A Última Contadora de Histórias

A Última Contadora de Histórias Donna Barba Higuera

Resenhas - A Última Contadora de Histórias

Dai @veraaode92 16/05/2024

A história em si, não é original. E me incomoda um pouco a historia do coletivo, de onde vieram e como sobreviveram por tanto tempo em uma nave espacial. Queria mais sobre isso, porém não é o foco.E o final também queria que fosse um pouco além do fim. Por isso tirei uma estrela. Mas no geral eu gostei muito da história! Principalmente o toque de cultura mexicana nos contos, fez toda diferença.
Quando aparece um certo personagem na história, eu já imaginei quem era e tudo que ia acontecer com esse personagem, mas gostei mesmo sabendo haha.
No fim, só queria saber mais sobre Sagan.

Não me leva a sério 24/03/2024

"Diga ao seu coração que o medo de sofrer é pior que o sofrimento em si"
Zero senso crítico. Mas, eu gostei muito. A leitura flui e é emocionante várias vezes. O Livro é lindo. A história é linda, os desenhos. Enfim amei

Morgana Gomes 17/03/2024

A última contadora de histórias
"Meu amor, olha só hoje o sol não apareceu. É o fim da aventura humana na Terra". É nesse estilo que o livro começa tal qual os primeiros versos da música "Eva" da banda Eva. Nossa personagem, Petra, embarca com sua família em uma nave que os levariam com outros humanos para um novo planeta.
Uma viagem longa, um processo de eliminação das memórias passadas que não dá certo e um mundo que se descobre no momento em que sua cabine é aberta.
É nesse momento que Petra descobre que ainda mantém suas memórias do tempo na Terra, incluindo os "cuentos" que sua avó costumava contar. No novo despertar, se assim posso chamar, Petra terá de lidar com uma realidade totalmente diferente da que foi traçada quando ainda estava na Terra, além das escolhas que terá de fazer, das perdas e da maneira que terá de viver a vida. Petra é uma contadora de histórias! E esse livro entrou para o hall dos meus favoritos! ?

Maisa @porqueleio 11/03/2024

Resenha / A Última Contadora de Histórias /@porqueleio
Uma história com um grande potencial... afinal, não são nossas histórias, cultura, que nos distingue? O ponto de vista que nos é apresentado é o da Petra, e por isso não sabemos muito mais sobre o Coletivo. Em algum momento da estase da jovem ela percebe que tem algo diferente acontecendo, mas tem apenas lampejos dessa ‘rebelião’.

Com um começo frenético, cai numa relativa tranquilidade enquanto Petra precisa buscar respostas. Queria muito outros pontos de vista, porque mesmo que Petra tenha sido inundada de informações – científicas, sobretudo – enquanto estava em estase, em muitos momentos era claro que não houve um amadurecimento emocional. Sua insistência sobre certos aspectos quase colocou tudo a perder...

Enfim, o que toca mesmo é a beleza ao exaltar nossas raízes, a importância de nossos ancestrais e herança familiar. Sobre entender que a perfeição muitas vezes está no imperfeito...

site: https://www.instagram.com/p/C4YGzlIM8i-/?img_index=1

Silver.Clara 24/02/2024

Era uma vez?
Bem clichê, mas a leitura é bem fluida e não cansa, então vale a pena pra sair de uma ressaca literária.
O universo é muito interessante e acho que poderia ter sido mais desenvolvido, muitas questões deixaram a desejar, mas mesmo assim, não me arrependo e não acho que tenha sido uma perda de tempo

Francine103 05/05/2024

Uma história que pode se tornar real
O livro começa com uma narrativa corrida e com momentos do presente e do passado, dando a entender que teria um pouco de ação na história, mas não é o que acontece.
A história fala muito das emoções de Petra, da sua ligação com sua cultura, seu passado e principalmente com sua avó Lita. Durante a história conhecemos vários contos que foram contados a ela e as tradições familiares.
O desenrolar da história segue como o esperado, tendo um final sem surpresas ou reviravoltas mas eu esperava mais detalhes do final, tive a sensação de: preciso terminar a história agora. Acho que se a autora quisesse, poderia dar mais detalhes de Sagan, do novo mundo e quem sabe até um livro de continuação, eu leria.

Alan (@coracaodeleitor) 21/01/2024

Petra Peña é uma garota que ama sua família e tem como meta ser uma contadora de histórias. Assim como uma das pessoas que ela mais ama, sua abuelita.

Ela é sua família precisam fugir da Terra imediatamente pois o planeta está a margem da destruição por um cometa. E eles precisam ir em direção á um novo planeta.

A viagem leva centenas de anos e durante esse tempo eles precisam ficar em um estado de sono induzido. Mas as coisas não correrão como o esperado e ao chegar nesse novo planeta Petra é a única que se lembra da Terra, pois um grupo chamado Coletivo, apagou a memória de todos e então acompanharemos Petra nessa jornada e em sua luta por resgatar suas raizes.

Esse é o máximo que eu posso contar sem spoilers. Mas eu já adianto que a personagem da Petra ganhou meu coração.

A temática do livro é muito boa e é uma leitura que nos prende no início ao fim. Acho que muito disso se deve a missão de Petra e a forma como a autora escreve.

É um livro que nos traz reflexões sobre a humanidade, família e sobre nossos sonhos. Um livro realmente tocante. Recomendo demais a leitura.

Ravena.mafra 21/01/2024

Uma contadora de histórias
QUE LIVRO MEUS AMORES, eu particularmente AMO a darkside e sou apaixonada nos livros deles, mas também amo ficção, esse livro junta as melhores coisas, espaço, histórias, e muito mas MUITO drama, simplesmente apaixonada na Petra e esperando que o Ben de um viva na história, mas o final, que final gente, leiam é muito bom

carol.amendola 19/01/2024

Ainda estou tentando saber o que achei do livro.
Achei muito interessante a leitura, tem uma premissa bem diferente de outros livros que já li, porém não achei que a autora executa muito bem.
O livro conta a história de um futuro apocalíptico onde a terra será atingido por um cometa e algumas pessoas possuem a vantagem de deixar o planeta em naves, estes seres humanos deverão permanecer em animação suspensa enquanto outros ?tomam conta? da nave.
Até aí é um livro muito emocionante, porém alguns pontos ficam sem explicação, enquanto outros pontos que não são tão interessantes para o a história são bem explorados.
Por outro lado, é um livro com vários plots o que deixa a leitura um pouco mais interessante.
Acredito que sinta falta de um segundo livro para explicar essas lacunas que ficaram, inclusive o final aberto que teve, porém infelizmente é um livro único.

Carolina 10/01/2024

SCI FI TOTAL!
Aqui é uma leitura que me surpreendeu. Uma historia meio ET, meio dominação do mundo e extermínio.
Uma coisa total sci fi!
Achei o tema diferente de tudo oq eu já li. A construção das imagens, dos acontecimentos....voce passa a ficar angustiado e sofrer junto dos personagens.
Ah, mas então porque só 3 estrelas?
Porque eu achei que o tema era sensacional e a autora perdeu uma super oportunidade de criar uma historia. Ficam pontas soltas...ficam alguns pontos meio confusos...e o final é daquele tipo "to be continue" (mas na nossa mente, porque nao terá segundo volume!).
Mas leiam! É aterrorizante de certa pensar em certas possibilidades....

Lud13 08/01/2024

Cuentista
A última contadora de histórias é um livro que ainda não alcançou seu merecido conhecimento. Apesar da premissa um tanto simples e o seu tamanho é um livro bem agradável, eu não diria que é um livro para você lembrar pra vida mas é um livro que te fará refletir sobre a humanidade que nós cerca. Um livro curioso sobre uma menina com seus recém feitos 13 anos se esforçando pra salvar e quem sabe melhorar a vida dos humanos restantes com seus lindo cuentos, te fará pensar sobre aquela antiga história de família que seus pais te contavam e o que você pode aprender com ela independente da idade que você se encontre.

Thais 06/01/2024

4,8 ???
Olha, sinto muito pra quem não gostou, pq eu adorei!

A Petra e sua família embarcam numa nave destinada a um novo planeta em uma nova galáxia, pq o cometa Haley vai destruir a Terra em poucas horas.
Durante a viagem, eles ficam em estase, um processo que faz com que durmam até a chegada do planeta que dura muitos e muitos anos.
Quando entra no processo de estase, a Petra percebe que não vai dormir como todos e, assim, descobre muita coisa sobre o grupo que se intitulam de Coletivo. Esse tal Coletivo fala uma coisa e faz outra. Eles são bizarros e estão dispostos a qualquer coisa MESMO pra que não aconteça novamente o que aconteceu na Terra.
Durante a jornada da Petra, vc entende o que o ?ser humano? é capaz de fazer em prol de si, literalmente os fins justificando os meios (na teoria deles).
Por favor, LEIAM! É uma história muito delicinha e os cuentos são encantadores ???

Camila1856 15/12/2023

Livro lindo por dentro e fora
Conhecemos a história de Petra, uma menina, muito inteligente e sagaz que ama os contos de sua abuelita e que sonha em se tornar uma contadora de histórias tão incrível como a avó. Ela tem sua vida mudada por completo quando tem abandonar a terra com seus pais e irmão rumo a um novo planeta, mas o trajeto nem sempre é como planejado?
Um livro encantador que traz a importância da herança da familia e da cultura através de uma personagem apaixonante que te faz viver junto a aventura e torcer que tudo de certo.
Aguardando uma continuação para esse livro que te deixa com coração quentinho e querendo mais.

Sônia Gregoski 08/03/2024

O cometa Halley está vindo em direção à terra para destrui-lo, Petra Peña e sua família são selecionados para embarcar em uma das naves para um novo planeta chamado Sagan.
A duração da viagem será de 380 anos,porém, os passageiros serão induzidos ao sono através de um processo chamado Estase.

Um erro acontece no processo de Estase de Petra,ela fica consciente em sua cápsula durante toda a viagem,e ao ser "despertada",Petra percebe que é a única com lembranças da terra,a memória das outras pessoas foram apagadas por ordem do Coletivo,um grupo que assumiu o controle da sua nave.

Agora cabe a Petra manter o passado vivo através das histórias,mas não só isso,ela precisa arrumar uma maneira de fugir da nave e encontrar outros sobreviventes no novo planeta.

O livro não é nada do que eu esperava,achei que seria uma fantasia mas é uma sci-fi.

Gostei da leitura,porém,achei que a autora não soube aproveitar todo o potencial da história.
A história é contada pela perspectiva de Petra,então não temos respostas sobre "O Coletivo".
Em nenhum momento é mencionado como surgiu,quem idealizou e muitas outras informações que não posso mencionar pra não dar spoiler.
Se o livro tivesse capítulos com o ponto de vista de outros personagens, acredito que agregaria e muito na história, que tinha potencial para ser fantástica.
Tirando isso,gostei muito da experiência de leitura.

É um livro que carrega uma mensagem muito bonita sobre não esquecer nossas raízes,os ensinamentos de nossos ancestrais,nossa herança familiar e cultural.
Sobre a busca da humanidade pela perfeição a todo e qualquer custo.

"Igualdade é bom. Mas igualdade e equidade são duas coisas bem diferentes. Às vezes, as pessoas falam as coisas sem contemplar o que realmente significam... Esse dogma tá bem no limiar entre as duas coisas."