Onde vivem as monstras

Onde vivem as monstras Aoko Matsuda

Resenhas - Onde vivem as monstras

JosAtomoedajp 17/02/2024

Simplesmente QUE LIVRO MARAVILHOSO!!!
O absoluto brilhantismo da autora em mesclar folclore japonês, feminismo, crítica à sociedade japonesa em vários aspectos, um toque de sobrenatural e contemporaneidade são incríveis. Acho que até quem não tiver as referências do folclore japonês vai aproveitar muito a leitura, afinal é um livro excelente.

Xandy 17/02/2024

Esse ano eu estou me propondo a experimentar novos estilos e conhecer novos autores e autoras. Onde Vivem as Monstras foi uma das leituras que eu coloquei na minha meta justamente para desbravar novas e diferentes histórias. O livro é uma coletânea de contos baseados no folclore japonês e eu digo que no geral eu gostei muito, mesmo algumas histórias não me chamando tanto a atenção quanto outras. Foi uma boa e singular experiência.

Bruna Rafaela 13/02/2024

Não é meu estilo de leitura
Terceira leitura de fevereiro concluída! Achei peculiar, mas muito maçante! Talvez não seja meu estilo de leitura, ou só não estava no momento adequado para esse livro, mas não gostei!

VitAria.Matuno 08/02/2024

Esse livro tem vários contos ligados à lendas japonesas. No começo eles não fazem muito sentido, mas começam a se interligar e alguns detalhes acabam surpreendendo. Eu, pessoalmente, amo a cultura japonesa e vivo querendo aprender mais sobre. No final, a tradutora cita as referências do livro para.um contexto para leitores que não conhecem e ficam meio perdidos. Eu amo representatividade em livros, portanto amei o protagonismo das mulheres. Não chega a ser um livro UAU, mas é uma boa história para passar o tempo

malu 08/02/2024

Onde vivem as monstras: o feminino fantasmagórico
Em onde vivem as monstras, temos uma coletânea de contos inspirados no folclore japonês e protagonizados por personagens femininas.
Com uma narrativa cômica e muitas vezes arrepiante, a história se desenrola com elementos muito fortes de realismo mágico: fantasmas entre os humanos, mulheres que se transformam em raposa e uma agência gerenciada por figuras já mortas!
São breves contos que nos apresentam elementos culturais, bem como reflexões sobre a influência da mídia do eixo Europa-Eua na cabeça de mulheres japonesas. Além disso a questão do trabalho e maternidade também são abordados neste livro, variando a forma: leve ou mais densa.
Outra parte muito interessante, é que os contos são independentes, então a ordem de leitura é desprezível, porém na maioria deles, os personagens estão interligados, um aparecendo no conto do outro.
Sendo assim, esse livro é uma boa aposta para ler algo mais engraçado e leve!

Lara 01/02/2024

Sensacional e quentinho no coração
Excelente coletânea de contos. todos usam de pano de fundo alguma lenda da cultura japonesa, mas não chegam a ser releituras. adorei que muitos deles se passam no mesmo universo e até combinam personagens, deixa o texto leve e um enredo curioso. meus contos preferidos foram ?a pessoa amada? e ?o que arde é o coração?.

Dango Yoshio 31/01/2024

Uma boa surpresa
Monstras, aqui, não vai no sentido de seres violentos, disformes e sanguinários como estamos acostumados a associar. Nesse livro, Monstras são seres (místicos ou terrenos) que vão contra a norma, contra o que a sociedade dita como o "normal".

São contos que misturam realidade e fantasia, reinventando narrativas japonesas clássicas e mitológicas. Histórias protagonizadas por mulheres e que falam sobre sua força e os desafios que enfrentam de forma divertida e interessante.

Confesso que comprei mais pela capa da Ing Lee, mas me surpreendi positivamente com a leitura.

Dihbs 24/01/2024

Aoko Matsuda explora narrativas que mesclam o fantástico, o cotidiano e o feminino. Matsuda utiliza de contos folclóricos japonês, para contar histórias cotidianas das mulheres que desafiam convenções, destacando a força e complexidade em diferentes contextos.

Cada conto oferece uma perspectiva sobre a natureza humana, mergulhando o leitor em um mundo onde as monstras revelam situações com as quais nos identificamos ou conhecemos alguém que se identificaria.

Jose151 24/01/2024

Que surpresa!
Eu adorei essa ideia dos contos serem sobre lendas orientais, histórias de fantasmas e até sobre o folclore, isso tudo com histórias as vezes bem humoradas, as vezes tristes, as vezes assustadoras e até feministas de fundo.

Simplesmente um dos livros mais diferentes que eu li em muito tempo.

Tirei uma estrela porque, da metade pro final, os contos começaram a se interligar, e senti falta de um final mais fechadinho.

Outra coisa foram as inspirações da autora para cada conto, gostaria que as inspirações viessem logo após cada conto e não no final do livro. Inclusive serve de dica pra quem vai ler, é bem provável que vc aproveite mais a leitura, se ler um conto e já pular pro último capítulo para ler a inspiração para esse conto que vc leu.

cecis 22/01/2024

Um livro que não planejava ler e que acabei gostando bastante. Possui vários contos inspirados em lendas do folclore japonês, mas com uma perspectiva mais moderna. Levei meu tempo pra ler e aproveitar cada pedacinho desse livro e não me arrependo. Acho que vez ou outra vou voltar pra ler um conto, porque achei muito interessante. Me diverti a leitura inteira e achei bem cativante o final de cada história. Cada uma tem o seu ensinamento ou apenas acaba de um jeitinho bom.

Gabi1509 22/01/2024

VIVA AS MONSTRAS
Eu simplesmente amei. Um livro de contos sobre lendas, assombrações e encostos japoneses numa perspectiva feminista. Tem como não gostar?

Melhores contos: Hina-Chan: sobre uma mulher que encontra um crânio num lago, leva pra casa e toda noite a dona do crânio aparece e elas se tornam namoradas

Zelotipia: uma aparente briga de casal com direito a destruição da casa toda por culpa do ciúme.

Do Que Ela é Capaz: uma fantasma que faz serviço de babá sem ao menos ser solicitada. Uma querida.

Se Divertindo: a esposa, o marido e a esposa do marido. É sobre isso.

Mah 18/01/2024

FAVORITADO
Uma coletânea de contos inspirados em histórias japonesas. Eu amava quando havia alguma conexão entre elas, como se tudo fosse uma grande história única. Amo demais literatura asiática, então ??????????

DéboraMP 12/01/2024

Onde vivem as monstras
Esse livro é uma coletânea com 17 contos que falam do sobrenatural e bizarro, com protagonismo feminino.

A leitura foi difícil, pois não consegui me conectar as histórias. Insisti em terminar, pois adoro ler contos e tive esperança de que uma hora ia começar a fluir. Das dezessete narrativas, gostei apenas de uma; as outras até são legais, mas não achei nada surpreendente.