protagonista, suas tristezas, alegrias e principalmente as lembranças que a fazem ser que ela é, todo seu apreço pelas pessoas que mais ama.

É aquele tipo de livro que deixa a alma leve, você torce sempre pela Petra, ela transborda amor incondicional do primeiro ao último capítulo.
Foi um prazer conhecer a escrita da Donna Barba Higuera, é um excelente livro para presentear alguém.
AndrAa58 25/11/2023minha estante
Que resenha legal! Me deu vontade de ler ?

Ulisses San 25/11/2023minha estante
É aquele tipo de livro ótimo para curar a ressaca literária.

P.Victor 08/05/2024

"E foi assim que o vento soprou a história de mim..."
As palavras foram fluindo na minha cabeça como uma melodia tão linda e tão calma que quando eu vi acabou " El cuento".
Uma história que nos faz refletir o quanto o ser humano é terrível , faz as coisas por egoísmo e machuca a todos ao redor, a personagem PETRA é uma sobrevivente de um fim do mundo causado por um meteoro , a única coisa que a mentem viva ali sendo ela são as histórias que sua ABuela ( avó) lhe contava e isso foi lhe mostrando o que a venda do padrão e regras estava escondendo.
Uma narrativa gostosa , valeu cada página cada hora, o triste só é quando ela acaba e imediatamente a ressaca literária lhe atinge como uma bomba e você acaba igual eu deitado no chão abraçando o livro e chorando igual uma criança de 5 anos querendo mais histórias para se acalmar e dormir.
Parabéns DONNA BARBARA HIGUERA por da vida a algo tão único e compartilhar isso com a humanidade E POR FAVOR TRAVA MAIS DA PETRA MAIS HISTÓRIAS MAIS MAGIA ?.

Steff 20/11/2023

Diferente
É uma história com uma mensagem bonita sobre raízes, lutas, família.
Será que um novo planeta nos traria esperança?

Elisasa 26/08/2024

A contadora de histórias
Vou ser bem sincera aqui, quando eu olhei esse livro pela primeira vez só queria ter ele por causa da capa (quem nunca?), mas quando eu comecei a ler me deparei com uma história especial.

Petra Peña, uma garota de 13 anos, que tem um único sonho para o seu futuro (ser uma contadora de histórias como Lita sua avó), embarca com sua família em uma missão para viver em outro planeta, pois a Terra está próxima da extinção.

O que era para ser uma viagem tranquila e um futuro lindo e feliz ao lado da sua querida família, acaba se transformando em algo que Petra nunca pensou que poderia acontecer.

Não vou falar mais nada sobre a história, mas ficaria feliz se algum dia eu for tão forte e persistente quanto Petra.

Evy 07/08/2024

O poder das histórias contadas!
A leitura dessa obra foi uma experiência que me tocou profundamente. Desde a primeira página, fui transportada para um universo onde o poder das histórias é tão vital quanto o ar que respiramos e para uma bibliotecária escolar que conhece este poder, foi uma jornada incrível de ser acompanhada. A obra de Donna Barba Higuera, publicada pela @darksidebooks, foi meu primeiro contato com esta autora que já virei fã e nos oferece uma travessia que entrelaça o passado, o presente e o futuro de maneira sublime.

Petra Peña, nossa protagonista, é uma jovem cheia de sonhos e esperanças, desejando seguir os passos de sua abuelita como uma contadora de histórias. No entanto, o destino tem planos diferentes para ela. A Terra é atingida por um cataclismo cósmico, forçando Petra e um grupo seleto de sobreviventes a embarcarem em uma nave espacial rumo a um novo lar. Essa transição brusca e cheia de incertezas já seria suficiente para uma narrativa marcante, mas Higuera vai além.

Despertando ainda dentro da nave, séculos depois, Petra descobre que as memórias de todos os passageiros foram apagadas por um Coletivo impiedoso que acredita estar purificando a humanidade. Nesse ambiente desolado, Petra emerge como a única guardiã das histórias da Terra, carregando em seu coração as memórias e a cultura de um mundo que agora vive apenas dentro dela. A luta de Petra para reavivar essas histórias é uma metáfora poderosa sobre a preservação da identidade e das raízes.

O contraste entre a exuberância das histórias que Petra tenta manter vivas e a frieza metálica da nave cria uma tensão narrativa fascinante. Através de uma escrita delicada e evocativa, Higuera nos faz sentir a nostalgia e a esperança de Petra, enquanto ela tenta reacender a chama da humanidade em meio à escuridão do esquecimento.

A jornada de Petra não é apenas física, mas também emocional e espiritual. Ela nos ensina que, mesmo diante das maiores adversidades, é possível encontrar força e propósito nas lembranças do passado. As histórias de Petra tornam-se uma luz guia, não só para ela, mas para todos aqueles ao seu redor, mostrando que a verdadeira força reside em nossa capacidade de lembrar e contar nossas próprias histórias.

A Última Contadora de Histórias celebra o poder das palavras e da resiliência humana. Donna Barba Higuera nos faz refletir sobre o que significa ser humano e a importância de manter viva nossa herança cultural, mesmo nos confins do espaço. Através dos olhos de Petra, aprendemos que as histórias têm o poder de reconstruir o que foi perdido e de nos guiar para um futuro melhor e mais esperançoso.

Uma experiência literária inesquecível que recomendo a todos, em especial, os apaixonados por palavras e histórias.

Tati 04/12/2023

Premissa interessante mas faltou enredo
Em "A ultima contadora de histórias" vamos acompanhar Petra e sua família rumo ao espaço sideral. Nesta distopia que se passa em 2061, o cometa Harley vai colidir com a terra e apenas algumas pessoas e suas famílias, foram selecionadas para atravessar o espaço sideral em naves espaciais gigantescas durante 380 anos até um planeta habitável. O livro mostra bem como, mesmo com tudo muito organizado para dar certo, o ser humano sempre pende para o lado da exterminação e para o lado do ditatorialismo. Achei o início bem arrastado e o final muito corrido e que ficou muito apenas a cargo da imaginação do leitor. Sem as respostas concretas com as quais estamos acostumados ao fim de uma leitura. Os plot realmente me pegaram de surpresa. O livro não é nada do que eu esperava. Mas gostei da leitura, achei bem diferente e penso que, esta ideia na mão de um escritor melhor seria um super livro.

Leticia2513 21/04/2024

Um mundo sem histórias é um mundo perdido
"Nunca tenha vergonha do lugar de onde você veio ou das histórias que seus ancestrais passaram pra você. Se aposse delas".

Juliana.Bragiato 19/04/2024

Em A Última Contadora de Histórias, depois que uma erupção solar desviou o Cometa Halley, a Terra está com os dias contados. É nesse cenário pré-apocalíptico que iremos conhecer Petra Peña e sua família. Petra é uma menina de 13 anos, apegada a avó Lita, que contava histórias para ela e para o irmão mais novo Javier. Ela não se conforma em ter que deixar a avó para trás, enquanto ela, os pais e o irmão embarcam em uma nave, rumo ao novo planeta Sagan, destino escolhido para ser o novo lar dos humanos. Antes de partir, Petra promete para a avó que quando acordar no novo planeta, ela será uma contadora de histórias, assim como sua avó.

Uma vez na nave, Petra descobre que ficará em hibernação em uma capsula, imersa em um gel criado especialmente para mantê-la viva e saudável até o momento de despertar em Sagan. Durante a hibernação, um sofisticado software irá baixar informações diretamente no cérebro de Petra, assim, quando ela acordar, será especialista em uma área pré-determinada, estando apta para ajudar com a colonização de Sagan. Porém, ela não contava que um grupo denominado Coletivo, tomaria conta da nave com o intuito de reprogramar o cérebro das pessoas em hibernação, e assim, de maneira deturpada, garantir que não haja mais guerras, fome, desigualdade ou qualquer outro mal que a humanidade tenha cometido. Quando Petra é reanimada pelo Coletivo, ela é renomeada como Zeta-1, especialista em botânica e geologia, ela, então, se dá conta de que é a única que se lembra da Terra e de como a vida era antes do Coletivo tomar o controle da nave. Cabe a ela, descobrir uma maneira de reavivar as memórias de seus companheiros, encontrar sua família e evitar que o Coletivo tenha sucesso.

Sabe aquele livro que te ganha pela capa, e quando você lê a sinopse fica com mais vontade ainda de ler? Pois bem, A Última Contadora de Histórias é esse livro.
Peguei o livro empolgada com a promessa de uma grande ficção cientifica, porém, me deparei mais com um livro infanto-juvenil, que conta como uma garota de 13 anos, com sérios problemas de visão, era a única pessoa que se lembrava da Terra, e em como ela usa os contos que ouvia da Avó para tentar despertar as memórias de seus companheiros de dormitório.
Petra se comporta de maneira estranha o livro todo e não levanta a mínima suspeita da Chanceler ou de qualquer outra pessoa responsável por manter o Coletivo.

A escrita da autora é coesa, a história se desenrola de maneira fácil, e os obstáculos apresentados são transpostos sem grandes dificuldades. O final fica em aberto, para uma possível continuação ou até para o público imaginar o que aconteceu com Petra e os tripulantes da nave colonizadora.

A premissa do livro é interessante, se direcionada para o público certo. Eu esperava mais.

jess ortega 27/07/2024

Terminando esse livro com um quentinho no coração. Amei acompanhar essa história, fiquei aflita e emocionada, e triste demais em outra parte mas foi um fim satisfatório. Gostaria mais se tivesse um epílogo pra saber se deu realmente tudo certo no final e o que aconteceu com as outras ?pessoas?
ali.starkov 27/07/2024minha estante
Diva ?

Mel 24/04/2024

Literalmente uma viagem
Ainda tenho na memória todas as imagens de Sagan e da nave. Tudo muito bem imaginado e é de tirar o fôlego. A sensação é de estar lá mesmo, lembro de ficar com agonia na hora do líquido da cápsula e da empolgação quando vamos conhecendo o novo planeta. Uma baita viagem sem sair do meu quarto. Recomendo demais!!!

(Essa edição é surreal de linda!)

distritodoslivros 06/02/2024

Potencial desperdiçado
Da série: livros com a capa linda que me enganaram!

Gente esse livro é a coisa mais linda do mundo e um lançamento da darkside que prometeu demais, mas não foi bem aproveitado.

A história tinha muito potencial, eu amei os elementos apresentados e podia ser uma odisseia incrível, mesmo com esse final em aberto.

Mas não foi bem aproveitado, foi muito enrolado e muitos elementos legais não foram bem aproveitados. A questão da visão dela podia ter sido melhor colocada na história, qual o motivo de existir? Representatividade? Superação? As vezes tinha as vezes não tinha? a biblioteca também era uma coisa genial que podia ter aparecido antes mas só foi aparecer no final e ficou sem nexo nenhum?

Eu me apaixonei pelo o que essa história poderia ter sido, mas partiu meu coração não ter sido bem contada. Era pra ser a última contadora de histórias e virou a última história contada?

Edit: lembrei de mais coisas!

Eu gostei muito dos contos e da essência latino-americana da história e suas influências, queria mais da Lita! A base da história e o carisma do tempero latino foi o que deram as 3 estrelas pra esse livro

O que me irritou MUITO foi o uso de ?tô? e ?tá? ao invés de ?estou? e ?está?. Isso me irrita muito pq vc tá escrevendo um livro e não uma mensagem pros seus parças kkkkkkk eu entendo que tenta aproximar a gente do jeito que as pessoas realmente falam mas me irrita mto ler isso.

Andreza 03/07/2024

O livro é bem interessante, e os contos também. Tanto que fiquei com vontade de ler um livro só com mais desses contos. É um livro que não se propõe a ser algo cheio de plots e reviravoltas (apesar de ter algumas), ele é um livro pra realmente aproveitar a história. Eu gosto de histórias que acabam do jeito que foi feito nesse livro. A conexão familiar nesse livro é bem forte, e fica com aquela sensação agridoce. Apesar de ter um lado mais ?ficção científica? e isso ser 90% do livro, ele ainda é algo bem raso onde a história se preocupa mais como ambientação e usar desse fato para construir o livro do que de explicar e aprofundar de fato. O que pra mim não foi incomodo já que o resto conseguiu se bastar.

?As histórias que contamos para nós mesmos fazem com que sejamos quem somos.?

Samara Cruz 17/06/2024

Uma leitura boa mas não é empolgante , te mantém com uma certa curiosidade,mas não te dá aquela sensação de querer devorar as palavras escrita, os diálogos é por aspas" " , os personagens não são marcantes e nem cativante , me fez demorar um pouco a leitura por não me deixar muito presa , o tema da história em si é interessante mas não tem acontecimentos instigante para te induzir a ler sem parar . Fala sobre um desastre na terra ,cujo precisou a humanidade migrar para outro planeta mas no meio do caminho nada do planejado aconteceu em uma determinada nave entre 3 naves .

Leite15 24/01/2024

?E digo que foi assim..?
Que livro emocionante!! É uma mistura de emoções que faz você sentir na alma todas as angustias da Petra, impossível não chorar, amei muito, só o final que achei muito rápido, não achei que ele já fosse acabar desse jeito

1 | 2 | 3 | 4