Agathas

Liz Lawson

Resenhas - Agathas

Bru | @umoceanodehistorias 13/04/2024

Suspense jovem
Agathas é um livro jovem, com personagens que estão no ensino médio e decidem investigar o desaparecimento de Brooke Donovan, ex-melhor amiga de Alice Olgive, uma das garotas mais famosas do colégio porque tomou um fora do namorado e desapareceu por uma semana no ano anterior.

Com uma narrativa sob o ponto de vista de Alice, que tem toda uma vida privilegiada por ter dinheiro, e Íris Adams, uma jovem que vive na periferia, vamos acompanhando os dramas dos personagens e descobrindo o que aconteceu com Brooke.

Como vocês podem imaginar pelo título, ele tem várias referências à Agatha Christie e é uma homenagem a ela. Esse foi um ponto positivo, pois é legal ver jovens se inspirando em um grande nome como o da Agatha.

O enredo em si é interessante. Os personagens são cativantes e a trama trabalha temas relevantes, que nos fazem pensar. O ritmo também é interessante, apenas o começo demora um pouco a pegar o ritmo e, para uma pessoa mais velha, é difícil se envolver com os dramas jovens.

As autoras conseguiram inserir alguns plot twists ao longo do enredo e confesso que achei o final satisfatório, apesar de ter suspeitado. Um ponto forte é o laço de amizade que os personagens criam. É lindo vê-los se conhecendo e se permitindo.

Quero ler o segundo livro – A noite do cr1m3 – e espero fazê-lo em breve.

site: https://www.instagram.com/p/C5rOnbcPc2e/

liaramoss 26/03/2024

Embora eu ame muito a kathleen glasgow, eu percebi que prefiro ela escrevendo dramas do que suspenses. nesse livro aqui não consegui identificar muito a escrita dela que sempre traz temas pessados e sérios, acho que a segunda autora teve um papel maior nessa obra e não me cativou muito.

ou talvez eu só não tenha muita paciência pra investigação e mistério, porque já tem tantas histórias assim em que o assassino é sempre o mordomo, a amante ou qualquer terceiro personagem.... mas até que foi uma leitura que entretém e as citações às obras da agatha são um charme a mais

Ei, Bora Ler Mais! 23/03/2024

?[RESENHA LITERÁRIA]?
????? ?Agathas? foi um livro que me surpreendeu muito! Principalmente por suas referências à grandiosa Agatha Christie, e também, ao longo das páginas, os mistérios vão ficando cada vez mais surpreendentes e intensos.

????? Sua narrativa é muito envolvente, que não conseguia parar de ler. A obra já começa com um grande acontecimento terrível e que, ao longo da leitura, diversos mistérios vão sendo resolvidos, solucionados e surgindo novas tramas.

????? O leitor é apresentado a diversos suspeitos e, com as protagonistas Alice e Ísis, vamos tentar montar um verdadeiro quebra-cabeça com muitas pistas para descobrir o que realmente aconteceu com a jovem Brooke, que teve sua vida ceifada.

????? Além de todos os mistérios, o livro aborda temas muito importantes e necessários, como: relações familiares, amizade, problemas na escola, traumas e violência doméstica. Cada tema foi muito bem desenvolvido e completaram a história, ainda mais por ser um livro para adolescentes, muitos podem se identificar com os personagens.

????? Eu amei muito as ambientações criadas pelas autoras, o leitor consegue visualizar cada ambiente. E as cenas do crime contêm as pistas de forma muito precisa e imersiva.

????? E o mais interessante de todo o enredo foi apresentar duas protagonistas completamente diferentes, mas que carregam traumas e problemas intensos. Que acaba surgindo um laço de amizade verdadeira entre as duas e, unidas, se fortalecem para enfrentar o mundo.

??????Agathas? é um livro com muitas surpresas e reviravoltas que vai agradar a todo tipo de leitor.

Fabi | @ps.leitura 21/03/2024

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Não tenho o hábito de ler livros de mistério, principalmente com personagens adolescentes lidando com essas situações, porém, já assisti Pretty Little Liars e Riverdale e gostei bastante. Então "Agathas" meio que segue nesse caminho.

Narrado no ponto de vista de Alice e Íris, vamos nos aventurando através da Enseada do Castelo, desvendando todos os mistérios com as personagens e começando a duvidar de tudo e todos que estavam na festa, naquela noite.

Inicialmente demorei um pouco para me conectar com a trama, mas em um determinado ponto, estava completamente envolvida com os acontecimentos e com todas as pistas que as personagens estavam encontrando e que se conectavam perfeitamente com o ocorrido.

Outro ponto que me fez gostar bastante dessa história é que quando um mistério parecia ser solucionado, algo acontecia, fazendo com que outras coisas desencadeassem e uma nova solução precisaria ser tomada.

Além disso, "Agathas" também é um livro que aborda alguns assuntos importantes, como as complicações das relações familiares e os laços da amizade, traumas vivenciados na infância e a violência doméstica. Tudo é desenvolvido da sua própria maneira, em segundo plano, mas que acabam sendo um ponto bem relevante ao longo da narrativa.

E apesar da diferença entre Alice e Íris, uma amizade inimaginável surge entre elas, fazendo com que se tornem amigas quase que inseparáveis. Uma amizade que vai fortalecendo ao longo da trama, onde mesmo que não compartilhem sobre suas dores, ainda assim, uma está ali pela outra, disposta em ajudar quando necessário.

Então Kathleen Glasgow e Liz Lawson souberam como criar uma obra jovem adulto muito bem! Um livro que prende a atenção, que nos deixa completamente envolvido com os mistérios que surgem e suas soluções, e que não dá vontade de parar de ler.

site: https://www.psamoleitura.com/2024/03/resenha-agathas-kathleen-glasgow-liz-lawson.html

wikibibs 18/03/2024

Acho que todo mundo já sabe que eu adoro o gênero jovens solucionando crimes né?
Ágathas é um livro CLARAMENTE inspirado nas histórias da rainha do crime, bem como consta na capa, e eu adorei as citações dos livros ao longo dos capítulos, além das inúmeras referências. Apesar do mistério não ser assim tão complexo, foi uma leitura muito divertida e gostosa de ler.
Mais do que sobre o crime, o livro tbm é sobre os relacionamentos problematicos e até mesmo tóxicos das protagonistas. Ver os povs e elas se tornando amigas só foi um must pra história. Adorei ter se passado numa cidadezinha minúscula, os melhores mistérios são em lugares assim.
Já quero ler o próximo.

Karini.Couto 21/02/2024

Alice resolve sumir por um tempo após levar um fora de seu namorado Steve, ela pertencia a um grupo popular na Castle Cove High School, e ninguém sabe o que aconteceu com ela. O mistério que gira em torno de Alice, permanece, até que a atual namorada de Steve desaparece, Brooke Donavan, que já foi melhor amiga de Alice. Só que Brooke não retorna, deixando todos com muitas perguntas e as suspeitas recaem sobre Steve.

Em contrapartida vamos conhecer Iris, uma aluna esforçada, que tem o objetivo de ir embora da Enseada com sua mãe, o obstáculo é a falta de dinheiro. Em troca de ganhar um extra, ela vai ajudar Alice a se recuperar nos conteúdos da escola que perdeu enquanto estava desaparecida.

"Não existe algo que possa ser chamado de mar verdadeiramente calmo. Sempre, sempre há movimento." (Agatha Christie - Morte na praia)

Alice e Iris vão usar todas as estratégias da famosa Agatha Christie para solucionar esse caso. Afinal uma grande fã da Rainha do Crime, com certeza, acredita ter todo o necessário para solucionar o mistério em questão e inocentar Steve, que Alice, acredita não ser o culpado por esse desaparecimento. Dessa forma, Íris também vê a chance de obter a recompensa por respostas que foi ofertada pela avó da desaparecida.

"Intuição é como ler uma palavra sem precisar vê -la por escrito." (Agatha Christie - Assassinato na casa do pastor.)

Um enredo com muitas citações dos livros de AgathaChristie, que nos faz querer ir consultar cada um mencionado, além de ser uma trama ágil, repleta de mistérios, e reviravoltas que sem dúvida vão deixar o leitor perplexos.

Alternando entre os pontos de vista de Alice e Íris, temos a oportunidade de acompanhar os traumas vividos por cada uma delas, e uma visão mais ampla desse cenário.

"Acho que as pessoas costumam matar quem amam com mais frequência do que quem odeiam. Possivelmente porque as pessoas que amamos são as únicas que podem tornar nossa vida insuportável." (Agatha Christie - A Casa Torta.)

Um enredo que mostra que nem todos são o que demonstram e que embaixo da superfície, pode haver segredos mascarados por uma imagem que ninguém desconfiaria.

Resenha por Ka e Patty
Além das Páginas

site: https://instagram.com/alempaginas

Estanteliteraria98 19/02/2024

Eu sempre vou gostar de livros de mistério e suspense e com Agathas não foi diferente, um livro e rápido de ser ler

lenavcb 06/01/2024

Uma história sobre duas garotas que jamais teriam seus caminhos cruzados se não fosse por uma morte. É fácil se apegar às personagens principais, que são tão diferentes mas que se entendem com facilidade. Elas buscam juntas encontrar o assassino, seguindo os princípios do Hercule Poirot e da Miss Marple, dois personagens da Agatha Christie. Muito bom pra ler e se divertir, mas infelizmente não chega aos pés dos livros da rainha do crime. Apesar disso, adorei a obra!

Mihu 05/01/2024

Comecei a ler esse livro porque conheci Agatha Christie na infância, ao encontrar um livro - o meu favorito - nas coisas velhas da minha mãe. Assassinato no Expresso do Oriente, que livro, senhores. Só fui ler porque meu ex namorado, muito fã, me incentivou. E bom, ele criou uma maníaca que já tem todos os romances publicados por Agatha.
Não tinha como não me identificar com Alice de primeiro momento, já que fui uma adolescente obcecada pela autora em questão e utilizei como subterfúgio para lidar com a minha vida.
Conforme fui lendo o livro, fui gostando bastante do clima de investigação e mistério, desde que eu me lembrasse que era na perspectiva de duas adolescentes. Porém, mesmo me prendendo nessa perspectiva, achei o desenvolvimento de todos os personagens apresentados rasos. As tops são fúteis apenas porque são, não há resquício de personalidade além disso. O sumiço de Alice tem sim uma justificativa, porém a maneira que as pessoas a trataram quando ela voltou, não condiz muito com o que realmente aconteceria. Os pais desses adolescentes? Ninguém acha estranho nada, ninguém aparece e quando aparecem está sempre numa vibe ?tá tudo bem e tudo ótimo?. Se estamos falando de adolescentes o mínimo que se espera de qualquer responsável é uma preocupação em cima deles - tirando os pais da Alice, mas mesmo assim, eles serem sempre ausentes também ficou meio sem sentido. Se são bilionários, há um escândalo onde sua filha potencialmente poderia estar envolvida você não simplesmente ignora isso e continua viajando, certo? Porque ricos se importam com sua imagem além de seu dinheiro. Entendo que podem ser coisas que não me agradam muito por gosto pessoal e também fica mais palatável se a gente entender que o foco principal eram duas adolescentes detetives, mas pra mim, faltou desenvolvimento e os personagens tem muito potencial. Todos ali tinha uma história de fundo, mas nada aprofundado nem por um momento, nem mesmo a história da Íris. Só contam o que aconteceu e fim. Senti que ficou faltando. E nada tira da minha cabeça que não é normal a defensora pública do Steve sair, passar informações e comer e beber com adolescentes, mesmo que conhecesse a Iris. Agora, falando do mistério, a construção é muito boa e te induz a ficar curioso e saber o que de fato aconteceu com Brooke Donovan. Mas se você, assim como eu, é fã de Agatha Christie sabe quem nem tudo é o que parece ser. Nessa parte, achei que as autoras conseguiram trabalhar muito bem, porque te induz a achar que é X e na verdade é Y e depois fica claro que era Y e a gente se culpa, na hora de achar que era X, por não ter percebido que poderia ser Y, porque são dadas pistas ao longo do livro.
Dito tudo isso, é um livro bom de ler para passar o tempo, não é nenhuma obra prima da literatura mas cumpre bem o seu papel. Recomendo a leitura.

_alice.books 23/12/2023

Agathas, leia se você gosta de ler
Agathas é um livro que conta a história de Alice Ogilvie, que sumiu no verão passado e Íris Adams, que vai dar aulas para ela em troca de dinheiro. As duas se juntam para tentar descobrir o verdadeiro assassino de Brooke Donovan, ex-amiga de Alice, que foi encontrada morta na praia, uma vez que a corrupção está dente os policiais de Enseada do Castelo, que pouco ligam para o caso. Além disso, as duas querem fazer justiça para Brooke e para Steve, ex-namorado de Alice, que foi supostamente incriminado pela polícia.
É um livro muito bem planejado e a cada parte, mas você se interessa pela história.Se você procura um livro de mistério e investigação, com certeza este livro é para você!

Jane 57821 05/12/2023

Okaayy
Queria ter gostado mais desse livro aqui. O mistério e a investigação até que são interessantes, mas achei os personagens e a narrativa em si bem juvenis, ainda assim acho que deve funcionar para um público específico.

Liu 23/10/2023

O grupo de amigos merecia mais destaque espero que eles sejam mais explorados e não gostei do Cole como interesse romântico preferia o Spike mesmo mais carismático