Mickey7

Mickey7 Andy Weir

Resenhas - Mickey7

bardo 28/03/2024

Mickey 7 de Edward Ashton é um divertido romance de sci-fi que por trás de seu texto aparentemente leve e engraçado explora questões bastante complexas e espinhosas. A narrativa leve e um tanto debochada do protagonista por vezes faz com que o leitor esqueça o real peso que está implícito na trama.
Tendo isso em vista Mickey 7 pode ser lido de duas formas: somente seguindo a ágil narrativa e contratempos pelos quais passa o protagonista ou atentando-se para os diversos dilemas filosóficos e éticos que estão ali diluídos.
Temas como precarização e exploração do trabalho, assédio moral, tabus religiosos e sexuais, relações sociais, entre outros estão presentes. Porém, por mais que a obra não discuta diretamente com o leitor, o tema está implícito, sugerido, mas não exatamente declarado; a principal questão do livro seja a pergunta: O quê realmente somos nós?
Se o nosso corpo puder ser replicado e nossos pensamentos implantados, nos ainda seremos os mesmos, ou seríamos alguma outra coisa? O autor vai utilizar algumas respostas filosóficas clássicas para tentar dar cabo dessa questão, se é que isso é possível.
Em suma Mickey7 é uma obra divertida, leve, despretensiosa, mas ao mesmo tempo propõe ao leitor questões bastante profundas que extrapolam o texto: O que realmente somos? O que define o que somos? Onde de fato reside nossa individualidade?
Brujo 29/03/2024minha estante
Muito interessante! Ótima análise!

bardo 29/03/2024minha estante
Estou bem curioso para o que vão fazer no filme e para a continuação da história ;-) (Em tempo dá pra ler tranquilo, tem continuação, mas a história é fechada)

Ana Gouvêa 09/03/2024

Primeiro que o livro é divertidíssimo!
Adorei a escrita do autor, as sacadas que mesclam contexto religioso, científico e filosófico foram sensacionais. Eu já daria ponto extra por citar o gato de Schrodinger, mas ele foi bem além disso.
Inclusive já comecei o segundo :)
clacsssssss 09/03/2024minha estante
pq 4 estrelas?

Ana Gouvêa 09/03/2024minha estante
Porque eu quis, ué.
O skoob não me paga pra escrever tcc na resenha dos livros ?????

Camilla240 23/02/2024

Não via a hora de terminar
Não gostei do livro, não me prendeu, não me cativou e achei super chato de ler. Mas quero muito assistir o filme, talvez eu consiga gostar mais do que a leitura
oguiqueiroz 26/02/2024minha estante
direta e reta

Camilla240 10/03/2024minha estante
Kkkkkkkkkkkkkk poucas ideias

Patrícia | @lendocomapaaty 29/11/2023

Resenha completa em @lendocomapaaty
A história retrata a sétima interação de Mickey Barnes, membro de uma expedição humana enviada para colonizar o mundo brutalmente gelado de Niflheim. Mickey é um ?Dispensável?, o que significa que sempre que ele morre em uma missão perigosa, ele é regenerado com a maior parte de suas memórias intactas para continuar fazendo o trabalho sujo da colônia.

Depois de morrer e ser regenerado seis vezes, Mickey se acostumou a esse perigoso ciclo de descartabilidade. No entanto, quando Mickey 7 desaparece numa missão de reconhecimento de rotina e é dado como morto, um novo clone, Mickey 8, é criado para ocupar o seu lugar.

Isso gera uma envolvente disputa de gato e rato, recheada de questões éticas sobre identidade, mortalidade e a expansão da fronteira da colonização espacial. Mickey 7 deve se manter escondido do resto da colônia, deixando o clima ainda mais tenso, pois a duplicação de mercenários é proibida. Enquanto isso, à medida que Niflheim se torna cada vez mais inóspito para a vida humana, Mickey 7 começa a questionar a moralidade dereplicar incessantemente trabalhadores como ele para o ganho da colônia.

Quando as espécies exóticas nativas se tornam curiosas e hostis para com os colonos humanos, Mickey7 é forçado a decidir se a sua lealdade reside na preservação das espécies em vez da autopreservação, sempre temendo que o encontrem, pois se alguém descobrir que existem múltiplos Mickeys, ambos serão executados, e não haverá um Mickey 9.

Ashton teceu uma aventura imaginativa e emocionante que combina elementos de ficção científica com um toque de humor, gírias coloridas do futuro e uma tensão clássica entre individualismo e coletivismo. Mickey 7 é um protagonista pelo qual os leitores torcerão enquanto ele tenta resolver os problemas da colônia e ao mesmo tempo evita a morte permanente. A cada inquietante fuga, Ashton aumenta o interesse dos leitores, e os cativa a teorizar e fazer suas apostas até a conclusão da trama.
Brujo 05/12/2023minha estante
Estou interessado neste livro porque sou fã de sci-fi e porque fiquei sabendo que vai sair uma adaptação PARA os cinemas dirigida por ninguém menos do que Bong Joon-Ho, o diretor de "Parasita". Adorei a resenha!!

Bruno Agra 26/06/2024

Ótima premissa, mas?
"Micke7" possui uma premissa promissora, com grandes possibilidades que, infelizmente, foram desperdiçadas pelo autor. A narrativa, que se desenrola ao longo de três dias, não consegue sustentar o interesse, pois praticamente nada acontece nesse período. Todas as oportunidades de criar uma história envolvente e interessante foram perdidas. No entanto, a excelente premissa do livro ainda permite extrair alguns bons pontos de discussão dentro do gênero de ficção científica.
Giovanna 27/06/2024minha estante
Acabei de terminar a leitura de ?Mickey 7? e, infelizmente, tenho que concordar com a sua resenha. Durante todo o livro, fiquei esperando por uma reviravolta que pudesse dar um novo rumo à história e trazer algum elemento surpresa. No entanto, essa reviravolta nunca aconteceu.

A narrativa foi se arrastando sem grandes desenvolvimentos ou mudanças inesperadas, o que tornou a leitura monótona e, em última análise, decepcionante. A falta de momentos de tensão ou surpresa deixou a trama previsível e sem graça. Esperava muito mais de um livro com um conceito tão interessante, mas infelizmente, ?Mickey 7? não conseguiu entregar.

helenabonamigo 16/05/2024

É uma ficção científica mediana. Tanto os personagens como a narrativa começam interessantes, mas o final não me agradou.

Ari Camara 29/03/2024

Poderia ser melhor.
Até 30% do livro, tudo estava bem arrastado. Na verdade, só na reta final que teve ação ao ponto de ficar interessante.

Achei que o recurso de voltar pro passado e depois explicar o que estava rolando no presente não encaixou muito bem, muitas vezes quebrando totalmente o ritmo da leitura.

No mais, pra um livro de apresentação de saga ele até que é interessante e traz conceitos que podem (E PRECISAM!!!!) ser explorados nas continuações.

bxrxu 24/04/2024

Espero que o filme saia e seja melhor
Decepcionada com essa história, a temática é interessante e a forma como ela é narrada até te prende um pouco, mas a execução geral do livro é muito ruim, a história toda se passa em praticamente 3 dias e simplesmente nada acontece, fora que a resolução dele se dá com 10% pro livro acabar e tudo é corrido e mal feito.

PedroLeituras 08/05/2024

Narrativa que promete
É um livro que por volta da página 200 parece prometer uma série de acontecimentos surpreendentes pro imaginário comum, mas para por aí, o fim segue apenas como uma conclusão que deixou de explorar o potencial em aprofundar os assuntos que são apresentados de formas rasas, ainda que intrigantes.

Meireles 07/07/2024

Podia ter sido mais
A premissa de Mickey7 é muito boa. Porém creio que a execução não manteve o mesmo nível.
Os primeiros 2/3 do livro me prenderam pela interação entre 7 e 8 e, principalmente, pelo estudo de 7 sobre o que aconteceu com as colônias passadas. Mas a parte final do livro foi muito apressada, como se o autor tivesse se lembrado que tinha um número contado de páginas contratadas para publicação do livro, deixando de lado o desenvolvimento da estória para já fazer o seu encerramento.
Outra coisa que me incomodou bastante foi a tentativa forçada de humor no protagonista, meio que tentando emular o que o Andy Weir fez em Perdido em Marte através do senso de humor do Mark Watney, onde funciona muito bem.

No mais, é uma leitura fácil e rápida, mas sem tanta profundidade.

Victor108 06/08/2024

Razoável
É um ótimo livro? Não. É um livro ruim? Também não.
Ele é um livro simpático, vamo dizer assim. O autor consegue deixar ele bem fluído, tem alguma reflexões, sobre vida, religião e etc... Mas não tem muita profundidade e nem muito desenvolvimento. Por fim, é um livro divertido de ler, vale a pena ler. Porém descartável igual ao Mickey. Kkkk

Alex de Sá 26/07/2024

A sobrevivência de Mickey7, o sexto clone de Mickey (que nasceu como um humano normal) depois de ser deixado para morrer em um buraco gelado de Niflheim, planeta que sua missão começou a colonizar depois de uma viagem de anos de Midgard, por sua vez uma colônia já bem estabelecida do planeta Terra.

A questão é que Mickey alistou-se como um Descartável (Expendable, no original) que, trocando em miúdos, tem como função justamente morrer ou, eufemisticamente, arriscar-se bem mais do que o restante da tripulação, inclusive sendo porquinho da índia para experimentações científicas, com cada morte resultante sendo revertida por meio da clonagem e da inserção das memórias e da personalidade da versão anterior ? até o ponto do último upload, claro ? no novo corpo.

Nesse universo criado por Ashton, não só os Descartáveis são encarados com enorme preconceito pelas mais diversas razões, inclusive religiosas, como existe uma importantíssima regra que jamais deve ser quebrada: não pode haver mais de um Descartável da mesma pessoa ao mesmo tempo. E é por isso que a sobrevivência de Mickey7 é um problema, pois, quando ele finalmente retorna à base, Mickey8 já ?nasceu? e os dois, juntos, passam, então, a fazer de tudo para que a duplicação não seja descoberta por ninguém.

luke - among the living. 09/06/2024

Leitura frenética e divertida. Se deparar no meio do furacão, indo e voltando (e indo novamente) acompanhando Mickey e suas versões até chegar ao fim desse livro foi uma aventura. Sim, eu tenho consciência do grande número de furos de roteiro contidos aqui, mas dane-se, "Mickey7" é sensacional.

Leitura sci-fi riquíssima.