A gata viu a morte

A gata viu a morte Dolores Hitchens

Resenhas - A gata viu a morte

Maníaca Literária 18/04/2024

Gostei! Estava precisando de uma leitura nessa vibe.
" Não confiava em ninguém. Dizia várias vezes ao dia que a gata era sua única amiga e esbanjava toda a afeição da pobre alma no animal. "
O clube do cr!me traz mais uma obra viciante para os fãs do gênero. " A gata viu a m0rte", obra da autora Dolores Hitchens com posfácio da jornalista e escritora Cora Rónai.

Rachel Murdock recebe uma ligação estranha da sua sobrinha Lily, como se fosse um pedido de soc0rro. Por ser sua sobrinha favorita, a senhora não pensa duas vezes e pega o primeiro trem para descobrir o que estava acontecendo, mas sem deixar de levar a amada gata Samantha na viagem.
Samantha não é uma gata qualquer, a gata é dona de uma fortuna imensa herdada pela antiga dona e com esse fato e outros não pode ser deixada sozinha ...

Mas ao chegar no local ocorre um ass@ss!nato, e a única test?munha é Samantha. Um enigma se inicia, e todos no local são suspe|tos. Mas afinal qual o motivo? Quem é o ass@ss!no? Só lendo para descobrir .
Gente, eu fui super tombada por essa história rsrs. Fazia tempo que um enredo me enganava, e do início ao fim eu fiquei tentando apostar em um só culpado, mas o tombo veio.
E depois pensando eu vi que estava o tempo todo na minha cara quem era, mas a autora sabe conduzir e levar o leitor a acreditar nas pistas falsas.
Pelo tamanho eu imaginei que ficaria tudo corrido, mas o enredo e a narrativa tomam um rumo muito bacana, fluido e bem diferente mesmo que não seja aprofundado.
Como comentei no diário de leitura, podem ficar tranquilos pois as descrições de ass@ssin@to são leves, e a obra em si nesse caso percorre mais pela investigação, adrenalina e tensão.

Criei várias teorias dês do início e quando chegou numa determinada parte imaginei que tinha acertado, mas houve uma reviravolta que foi como um choque rsrs.
Os personagens são bem bacanas e cativantes, mas a minha favorita foi a senhora Rachel, ela foi bem esperta ao contrário do detetive que me tirou boas risadas com seus devaneios, muita emoção e falta de atenção nos detalhes por está prestando atenção em outra coisa rsrs.

Eu adorei e super indico!

arilopes 17/04/2024

A gata que viu a morte
Julia Clara Catherine Maria Dolores Robins Norton Birk Olsen Hitchens, seu uso excessivo de vírgulas é notável! Foi o meu primeiro contato com a escrita de Hitchens e não há nada de surpreendente ou de inovador, porém um vício demasiado de utilizar muitas vírgulas ? provavelmente seja seu estilo ou uma característica da época em que a obra foi escrita ?, às vezes, ficava confuso quando o período consistia em mais de uma oração.

De início, somos apresentados a uma determinada cena no futuro da narrativa, a qual retrocede para que seja contando do princípio como ocorreu o assassinato da sra. Sticklemann. Após a morte da sra. Sticklemann, o tenente-detetive Mayhew busca solucionar o crime e encontrar o culpado, é nesse momento que conhecemos melhor os moradores da Casa da Arrebentação e as teorias do possível homicida se desenrolam em nossa mente.

Dentre os personagens, a srta. Rachel é a personagem que mais se destaca devido sua astúcia e mente afiada na resolução do homicídio, além de ser uma familiar imediata da falecida sra. Sticklemann e está presente quando sucedeu-se o crime ? embora não consciente dos acontecimentos à sobrinha. E é nesse momento que compreendemos o título da obra, porque é justamente Samantha, a gata da srta. Rachel, que viu a morte da sra. Sticklemann e o criminoso. Samantha desempenha um papel surpreendentemente significativo nos eventos do livro, não subestime sua necessidade para a construção da narrativa, afinal, ela é uma gata valiosa.

É fato que as narrativas são permeadas de magia. Contudo, é impossível uma senhora no alto de seus setenta anos utilizar um banco para subir do chão a um sótão inúmeras vezes ou rastejar por vários vãos deste sótão. É quase certo que Hitchens tenha embebido demasiadamente nossa concepção do real, do verídico, com essas aventuras da srta. Rachel aos lares dos seus vizinhos. E tenho que concordar com Cora Rónai, apesar de nunca ter tido gatos, que dar banho em um não seja uma tarefa simples ou fácil.

Para mais, uma cena que me deixou espantado ou sobressaltado ? risos ? é quando o tenente-detetive Mayhew dá um soco no plexo solar ? o abdome ? da sra. Scurlock. É descrito como autodefesa, dado que a sra. Scurlock o tinha agredido inicialmente. Mas, sério, um soco em uma mulher? Mesmo que a sra. Scurlock não fosse uma das vivalmas mais agradáveis, foi uma atitude que não esperava de um agente da justiça dos anos de 1938.

A gata viu a morte foi publicado em 1939 e como qualquer outra obra do século XX merece nossa atenção sobre o racismo sutil que existe em seu conteúdo. Nessa obra, a editora HarperCollins decidiu manter a integridade da obra e algumas das frases que se referem ao tom de pele do tenente-detetive Mayhew, com intuito de oferecer a nós leitores um olhar mais crítico sobre essas expressões de cunho racista ? ao longo da história, me vi grifado tais expressões ? e a fidelidade à época da narrativa.

O livro pertence ao subgênero da ficção policial cozy mistery ? ou como também é conhecido "mistérios aconchegantes". É uma história leve ? sem descrições explícitas de morte ou que causa ânsia ?, com personagens simples que nos fazem uma boa companhia à medida que a narração avança e um crime astuto que destaca muito sobre a ganância do outro. Além disso, com suas sutilezas, temos a construção de um romance entre dois personagens, mas não é o foco, é concebível como um subproduto da trama que foi apresentada na Casa da Arrebentação.

Para terminar, a respeito da identidade do assassino, minhas conclusões foram parcialmente corretas em alguns dos aspectos ? nem tanto uma surpresa, está mais para um divertimento! A gata que viu a morte é um exemplar do Clube do Crime, uma coleção que reúne clássicos do mistério que não tiveram o devido destaque no Brasil, e que foi motivo de meu afeto imediato pelo título. Ocorre-me agora que a similitude entre gatos e senhoras é que ambos bebericam leite.

"Amor e morte, decidiu o tenente, eram companhias incompatíveis."

Ricardo Tavares 08/04/2024

A gata viu a morte
Descrição da Editora Harper Collins

"O Clube do Crime apresenta? uma das mais relevantes obras de Dolores Hitchens, com posfácio da jornalista e escritora Cora Rónai.

Quando Rachel Murdock recebe um pedido de socorro da sobrinha favorita, Lily, imediatamente pega um trem para vê-la, mas sem deixar de levar a amada gata Samantha na viagem. Afinal, Samantha não é uma gata qualquer; ela é a herdeira de uma enorme fortuna deixada por sua antiga dona e, por isso, não pode em hipótese alguma ser deixada sozinha. Mas quando um assassinato acontece logo após a chegada da dupla, sendo Samantha a única testemunha do crime, o animal acaba se tornando o responsável por ajudar Murdock a encontrar o verdadeiro assassino.

Um enigma divertido e surpreendente com foco em uma gatinha incomum, A gata viu a morte é um protótipo dos primeiros ?mistérios de gatos?, escrito antes que o subgênero se tornasse um dos pilares do cozy mystery, e um clássico da literatura de mistério."

MINHA OPINIÃO
A editora Harper Collins lançou a coleção Clube do Crime para resgatar romances de investigação, clássicos do século XX. A s edições são caprichadas, em capa dura e com comentários de escritores renomados. A comentarista dessa deliciosa história é a cronista do jornal O Globo, Cora Rónai, criadora de gatos há muitos anos.
A história é envolvente, agradável e bem fluida . O livro é um dos que usam a ambientação do crime em um local fechado, sem testemunhas, o que se cunhou como "cozy mistery". Agatha Christie utilizou bastante esse recurso.
Apreciou demais esse tipo de história, a trama me lembrou das histórias de Miss Marple, de Agatha Christie.
É uma investigação criminal em que a polícia participa, porém, a idosa dona de uma gata arisca, ajuda o investigador com seus palpites e pistas.
Quero ler outros livros do Clube do Crime, para conhecer mais autores do século XX e apreciar o chamado "cozy mistery".
Nota: ????

Jéssica Duarte 24/03/2024

Uma gata e uma velhinha
Eu amei, um mistério policial que é investigado por uma velhinha e sua gatinha.
Não me prendeu tanto, achei a escrita formal cansativa, mas foi essa escrita que deu um tom de anos 30 pro suspense.
Foi um suspense leve de ler, não me deixou super ansiosa, mas até o final eu não descobri quem era e me surpreendi. Realmente parece que você está assistindo um filme antigo.
Nunca me interessei por esses suspenses policiais e gostei muito, recomendo para quem gosta do gênero.

Mari1873 20/03/2024

Cozy mystery com gatinhos e dívidas
Acompanho as publicações do Clube do Crime faz um tempo e posso dizer que esse foi o que mais gostei, seguido de O mistério da cruz egípcia. Recomendo muito essa coleção para os leitores que não são chegados a suspenses sangrentos e pesados. Nessa edição eu encontrei um descanso necessário para a mente, porque a leitura é leve e o enredo mesmo envolvendo um (dois? quase três? vai ter que ler pra saber) crime ainda faz a gente se sentir confortável nesse ambiente estranho. Foi muito legal conhecer um dos maiores nomes do suspense mundial que nunca tinha lido antes, queria muito ter a chance de ler o resto da coleção da gata investigadora!

site: https://www.instagram.com/p/C4vw13uLX3p/?igsh=MXA3ZXcydnI4dzQ3Yw==

bellaslivros 27/02/2024

Senhora investigadora
Adorei o livro, principalmente pela personagem principalmente ser uma velhinha que se envolve numa investigação de assassinato.

O enredo é bem desenvolvido, nunca suspeitei quem era o culpado do crime. O que tornou para mim uma leitura mais gostosa, pois junto da srta. Rachel a gente vai descobrindo os pontos e fazendo as possíveis ligações.

Certamente um dos favoritos, pretendo ler os outros que participam do selo(?) clube do crime!

SolB612 27/02/2024

Não foi só a gata que viu ?
Aaaaaaaaa eu amei esse livro ??

Um romance policial sem apelo sexual para ser atrativo! Simplesmente a protagonista é uma senhora de 70 anos.

Narrativa perfeita! E apesar de que eu (minha opinião bem pessoal) acho que o plot poderia ter sido melhor trabalhado, ainda sim curti bastante. Obrigada pelo livro Dolores

lAvia279 20/02/2024

?A gata viu a morte? conta a história do assassinato de Lily, única sobrinha da senhora Rachel. O motivo de sua morte: herança. Porém, o que o assassino não sabe é que não é Lily que possui a herança: Samantha, a gata de sua mãe adotiva, é a verdadeira dona da herança. Agora o assassino precisa descobrir quem que comanda a herança e dar um jeito nele.
Em geral, é uma história bem construída, com personagens bons e um plot aceitável, o que mais me chamou a atenção foi a inserção da gata na história e como ela influenciava na história. No final, recomendo este livro!

Badlagirl 17/02/2024

Em uma trama envolvente, Rachel Murdock embarca em uma jornada para socorrer sua sobrinha favorita, Lily, acompanhada de sua amada gata Samantha, herdeira de uma fortuna. No entanto, a visita toma um rumo sombrio quando um assassinato ocorre, transformando Samantha na única testemunha. Agora, a dupla improvável busca desvendar o mistério, onde a astúcia felina se torna a chave para desmascarar o verdadeiro assassino.

Bianca.Drewnowski 10/02/2024

10/10
Nunca tinha lido um livro de mistério envolvendo gatos na história, e eu amei! Já amava Miss Marple, então me tornei fã de mais uma velhinha detetive. O livro é muito bom, a escrita é boa, não é enrolada, o mistério é complexo, tem um romance no meio, e apesar dos assassinos brutais a história é naquele modelo "confy", perfeito, eu amei, leiam!!!!

bobbie 09/02/2024

Um mistério leve e saboroso.
Dos livros da série Clube do Crime que li, até agora, este foi o mais saboroso. Leve e com poucos personagens (ideal para não se perder no meio do suspense), esta história de assassinato brutal é um exemplo de cozy mystery saboroso de acompanhar. A protagonista, uma idosa com pendor romântico ao trabalho detetivesco amador, é cativante e inteligente, ainda que inverossímil. Afinal, que idosa de 70 anos consegue subir no sótão e se arrastar pela extensão do telhado sem sofrer queda ou reclamar da empreitada? No mais, o mistério é interessante e a autora o sustenta até o momento em que deseja entregar o ouro.

Guilherme 02/02/2024

O livro não conseguiu prender minha atenção; várias vezes me vi distraído e não consegui me conectar com nenhum dos personagens

Jaque - Achei o Livro 31/01/2024

Um cozy mystery delicioso!
A Gata viu a morte é o sexto livro do Clube do Crime lançado pela Harper Collins e o primeiro da série "Rachel Murdock Mystery" da autora.
A trama que se passa em 1930 vai acompanhar a senhorita Rachel Murdock, uma velhinha solteira que vive com sua irmã Jennifer e a gata Samantha.
A gata é um personagem essencial na trama, já que ela é herdeira de uma grande fortuna.
Agatha, outra das irmãs Murdock, foi a única que fez fortuna com a parte da herança do pai e por algum motivo ela deixou tudo para a gata quando morreu.
Quando Lily liga pedindo ajuda da tia, Rachel imediatamente viaja até onde ela vive, uma pensão em ruínas a beira mar, levando sua gata a tira colo.
Rachel mal tem tempo de conhecer melhor os outros moradores da pensão quando uma pessoa é assassinada. Isso vai tirar a simpática velhinha da monotonia e ela vai se empenhar em resolver o crime, começando pelos mistérios que o cercam.
Ela fica amiga do Tenente Mayhew que parece simpatizar muito com ela e juntos vão à caça do culpado.

Que cozy mystery delicioso! Tudo na trama prende atenção: os personagens nada agradáveis, a narrativa descomplicada e direta e claro, as investigações.
Rachel brilha aqui. É ela que faz as maiores e melhores descobertas, já que está dentro da pensão e pode xeretar à vontade sem obedecer as regras.
Um detalhe que envolve a sua gata é que faz com que ela reveja o crime por um ângulo totalmente diferente de Mayhew.
O culpado eu acertei. Assim que a autora descreve seu trecho no livro, eu já imaginei o que teria acontecido.
É um livro curtinho, super gostoso e divertido de se ler.
Rachel Murdoch lembra muito a Miss Marple, com outros hobbies diferentes mas com a mesma ousadia e esperteza para resolver crimes.
Quero muito ler os outros livros com a personagem!
Super recomendo!

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/

Pollyanna Reis 31/01/2024

A GATA VIU A MORTE
??? Uma gata herdeira
?? Uma senhorinha pra lá de arretada!
??Um crime brutal
?? E muito mistério.

Podemos dizer que Rachel Murdock é uma senhorinha bem peculiar, uma detetive amadora por assim dizer, pois gosta de decifrar mistérios.
Quando sua sobrinha Lily, envia um pedido de socorro, Rachel não pensa duas vezes: coloca sua gata Samantha, herdeira de uma enorme fortuna em um cesto ? e imediatamente embarca em um trem.
O que essa dupla não sabe, é que esse ?pedido de ajuda? se tornará um emaranhado de problemas e mistério, pois assim que chegam na pensão onde Lily vive, um assassinato acontece. E advinha quem será a única testemunha? Isso mesmo, a gata herdeira. ???? E a partir daí a trama se desenrola.

Preciso dizer que essa dupla é do balacobaco e eu amei acompanhá-las nessa aventura meio sangrenta. A Rachel é uma senhorinha muito inteligente e muito arteira também ? E enquanto acompanhamos ela e o Mayhew desvendando os segredos obscuros e tecendo as peças desse quebra-cabeça, o livro revela reviravoltas intrigantes e uma atmosfera de suspense que consegue manter os leitores envolvidos até a revelação final do assassino.

A Gata Viu a Morte é muito envolvente, cheio de mistério, com uma narrativa surpreendente, fluida e prende o leitor desde as primeiras páginas. Uma obra que proporciona uma experiência irresistível para os amantes do gênero. Para quem gosta da escrita da Rainha do Crime, A Gata Viu a Morte é bem na mesma pegada, com uma trama complexa, personagens distintos, cada um com segredos a serem revelados.

? Essa obra faz parte do ?Clube do Crime? da HarpeCollins, sendo o 6º livro lançado, e o 1º que leio. Estou bem empolgada para fazer a leitura dos outros, que inclusive já tenho na estante. Uma coleção super caprichada!