O veneno do caracol

O veneno do caracol Renata Marinho

Resenhas - O veneno do caracol

Fernanda Augusta 08/01/2024

Lendo o livro eu entendi perfeitamente o motivo de ter ganhado a competição e espero que a autora lance mais livros, estou ansiosa para ler os próximos.

Contudo, algumas coisas me incomodaram nesse livro, mas talvez seja por ser o primeiro, não sei ao certo. O que mais me incomodou de tudo, logo nos primeiros capítulos e que eu fiquei revirando os olhos: os diálogos. Sério, os diálogos são horríveis! Na primeira interação da Alice com a Tessália eu me senti em uma novela de segunda categoria pelas falas, eu achei super cansativo, falas enormes e totalmente sem profundidade.

Eu achei em um primeiro momento que podia ser um hate meu com livro nacional, até porque infelizmente eu não leio tanto quanto gostaria, mas percebi que também critiquei "A serpente de Essex" (gringo) por motivos parecidos, além disso li "Colheita de ossos" recentemente (que também é nacional) e não tive o mesmo problema, pelo contrário, achei os diálogos super bons. Assim, eu realmente espero ler diálogos melhores e fluídos nos próximos livros da autora.

O final achei meio previsível, principalmente a "arma" que ficou meio intrínseco pelo título e depois do jantar da Alice e da Adelaide. O modo foi interessante e gostei bastante, principalmente depois que voltei e li o prólogo, tudo se encaixou e foi maravilhoso o clique de encaixe que deu.

Em resumo: leiam o livro, o modo que acontece no final é interessante, apesar de ser previsível principalmente pra quem entende um pouco de psicologia e true crime. A escrita é boa (apesar dos diálogos) e a premissa é muito boa.

P.s.: o Alexandre me pareceu um bom personagem que não foi bem desenvolvido, ele realmente podia ter uma profundidade boa e ficou só na superfície, principalmente com o histórico dele e como ele reagiu a sua cena final ali com a Alice. A Tessália foi bem desenvolvida principalmente na cena dela percebendo tudo, porém os diálogos dela foram tão superficiais que não entrava na minha cabeça que alguém tão inteligente com umas falas tão engessadas parecendo um roteirinho.

Margo_livros 31/12/2023

Relações conturbadas
A obra é envolvente e surpreendente. Leva os leitores a uma jornada sinuosa através dos mistérios mais obscuros da alma humana. Neste romance, a autora tece uma narrativa complexa e rica, explorando as profundezas da psique e as consequências de nossas escolhas mais sombrias.

?O Veneno do Caracol" não é apenas um livro, é uma experiência que desafia o leitor a olhar além das aparências e questionar a verdadeira natureza do mal.

Ideal para fãs de tramas psicológicas intensas e mistérios profundos, este livro é um convite a perder-se em uma história onde cada revelação é mais chocante que a anterior.

Leitura rápida, tensa e reveladora.

Resenha no blog: ?

Marvy 31/12/2023

As aparências enganam
Participei de uma leitura coletiva e tive uma bela surpresa ao descobrir que esse é um livro nacional. Preciso ser sincera e dizer que nunca tinha visto esse livro na minha vida e também não sabia o que esperar do enredo.

Ele gira em torno da história de Adelaide, uma importante empresária que é encontrada mort* em um chalé. Muitos são os inimigos dela, então suspeitos não faltam. Concomitantemente, sua filha Alice contrata um investigador para descobrir quem era sua mãe verdadeiramente.

Essa é uma história que mostra em detalhes a relação tóxica de mãe e filha, aos poucos vamos conhecendo um pouco mais dos personagens e refletimos sobre como os traumas levam as pessoas a fazerem coisas horríveis.

No geral é uma história boa, a escrita é fluída e cada página tem aquele mistério que a gente gosta. Essa leitura me fez refletir sobre como ninguém é aquilo que aparenta ser, todo mundo tem seus traumas e segredos. No começo da leitura o nome do livro parece não fazer sentido, mas garanto que no final a gente entende o porquê desse nome tão peculiar.

luadepaginas 18/12/2023

É sempre um prazer conhecer novos autores, principalmente sendo brasileiros. Aqui, no entanto, acho que as personagens mereciam um pouco mais de contexto. Eu adorei o final, eu adorei o desenrolar, mas as personagens ficaram um pouco rasas, na minha opinião...

Bianca2092 08/12/2023

Vale a pena
Um relacionamento tóxico entre mãe e filha que acaba com a morte de uma das duas. Após a morte da mãe, Alice quer investigar sobre os feitos da mãe em vida, devido a algo que ela descobriu uma semana antes da morte da mãe que mudou a forma como ela via a mesma. Com as investigações, Alice descobre muitas coisas sobre a mãe e percebe que elas têm mais em comum do que a aparência.
O Veneno do Caracol é um thriller psicológico com um final inesperado, mas que para MIM foi bem previsível. Imagino que seja porque estou acostumada com o gênero. Apesar de ter sido previsível, não me arrependo de ter lido. Acho que a leitura fluiu muito bem. A escrita da autora é muito boa e eu gostei muito. Tem muitas frases bonitas que eu salvei e vou levar algumas para a vida. Bom, é isso. Leiam.

Jamille Santos 06/12/2023

O veneno do caracol
Essa história me prendeu logo no início. Com seus capítulos curtos e escrita super fluida. Gostei da forma como os personagens são apresentados e o desenrolar dos fatos. Ainda tentando absorver o final.

leiturasdadriane 05/12/2023

Que livro
A escrita da autora é extremamente envolvente e fluida, com uma narrativa que nos prende do início ao final, em um triller super bem escrito e com temas bem fortes como traição, corrupção, manipulação, relacionamento tóxico.
Alice nunca teve uma vida dita normal com uma mãe narcisista que sempre a manipulou e controlava sua vida ao ponto de torna-la infeliz.
A trama realmente começa com a morte da sua mãe de forma bruta e violência, se iniciando uma investigação para descobrir o suspeito, mas paralela a essa investigação policial, a Alice quer saber como era sua mãe de verdade.
Com isso vamos entrando mais no fio da questão e descobrindo junto com a Alice tudo que Adelaide fazia inclusive coisas para prejudicar a filha e o que achava dela.
É extremamente visceral eu fiquei em impactada com essa relação e tudo que ela teve que passar por conta da tida "mãe".
O final simplesmente foi algo que fechou um ciclo de ódio e rancor que não teria outro para concluir o livro.

Bella 05/12/2023

Que livro bom!

Me prendeu muito no início, tem umas cenas fortes , um mistério numa morte muito cruel.

Eu gostei do livro , ver tudo que Adelaide fez para sua única filha foi de doer , Alice não tinha seu livre arbítrio, tudo a sua volta era manipulado de algum jeito por sua mãe narcisista. Adelaide morre e então , Alice vai em buscas de respostas , porém ela não investiga a morte da mãe , ela investiga a vida da mãe. Nisso o livro passa a intercalar em passado e presente , e as coisas de descobrimos junto com Alice nos causa muita repulsa, porque uma mãe seria assim??

Muito bom, quero ler tudo dessa autora, escrita maravilhosa, livro muito fluido , apenas uma critica negativa eu queria mais páginas. ?

ViviCaju 04/12/2023

Tão doce como o veneno.
A narrativa é muito boa e vale a pena sua leitura.
Nesta história, temos 2 principais personagens. Adelaide e Alice, mãe e filha. Ambas têm uma relação complicadíssima, e depois do assassinato da mãe, Alice se vê atolada na confusão do caos que gerou com a morte repetina, e além de colaborar com as investigações da polícia, resolve contratar um detetive particular para descobrir os segredos da mãe. Ao longo da história, vamos acompanhando o luto da Alice e percebemos as peças que faltavam para completar o dossiê da mãe. É nítido como a Adelaide não era uma pessoa agradável e tinha seus desavenços, e é interessante ver o comportamento e os conflitos emocionais da Alice com cada personagem que encontra no caminho.E no final, o desfecho é impressionante.
A leitura é bem fluída, sua escrita é muito bem desenvolvida, visto pelos diálogos dos personagens.
Bem digno ao título!

Luana 25/11/2023

Muito boa a História!
Que história boa, enredo bem desenvolvido.
Você inicia achando que vai apenas descobrir mais um assassino, depois acha que é apenas uma trama sofrida de um relacionamento triste, mas senhores leitores preparem para o que vem, conforme a história discorre é perfeito e surpreendente.
Leiam, vão se surpreendê com o final.
Recomendo!
TAcio.Moinhos 24/01/2024minha estante
Desculpa, mas 'vai se surpreender com o final'? Eu já sabia do final, desde o meio do livro, moça, rs. Tipo, está entre as alternativas de suspeitas, mas não imaginei que a autora fosse seguir uma linha tão óbvia, pro desfecho.

Jessica Pereira 20/11/2023

Drama familiar com mistério
Um drama familiar que envolve mistério, abordando também a relação de mãe e filha, como também pode ser tóxica

Resenha em vídeo completa: https://www.instagram.com/reel/CzfGRtxLRp0/

ThalitaSantos. 19/11/2023

O Veneno do Caracol
"Poucos olhares são tão poderosos quanto aqueles regidos pelo ódio, que são capazes de congelar qualquer alma que os aceite de frente. Não há como lutar nem como fugir."

Quando uma famosa empresária do ramo agrícola é encontrada morta, tudo vira um mistério. Inclusive o dia de sua morte.
Não confiante nas investigações policiais, sua filha única Alice decide contratar um investigador particular, pra uma investigação inusitada: Ela quer descobrir o que sua mãe fez em vida e quais segredos ela escondia.
Paralelo a investigação policial ela percebe que sua mãe foi uma mulher ardilosa, capaz de fazer qualquer coisa com quem atrapalhasse seus planos - Incluindo Alice.
É neste cenário de mentiras, mortes, manipulações e descobertas que Alice terá de enfrentar a sua própria escuridão, para, então, encarar que ela e a mãe podem ter mais em comum do que a aparência.

Um livro curto, com um suspense muito bem construído com uma dose de drama familiar. E com um plot maravilhoso, eu tinha desconfianças mas ainda assim o final me surpreendeu bastante.

Para fãs de series de investigações ou até mesmo quem leu Verity, é uma excelente pedida.

*Contém avisos de gatilho no início do livro.

@emcadacapa 06/11/2023

Tenso!
Após a norte de sua mãe, uma empresária de sucesso, conhecida e bem complicada, Alice resolve contratar um investigador particular para saber tudo o que Adelaide havia feito em vida e que segredos escondia, tudo isso em paralelo com a investigação policial para descobrir a causa e o culpado da morte de mãe.

?E entendeu que, assim como acontece na vida, no mar nem sempre o mais forte, o mais bonito ou até mesmo o aparentemente mais poderoso vence no final. Mais do que isso, entendeu que o verdadeiro poder, ou veneno, pode ser revelado onde menos se espera, como em um caracol. Ninguém deveria subestimar os pequenos animais ou uma pessoa com sede de vingança.?

Um suspense bem construído com uma dose imensa de drama entre mãe e filha. Um ponto importante é o fato de que na Nota da Autora, no início do livro, ela já faz o alerta sobre possíveis gatilhos e indicando a não continuar com a leitura caso se sinto desconfortável.

Em relação aos suspeitos, são poucos, por isso podemos ficar de olho nos mínimos detalhes, nas pistas e na forma como cada um age. Temos duas investigações acontecendo, porém a maior na trama é sobre o passado do relacionamento de Adelaide e Alice.

É um livro curto, onde a autora Renata Marinho não perde tempo, tenso em diversos momentos e que no final vai te surpreender, mesmo que você tenha acertado quem é o culpado.