A garota do cabelo vermelho

A garota do cabelo vermelho Buzzy Jackson

Resenhas - A garota do cabelo vermelho

Alzira 17/06/2024

Que história fantástica!
Um dos meus gêneros favoritos de leitura é o romance histórico. Esse ocorreu na Segunda Guerra Mundial e conta a história real de Hannie Schaft. Ela era uma holandesa, não judia, estudante de direito que virou membro da Resistência. Hannie viu suas melhores amigas, ambas judias, em perigo e começou a ajudá-las. Entrou para a Resistência e deu abrigo a elas no seu quarto de infância na casa de seus pais. Na Resistência ela fez coisas que nunca se imaginou fazendo, conheceu um grande amor, fez outras amigas verdadeiras e foi uma verdadeira combatente ao nazismo e suas atrocidades. Uma história fascinante, que me prendeu e surpreendeu. Leal, corajosa e resistente, essa é a garota do cabelo vermelho. Adorei conhecer a história dessa heroína da vida real.

@loop.literario 10/06/2024

A garota do cabelo vermelho Buzzy Jackson - 2023 / 432 páginas - Arqueiro
Hannie Schaft é uma estudante universitária de 18 anos e sua transformação em uma combatente da Resistência é gradual e profundamente humana. Movida pelo amor às suas amigas judias e pela indignação contra as injustiças perpetradas pelos nazistas, Hannie se envolve cada vez mais nas atividades da Resistência. E nesse contexto, observamos como a protagonista foi evoluindo emocionalmente e psicologicamente, mostrando como a guerra molda e redefine identidades.

O enredo é construído com uma narrativa que alterna entre momentos de tensão extrema e reflexões pertinentes ao período. Hannie se envolve em uma série de operações perigosas, desde roubo de documentos e transporte de armas até assassinatos de nazistas e colaboracionistas. As descrições das cenas são tão realistas que conseguimos imaginar perfeitamente todas as ações dos personagens. E isso me rendeu algumas breves palpitações, queixo caído e algumas cenas me deixaram profundamente emocionada.

Um dos aspectos mais tocantes do livro é a relação de Hannie com seus companheiros da Resistência e, em particular, com seu interesse amoroso. O romance é tratado com delicadeza, oferecendo um contraponto à brutalidade da guerra. Um equilíbrio perfeito entre a história real, a ficção e a dramaticidade.

A autora demonstra um compromisso impressionante com a precisão histórica. A pesquisa cuidadosa é evidente em cada página, desde a descrição dos eventos e personagens reais até os detalhes da vida cotidiana sob ocupação. A forma como a autora encaixa os eventos históricos é natural ao enredo, deixando a leitura agradável tanto para os leitores que conhecem o contexto, como para aqueles que estão tendo o primeiro contato.

Christiane.Sérgio 09/06/2024

Hannie e sua história de resistência, bravura, hombridade, humanidade e amor, me deixou devastada, e neste momento, todo meu ser, vibra em um turbilhão de sentimentos.

Uma jovem, tímida, especialista em ser invisível, se torna amiga de Sonja e Philine que são seus opostos. E, dirante a invasão alemã ao seu país, temendo o mal que poderia acontecer as suas amigas e a sua família, por amor a elas, se transforma na mais temível membro da Resistência.

Hannie vive, no auge da juventude, em um período tenbroso e vergonhoso da história da humanidade. No medo, sua força emerge e se torna a mulher mais temida pelos nazistas na Holanda.

Os nazistas não sabem seu nome, ela era um mito, só a conheciam como a garota do cabelo vermelho e, junto com seus parceiros de luta, Truus, Jan, Hendrix e Freddie, farão a diferença na luta para reestabelecer a paz no mundo.

Buzzy Jackson fez um trabalho primoroso de pesquisa para poder revelar a história de Hennie. Achei audacioso o livro ser escrito como se fosse a própria Hannie narrando, já que ela não encontrou nada escrito por ela, como Buzzy mesmo disse, nada com a voz dela.

Hannie, a garota do cabelo vermelho, merece este livro, merece todas as condecoração recebidas, merece todo reconhecimento do mundo por sua trajetória de luta e humanidade. Ela merece todo aplauso, principalmente por se manter firme, sem pronunciar seu nome e por ter a consciência tranquila por, apesar de sua atividade, não se igualou aos nazistas, se manteve íntegra, nunca perdeu a sua humanidade (Blijf menselijk).

Priscilla.Ladislau 09/06/2024

Aos apaixonados por romances históricos, apenas leiam. É uma história fantástica da segunda guerra mundial na Holanda e de fato baseada em fatos reais.
É super bem escrito e te transporta para época de forma emocionante.

Silvia Schiefler 21/04/2024

?? Lido! Um história de resistência. Baseado na história real de Hannie Schaft, uma garota comum que, em tempos sombrios, tornou-se heroína da Resistência Holandesa.
Quando os alemães invadem os Países Baixos em 1940, Hannie Schaft é uma jovem estudante de Direito cheia de planos para o futuro. À medida que a ameaça nazista avança, colocando em risco a vida de suas melhores amigas, ambas judias, ela sente que não pode ficar parada e se junta à Resistência. Movida pelo amor e pela indignação, Hannie descobre que dentro dela mora uma mulher capaz de roubar documentos, transportar armas e até matar à queima-roupa nazistas e colaboracionistas.
Ninguém sabe como ela se chama, apenas que é ?a garota do cabelo vermelho?. Uma combatente à altura de qualquer soldado nazista. Uma ameaça real. E um troféu a ser capturado pelo Reich. Sustentado por uma pesquisa primorosa, este livro traz à luz personagens reais que contribuíram ? muitos deles com a própria vida ? para combater o fascismo num dos períodos mais tenebrosos da história. História emocionante. Recomendo!!! 31/2024

Cida Luz 13/04/2024

Um livro marcante!
Um livro muito bem escrito, na minha visão a autora conseguiu expressar um pouco sobre a cruel realidade daquele período, com páginas envolventes somos transportados para a realidade impactante de Hannie Schaft, que em tempos sombrios durante a invasão alemã nos Países Baixos e se transforma em uma heroína da Resistência, movida pelo amor e indignação, se envolve em atividades arriscadas.
Este livro vai além de um simples relato;
é uma narrativa fascinante sobre a coragem necessária para defender o que é certo, este livro traz personagens reais que contribuíram, ainda que muitos deles com a própria vida para combater o fascismo num dos períodos mais tenebrosos da história.

Fui envolvida na leitura e nas emoções que surgiam, tive momentos em que que pausar foi necessário e me peguei pensando nos grandes desafios daquele período e dificuldades em que enfrentavam, sim um tema forte não tem como não se emocionar!

Super indico a leitura, tanto para conhecer um pouco a história quanto para usufruir da escrita da autora!

Rafaéla 12/04/2024

???????
Sem palavras para esse livro. Angustiante, envolvente e bonito. Leituras ambientadas na segunda guerra não são ?meu tipo de leitura? mas o li por conta do clube do livro que eu faço parte e me encantei.

Um livro que desperta muitos sentimentos. E que te prende em busca de respostas. Mas chegar o fim, foi doloroso.

Terminei em prantos.
Cida Luz 17/04/2024minha estante
Idem ??

Kamilla120 26/03/2024

Maravilhoso!!!!
Livro de fácil leitura, muito cativante pois fala de coisas que de fato aconteceram.
Ele me prendeu do começo ao fim.
É muito triste ler a realidade de quem viveu a segunda guerra. Ver a força de vontade de algumas pessoas que nem se conhecem se ajudarem e assim lutarem em um bem comum. Essa parte chega emocionar a gente!
Confesso que chorei pois me emocionei com tanta força para lutar.
O final me surpreendeu....
A os relatos das histórias reais foi muito emocionante tb.

Gomor 21/03/2024

A história de Hannie Schaft, uma importante membro da resistência holandesa no período da Segunda Grande Guerra Mundial. Sua história é pouco conhecida mundialmente, mas é muito reverenciada nos Países Baixos. Gostei do texto, muito bem escrito e apesar de romanceado oferece muita informação sobre a pessoa que ela foi. Muito bom!

Rafaela1861 11/03/2024

Hannie Schaft: A Garota do Cabelo Vermelho
Na obra ?A Garota do Cabelo Vermelho?, somos introduzidos a um romance histórico inspirado em uma história real. De autoria de Buzzy Jackson, retrata-se a vida de Hannie Schaft, uma estudante de direito que viveu na década de 40, quando os alemães invadem os Países Baixos. À medida que o partido nazista avança, a vida de suas duas melhores amigas judias está em risco. Assim, ela se junta à Resistência, movida pelo amor e indignação.
Hannie encontra dentro de si uma força que a possibilita roubar documentos, transportar armas e matar à queima-roupa nazistas e colaboracionistas. Nesse período, ela se apaixona por um membro da Resistência, Jan Bonekamp. Dividida na luta para não perder a humanidade e proteger suas amigas, Hannie se encontra no hostil ambiente da 2ª Guerra Mundial.
O início da leitura é muito interessante, algo que procede por todo o livro. A escrita, mesmo sendo fluida, consegue transmitir exatamente os sentimentos conflitantes da protagonista e sua dor em meio à guerra. Mesmo sendo um romance, a obra tem seu foco na personagem e nos conflitos à sua volta.
O romance de Jan e Hannie foi fraco, e a protagonista faz escolhas questionáveis ao longo do livro. Porém, essa questão foi compensada pela forma que a autora nos mergulha na trama. Tudo foi tão bem explicado, que consegui sentir nos ossos a dor de Hannie.
Me emocionei com a história da protagonista, e mesmo com um enredo triste, é uma obra que recomendo. Ela nos toca até a alma e nos faz refletir sobre a crueldade humana, mas também em como não podemos perder a humanidade em tempo difíceis.
Mare25 09/05/2024minha estante
Na lista!

Lala 04/03/2024

Acabou com o meu psicológico
Hannie é uma garota normal que faz faculdade e se diz ingênua e inocente. Mas a Alemanha invadiu a Holanda e as coisas não estão mais normais.
Mesmo sem acreditar nela mesma, Hannie faz coisas inimagináveis que ajudam a resistência contra os nazistas e seus feitios só vão crescendo, até se tornar uma das pessoas mais procuradas pelos alemães.
Esse livro me destruiu de cabo a rabo. Os últimos 15% são ferozes, intragáveis e chocantes. O resto dele é eletrizante, impossível de largar. Não é a toa que dei 5 estrelas.

Ray Reis 24/02/2024

Hannie Schaft uma heroína
Que livro! O final me quebrou total.
Hannie Schaft foi uma pessoa real que lutou na resistência contra os nazistas nos Países Baixos.
Hannie não é judia e poderia muito bem ter ficado no canto dela, mas ela luta por aqueles que não podem e vai ao longo dos anos crescendo e se tornando um grande pesadelo para os nazistas. Hannie lutou até o último minuto de vida e é respeitada e admirada até hoje por seus conterrâneos. A pior parte da leitura, foi saber que apesar de ser um livro de ficção a história foi real e se já foi tenso o que colocaram no livro, imagina o que não aconteceu na vida real. Queria muito que Hannie tivesse sobrevivido, mas li que as amigas e os pais dela sobreviveram e a honraram. Recomendo muito a leitura e que nunca nos esquecemos do que a guerra faz com todos.

Jéssica Cicerelli 17/02/2024

Uma historia e uma personagem que merecem viver no tempo
Dois fatos mega importantes sobre este livro. Primeiro: É baseado em fatos reais. Segundo: a autora é doutora em história pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Essas características são importantes porque já dão um gostinho do que está por vir.
No Um livro rico em detalhes, fatos e histórias muitas vezes desconhecidas e impressionantes! A garota do cabelo vermelho conta a história de Hannie Schaft, uma estudante de direito que se alia à resistência na época em que os alemães invadiram os Países Baixos em 1940.

Os feitos de Hannie são impressionantes. Ela lutou até o fim pelo fim das atrocidades e participava de ?operações? que, naquela época, ninguém imaginaria que uma mulher pudesse fazer. Se tornou temida pelos nazistas, foi procurada e caçada como a ?garota dos cabelos vermelhos?.

Confesso que até ler este livro não conhecia a história de Hannie, o que me deixou indignada, já que ela foi um grande símbolo da resistência e até mesmo a rainha compareceu em seu funeral. A narrativa não foca em um romance, mas na luta e dor vivida durante a ocupação alemã.

Operações, nomes e cargos de oficiais nazistas são mencionados e explicados ao longo do livro, revelando como Hannie agia para matá-los ou boicotar seus planos. Os elementos históricos e o contexto da Segunda Guerra Mundial exposto são incríveis e dá para notar que exigiu muita pesquisa e estudo por parte da autora. Mesmo assim, não torna a leitura cansativa, pelo contrário, a cada página me questionei como tamanha coragem poderia existir dentro de cada um dos que lutaram contra aquelas atrocidades.

No final do livro, a autora ainda traz o desfecho de cada um dos personagens e suas vidas no pós-guerra (sim, todos personagens são reais).

Leiam o livro. Conheçam a história de Hannie, Truss e Frankie.