Estela a esta hora

Estela a esta hora Natália Zuccala

Resenhas - Estela a esta hora

Alinne.Spagnollo 17/03/2024

Fluxo de consciência
Para quem não gosta de fluxo de consciência, não recomendo a leitura. Isso foi a única coisa que gostei. A forma da escrita.
A história em si não trás nada de novo, ademais, Jó clube do livro que participamos, vários profissionais da saúde diz não ser assim que funciona a vida de um residente.

Lili 25/02/2024

Peguei o livro por recomendação da escritora Andrea Del Fuego, criadora da médica Cecília, a pediatra que odeia crianças. Já aqui temos a Estela, a médica residente de cirurgia, que nao curte pessoas também. É muito interessante esses paradoxos e como profissional da saúde, se perguntar por qual motivo, essas pessoas escolhem a medicina. Na minha vivência, me pergunto sempre, o porquê homens escolhem ser obstetras já que parecem tanto odiar mulheres. Estela é uma dessas personagens intrigantes, que a gente consegue relacionar com alguns conhecidos, mas também nos leva a refletir sobre como a forma como médicos são formados é adoecedora.

Kasimoes 20/02/2024

Estela
Residente e caipira. Medicina e sociedade. Excesso e cura.
Médico e o monstro. Paciente e hospital.

Cle.Damasceno 12/02/2024

Desrespeito com a classe da saúde
Uma descrição estereotipada dos médicos, como profissionais frios, onipotentes, sem princípios e escrúpulos. Onde os residentes são como crianças soltas no hospital, brincando de médico e tratando os pacientes como cobaias, sem supervisão nenhuma e ainda tendo seus erros encobertos pelos chefes.
E ainda retrata as enfermeiras como profissionais incompetentes e displicentes, que precisam ser vigiadas pelos médicos para não comprometerem os cuidados com os pacientes.
É ofensivo e injusto com os médicos e enfermeiros, que exercem a profissão com amor e dedicação, que vão além das limitações dos serviços públicos para cuidar dos seus pacientes.
Existem profissionais e pessoas ruins em todas as áreas, na saúde infelizmente não é diferente, porém na história não se salva um profissional sequer, todos são desumanos e estão lá tratando as pessoas como objetos.
Um desrespeito com toda classe da saúde, claramente escrito por alguém que nunca pisou em um hospital.
@wesleisalgado 02/03/2024minha estante
Só vim aqui pelo repost da própria autora dessa resenha no INSTAGRAM dela kk

Tatá 02/03/2024minha estante
Olá!

fiquei curioso para saber o que você acha do filme, obra ficcional, "Pobres Criaturas", que também tem um médico (filho de médico), que transplanta o cérebro de um bebê em sua mãe.

abraços

Tatá 28/11/2023

Estela a esta hora, de Natália Zuccala
Foi com muito entusiasmo que tomei o “Estela” (2023) nas mãos, ainda impactado pelo “Cheia”, que li em 2021.

Acompanho a escrita de Zuccala desde o texto para teatro “O gato, a Anã e o Gigante”, e também assisti ao espetáculo no Club Noir, creio que em 2010. E, com grande expectativa, estive no lançamento do livro de contos “Todo mundo quer ver o morto”, em 2017.

Estela, assim como os outros livros, pode parecer leitura fluída, mas é profunda. Quem lê pode facilmente se perder nos diálogos. É impressionante o prazer em voltar um tanto no texto até retomar ao ponto de onde a gente se perdeu. A autora provoca isso diversas vezes. E assim, vai ficando evidente a importância do conteúdo e não necessariamente de quem está falando.

Num dado momento, tomei um susto. A minha compreensão estava afetada por algo que eu não sabia explicar. Que nada, é o jeito contundente da escritora de nos colocar em contato com o pesadelo que a personagem principal estava tendo.

Aliás, entre as diversas habilidades da autora, causar estranheza ou identificação no leitor por aquilo que o texto não revela explicitamente é constante.

Outra coisa que me encanta no Estela são as expressões que saltam de repente, como: “Dois andares de estudantes empilhadas” ou “...me alimentei do constrangimento que sobrou no fundo da tigela” ou ainda “Pervertidos modernos, sua tara é penetrar dinheiro na conta alheia”.

Esse jeito de criar imagens surreais e tão significativas desabam o leitor para dentro da alma das personagens.

Enfim, mergulhe você também na literatura de Zuccala e descubra o prazer de viajar a esta ou a qualquer hora.
Tatá 02/03/2024minha estante
Em tempo: o título correto do texto para teatro é O pulo do Gato.

Wivy.Lima 27/11/2023

A desumanização daqueles que cuidam da nossa saúde
Sou péssimo em ter ideias e ser crítico com alguma coisa. Procurei mais sobre esse livro, mas mal encontro - aliás, não encontro - alguém que fale dele e suas opiniões; logo, talvez acabe saindo alguma besteira que eu possa ter entendido errado e/ou ter passado despercebido.
A protagonista Estela é o pilar principal para o posicionamento da autora sobre a falta de empatia com o psicológico dos profissionais da saúde - no caso da obra, os médicos. Acredito - mas quem sou eu pra afirmar algo? - que essa crítica não foi tão bem desenvolvida por conta dos outros temas, também não desenvolvidos, que surgem no decorrer da estória que se ligam à Estela. Muita coisa foi jogada na estória e não foi promovido um desenrolar, o que me deixou um tanto frustrado (o fato de Estela ser residente e supostamente ter TDAH, a família curiosa de Estela e as cartas de Estela para Helena são alguns exemplos).
Recomendo a leitura pela experiência, mas acredito que o sentimento de que falta alguma coisa vai ser unânime no final.

Macabea0 22/11/2023

#leiazucala
Uma história muito bem escrita, desenvolvida, com personagens super envolventes !

Zucala dá aula de escrita, com uma prosa super poética e fatos que tecem uma vida desabrochando e que acaba no susto do soluço... O resto, a gente já sabe.... Rs

Leiam mulheres. Leiam autoras nacionais!