Guia para Lésbicas na Escola Católica

Guia para Lésbicas na Escola Católica Sonora Reyes




Resenhas - Guia para Lésbicas na Escola Católica


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Alessa 26/10/2023

Eu gostaria de ter tido a oportunidade de ler algo assim quando era mais jovem. No entanto, à medida que o tempo avança e se transforma, ler essa história hoje consegue abraçar os momentos passados da minha vida. Ela nos diz, nessa máquina do tempo que é a memória, que não há problema algum em se apaixonar. Todos nós temos o direito de vivenciar os nossos amores e desencontros do tamanho que eles se apresentam, sem que as opressões os tornem maiores do que são, sem o constante medo de errar ou se sentir culpado por isso. Esse livro é extremamente importante e complexo, recomendo demais e gostaria da visibilidade que ele merece. Leiam.
comentários(0)comente



Sthe 25/11/2023

Casal fofinho + misturas étnicas + sarcasmo e família homofóbica!
Amei do início ao fim, a escrita é viciante e divertida, os personagens muito desenvolvidos e eu amei o grupinho de amigos.
É pesado também... Tem várias cenas preconceituosas, mas é bom saber que no fim dá tudo certo.
É ótimo pra quem não aceita, pois se sente incentivado pela coragem de Yumi
comentários(0)comente



Kelly.Yoshimura 15/12/2023

Engraçado, descontraído e importante
Amei fazer essa leitura, foi muito descontraído, engraçado, dei muitas risadas. Ao mesmo tempo aborda questões muito importantes.
A personagem principal e seu irmão são de família de mexicanos e já nos mostra como são tratados com preconceito em uma escola com maior parte de pessoas brancas. Aborda assuntos tbm de depressão, e nos ensina muito. É muito legal ler um livro que fala sobre o tempo de cada um querer se assumir quanto a sua sexualidade.
comentários(0)comente



tatipimen 26/12/2023

Sessão da tarde, mas gostei
O livro eh sobre a perspectiva de uma adolescente, então eh aquilo né? O que torna mais interessante eh que eh uma adolescente com obrigações de adultas. O livro tem alguns plots interessantes e trata de temas bem sérios. Uma linguagem bem descontraída, mas eh isso? adolescente.

Apesar disso gostei de ler.
comentários(0)comente



Adriane Beatriz 29/12/2023

Terminando esse livro com depressão.
ai como eu queria ter uma namoradinha pra ser 🤬 #$%!& igual Yami e Bo ????
eu amei
comentários(0)comente



Malu_Cabral 29/12/2023

In lak'ech !
É um livro fantástico, uma verdadeira caixinha de surpresas.
Adorei a escrita da autora e como ela abordou alguns temas também, é bom ler os avisos de gatilhos antes de começar a leitura e só ler se realmente estiver psicologicamente bem para tais assuntos.
Achei super divertido e me conectei muito com a protagonista que é a Yamilet, me vi em diversos posicionamentos e situações que ela presencia ao longo do livro e como é ainda sobre a história de autodescoberta que a Yami tem e como ela lida com isso!
Chorei bastante mas não por ser um livro triste, e sim como da pra se identificar com situações do dia a dia que são recorrentes e não temos tempo o suficiente para absorver certas coisas.
Um livro que eu super recomendo e que acho muito bom para meninas que estão descobrindo sua orientação sexual agora principalmente nessa faixa etária juvenil.
comentários(0)comente



lori 03/01/2024

TOMARA QUE EU EXPLODA
Achei que nenhum livro fosse me fazer chorar de soluçar depois de Os sete maridos de Evelyn Hugo mas pelo visto eu estava MUITO ERRADA!
O que chorei com a escrita de Sonora Reyes não é possível de explicar. Elu conseguiu abordar perfeitamente todos os assuntos que se propôs à trazer nesse livro, e junto com a Yami, revisitei a minha história diversas vezes. O guia para lésbicas na escola católica é realmente um guia, mas muito mais que isso: é sobre coragem, sobre conhecimento, afirmação e orgulho, é saber que você também, pessoa queer, merece amar e ser amade. Obrigada, Sonora, por me mostrar que a comunidade LGBTQIAPN+ não é um erro e que nós somos importantes.
comentários(0)comente



Kamille.Sinestri 07/01/2024

Alugou um triplex na minha cabeça
Esse livro é maravilhoso, aborda tantos assuntos importantes de uma forma tão precisa. Questões de homofobia e td q pode acontecer por causa dela, além da questão racial, já q Yami e seu irmão são os poucos não brancos da escola Católica.

A narrativa do livro é td em primeira pessoa oq me fez sentir na pele oq a yami sentia, ent eu chorei e ri em mts momentos KKKKKKKKKK
comentários(0)comente



Let 13/01/2024

Um guia de sobrevivência para lésbicas no armário
Eu amei o formato desse livro justamente por ter essa pegada de diário/guia de sobrevivência, o que dá um toque bem mais humorístico e divertido pra história. Cada nome de capítulo é uma dica de sobrevivência da protagonista e isso se mistura muito bem ao romance que é desenvolvido ao longo das páginas. Um romance BEEM slow burn, já que a Yami não quer sair do armário de forma alguma no novo colégio católico que ela estuda, por causa de traumas do passado. Mas é claro que se aproximar e se apaixonar pela única outra garota lésbica da escola complica demais as coisas!

Eu gostei muito dos personagens e de como eles foram desenvolvidos, principalmente o irmão da Yami. É um livro que aborda muitos temas importantes como identidade (já que a Yami é mexicana e lésbica), imigração, suicidi0, depressa0, saída do armário e etc. Então sim, o romance é trabalhado junto com outros tópicos que dão mais profundidade pra história. E eu adorei como o casal foi trabalhado.

Mas eu também achei que o livro tem alguns defeitos de desenvolvimento. A Yami passa 80% do livro morrendo de medo de sair do armário, mesmo com a Bo deixando claro que é de confiança, e o romance só se arrasta por causa disso. E ai a autora deixa pra juntar o casal literalmente no final do livro, o que eu não curti. Ficou corrido demais. Sem contar que eu achei que alguns desfechos sobre a sexualidade e aceitação dela foram muito utópicos. Isso aconteceria na vida real? Provavelmente não.

Então eu tive mais dificuldade de abraçar o final do livro. Mas, ainda assim, foi uma leitura incrível! Recomendo demais! Principalmente se você é uma lésbica no armário que estuda em colégio religioso.
comentários(0)comente



Lorena 21/01/2024

Tú eres mi otro yo
"Confesso todas as coisas que me fazem sentir culpada. Mas gostar de garotas? Acho que posso fazer as pazes com essa parte de mim."

Não tem como começar essa resenha sem citar essa frase que me marcou tanto. Esse livro não é só para as lésbicas, obviamente, mas você sendo uma lésbica que se escondeu a vida toda vai se identificar como nunca em uma leitura.

Yamilet é uma adolescente lésbica que tem um grande complexo com a sua sexualidade, como qualquer outro adolescente que cresceu em um lar extremamente religioso. E o fato de ir estudar em uma escola católica não ajuda em nada.

O estilo da leitura é realmente um guia, com os títulos dos capítulos sendo mandamentos e eu achei isso muito incrível. Realmente tem uma pegada mais descontraída e permite com que o leitor se conecte mais com a protagonista.

Não posso deixar de citar os personagens secundários, que foram tão bem escritos e desenvolvidos como puderam ser.

A relação de Yamilet com a família também é muito bem escrita e desenvolvida. Gosto muito do fato de Yamilet sempre ver o seu pai como seu herói por ele estar longe há tanto tempo e ser o "carinha legal", enquanto sua mãe sofre com um emprego infernal para bancar a casa sozinha já que o pai era um inútil. Mas tudo muda no final, e eu simplesmente não pude conter as lágrimas ao me ver nesse cenário com a minha própria família.

Esse livro foi um grande tapa na cara para mim. Não teve nenhuma situação que eu não tenha me identificado, exatamente pelo fato de eu também ter sido uma adolescente lésbica no armário. Crescer e olhar tudo isso numa perspectiva diferente e mesmo assim tão igual chega a ser emocionante. Queria que todas as adolescentes que amam meninas pudessem ler isso e se sentirem amadas, e não como se estivessem erradas.
comentários(0)comente



SgroiAna 23/01/2024

Fofo
Essa história é uma gracinha. Yami é uma personagem cheia de carisma e que está passando por um momento complicado na vida de todo adolescente queer: se aceitar. Essa história envolve diversos dilemas e questões que, as vezes, não foram muito bem aprofundados. Eu adorei o romance, por mais que seja um super slow burn, e o relacionamento entre a Yami e o Cesar. Foi um história divertida e triste ao mesmo tempo. Só achei que o final foi muito corrido..
comentários(0)comente



naclara20 14/02/2024

Li esse livro faz tempo mas não achei ele aqui no skoob. agora disponibilizaram e enfimmm foi o primeiro livro safico que eu li, tenho apego emocional então sou suspeita pra falar, mas é super fofinho
comentários(0)comente



Maria; 24/02/2024

Gostei muito do livro, tanto os assuntos que aborda até a estrutura do texto.

A forma que a protagonista se vê por boa parte do livro, e a culpa cristã que é jogada em cima de pessoas LGBT, foi muito real no livro e como a Yami lidou é como imagino uma adolescente lidaria, o medo contante de deixar transparecer e o que aconteceria se as pessoas (principalmente a família) ficasse sabendo.

Também muito bom como lida com a cultura dos personagens não brancos, a relação da Yami com a cultura ou da Bo, a forma que mostra que a vida de ninguém é perfeita, por mais que pareça (no caso da Bo, que até ela tinha algum probleminha com os pais).

Em relação aos capítulos, só tenho elogios. A quantidade de páginas sempre sendo perfeitas, os capítulos não são nem curtos e nem longos. Os títulos são incríveis, a narração é em primeira pessoa (no caso pela protagonista, Yamilet).

Por mais que tenham acontecido algumas coisas ruins durante a história, acho incrível como a autora resolveu essas coisas, como a relação da Yami com a mãe ou como foi o processo dela se abrir pros conhecidos. Um ótimo livro de adolescentes sendo eles mesmos, ler isso dá vontade de ter vivido algumas dessa coisas, como um romance sáfico na adolescência ou ir para um baile com a menina que afim.

Esse livro é um grande abraço e imagino que mais ainda pra quem está no processo de se descobrir e aceitar.
comentários(0)comente



bruna1265 01/03/2024

Guia para lésbicas num colégio católico
Meu deus, por onde começar? eu adorei a fluidez da escrita da autora e a facilidade de transmitir emoções por ela. adorei o trajeto da yami ao longo do livre ate se aceitar completamente e se sentir corajosa. todos nós queremos um pouco da coragem dela.
fiquei de coração quente no final
amo quando os livros me fazem rir ao mesmo tempo que me fazem chorar e este é um deles
recomendo muito.
comentários(0)comente



Sophi 17/03/2024

Lindo demaia
Cara eu nunca chorei lendo um livro mas esse fez meu olho encher de lágrimas, nossa juro muito viciante pqp que livro bom
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2