Sonho Dourado

Sonho Dourado Baco Achilles

Resenhas - Sonho Dourado

iwantedtobeabird0 01/06/2024

Não é horrível, mas poderia ser melhor
Inicialmente, quando comecei a ler esse livro, me empolguei demais. A primeira metade do livro foi tão instigante que li em uma madrugada, essa leitura tinha um tremendo potencial para me fazer favoritar, mas me decepcionei. Eu amo a Canção de Aquiles e amava as referências, além da dinâmica dos protagonistas me lembrarem muito o Neil e o Andrew de All For The Game, que é uma trilogia que eu simplesmente AMO.

Acredito que tudo começou a desandar quando o suspense e mistério começou a ser o foco do livro. A ideia em si, não é ruim, mas a forma que ela foi executada é péssima. Sinto que a autora só foi adicionando um monte de coisa sem desenvolver, principalmente os amigos do Evan, pra que adicionar personagens com potencial se nem vai desenvolver? As vezes o menos é mais, nesse livro o MAIS foi bem MENOS. A enxurrada de informações e personagens fez com que os fatos se tornassem muito incoerentes na maior parte da estória.

Entretanto, não é só o suspense que me incomoda, o próprio romance também deixa a desejar. A autora deixa claro durante o enredo que o Evan é inseguro, mas o Ash também não colabora né? Imagina você saber que seu namorado amava outro homem ao ponto de fazer um milhão de coisas por ele, e ainda se nega a dizer que ama você, quem caralhos não ia se sentir inseguro? O tempo inteiro o romance me passava a ideia de ?The Other Woman?, imagina para o Evan? Isso deixa a desejar DEMAIS, o leitor entende que eles se amavam, mas ainda sinto que podia ser melhor.

thalita batista 18/05/2024

"Talvez nós realmente sejamos como Aquiles e Pátroclo"
É um livro que começa de um jeito e no meio toma um rumo totalmente oposto de como começou que me prendeu completamente.

Bem, eu vou começar falando do plot, que foi algo que me pegou demais. O livro começa com dois garotos indo para a detenção nas férias de verão e esses dois garotos, Ashton e Evan, acabam se aproximando e demonstrando interesse um no outro. Até ai estava tudo certo, até que é revelado que Ashton está procurando por um amigo que sumiu a meses e que ninguém sabe o paradeiro. E é aí que o livro começa a ter uma atmosfera completamente nova, cheio de mistérios e dúvidas juntamente com os dramas individuais de cada personagem - que falarei mais pra frente porque é algo que preciso comentar.

O plot em si não é nada de outro mundo, é só você juntar as peças que você descobre, mas isso não muda o baque que você sente quando tudo é revelado e vê a crueldade que o ser humano pode ter dentro de si.

Existiram algumas situações que me deixaram desconfortável e cenas explícitas e visuais de violência que me deixam com nojo e a ponto de vomitar ou não conseguir parar de CHORAR, tudo isso combinou para o enredo marcante da história, mas se você for mais sensível aconselho tomar cuidado.

Agora indo para o ponto que eu mais quero: os personagens. Começando pelo protagonista e narrador desse livro, Evan. Eu não gostei nada dele no começo. Eu li junto com uma amiga e ela sabe o quanto eu acheo ele irritante e egoísta, alguém que só ligava para os próprios problemas e que claramente tinha uma certa dependência emocional no Ashton ao ponto de começar a só se importa com ele e nada mais e isso estava destruindo a relação dele com as pessoas, principalmente com seus melhores amigos. Porém, com o tempo, eu comecei a ter empatia por ele, mesmo diversas vezes ele sendo um grande babaca e tomando péssimas decisões, eu entendi que ele era alguém que precisava de ajuda, assim como TODOS os personagens desse livro.

"Você gasta todo o seu tempo se desculpando, mas a única pessoa a quem você precisa se desculpar é você mesmo."

Ashton foi quem eu mais gostei desde o início. Seu fascínio por história e literalmente, principalmente A Ilíada de Homero, me chamou muita atenção e ganhou pontos comigo. Mas assim como Evan, Ash era alguém que passou por muitos problemas. Durante a história é revelado que Ash sofre de transtorno de personalidade bipolar e passa por episódios recorrentes de mania e depressão, o que deu um ar bem melancólico à história a cada vez que esses episódio iam se destacando. Ash ainda sente um grande amor pelo seu amigo desaparecido e faz de tudo para encontrá-lo. Nunca chegamos a conhecer Frazer de verdade sem ser pelos relatos de Ash, porque desde o início era óbvio que o garoto estava morto. Mas toda cena que envolvia ele me dava um aperto no peito, uma tristeza tão grande principalmente quando chegou pela metade do livro que é quando sabendo um pouco mais dele. Foi inevitável não chorar quando tudo foi revelado. Foi um sentimento de perda muito grande.

Sobre o romance de Ashton e Evan eu queria dizer que houve muitos momentos que eu achei que aquilo não daria certo. Era tanta coisa acontecendo, tanta desgraça o tempo todo que juntava com os pensamentos de auto sabotagem do protagonista que me faziam perder as esperanças. O relacionamento deles era tóxico, nenhum estava psicologicamente pronto para ele, o que resultava que os dois sempre acabavam se machucando e se machucando de novo. Ler certos diálogos deles doía demais.

"O Aquiles sempre amou o Pátroclo mais do que o Pátroclo amou o Aquiles."

Por fim, queria dizer que foi uma leitura que no começo não me agradou muito mas que com o tempo me prendeu bastante - mais pelo mistério e a complexidade dos personagens do que por qualquer outra coisa - e eu gostei bastante da leitura. Senti falta da autora desenvolver os personagens secundários, ela acaba jogando informações e plots sobre eles, mas que por fim deixou essa lacuna em aberto e não nos deu respostas sobre eles. Queria saber mais sobre como aqueles dois amigos do Evan que se gostavam se resolveram ou saber mais sobre a Max e os outros. Mas tirando isso e aquilo, foi uma boa leitura, e se você gosta de histórias como Banana Fish e All for the game pode gostar também.

Isaururinha 16/05/2024

Foi quase um 5 estrelas
Ele tinha tudo pra brilhar sério, o livro começou muito bem mas foi perdendo o brilho, ficou paia, mas fazer oq

Bea 10/05/2024

Gostei, achei o plot no final supreendente e gostei muito do casal mas achei que poderia desenvolver melhor os outros personagens na trama.

Beatriz3345 06/05/2024

O protagonista loiro me fez lembrar de qualquer protagonista do John Green, passei bastante raiva e senti uma vibe de the other women.

naiarafernands 24/04/2024

Muito bom!! Quem gostou de "Tudo pelo Jogo", vai amar
A história é empolgante desde o início e com muita dinâmica no romance, a tensão sexual dos dois personagens é incrível e sinceramente o mistério é delicioso de ler.

Não foi 5 estrelas para mim porque: Eu ODIEI os amigos do Evan até o fim, queria mais aprofundamento da família dele e achei o plot um pouco arrastado no final. Também esperei muito uma coisa que no fim foi outra, então me decepcionei um tiquinho.

Mas a leitura é muito gostosa, a história é bem escrita, os personagens fazem a gente sentir coisas e eu fiquei ansiosa no final. Não cheguei a chorar, mas cheguei bem perto e isso foi a cereja do bolo, porque é um livro que nos faz sentir coisas.

Rep_Boy 15/04/2024

Simplesmente, decepcionou-me!
A história não foi de todo mal, até pq a nota n foi tão baixa, mas houve alguns pontos que me brocharam:
1- No começo, tive uma quedinha pelo Ashton, mas depois fui só achando ele desinteressante e criando uma aversão!
2- Achei muito longo e arrastado em algumas partes, acho q dava fácil p ter umas 200 páginas a menos!
3- Não gostei desse drama todo de "ai, ele não fala que me ama", achei bem chato!
4- Algumas coisas foram tão convenientes que deu raiva!
5- Nunca achei que diria isso, mas nessas últimas 200 páginas eu tava tão de saco cheio e só querendo acabar que em vários momentos eu pulava blocos de textos e lia só os diálogos!
Ainda assim, gostei do final, achei surpreendente! Para ser sincero, acho que gostei mais da parte do suspense e mistério (que eu nem esperava) do que o romance em si (o motivo deu ter lido!). Além disso, gostei da rede de apoio que os amigos do protagonista formaram!

Piettro.martins 09/04/2024

Tava indo até bem, mas a partir que o mistério se iniciou, o enredo desandou completamente. É previsível demais, tocou tanto no romance que se tornou uma dependência emocional. Senti falta de mais desenvolvimento e espaço dos personagens secundários, que, sinceramente, são mais interessantes que o Ash e Evan juntos... Não comentarei tudo mas saibam que não me agradou, de forma geral!

Sani Melo 31/03/2024

Então..
Eu queria muito ler esse livro pois a autora se inspirou em muitas obras que eu amo pra criar essa história.
O que poderia ter dado muito certo, pra mim acabou bagunçando a história acho que a inspiração em muitos momentos falou mais alto que os próprios personagens e isso atrapalhou muito no desenvolvimento, sem contar que eu achava que a investigação seria o foco do livro e o romance iria acontecer através disso, mas foi tudo ao contrário o romance aqui é o protagonista e a investigação só nos foi apresentada lá pelos 25%
Nao é uma história ruim, mas minhas expectativas eram diferentes.

Lu Mori ð⤠30/03/2024

Lindos lindos lindos lindos
Não tem como eu começar essa resenha sem dizer que eu estou completamente apaixonado nessa história.
Foi um livro que me prendeu e me envolveu desde a primeira página. Eu tive vários surtos, um turbilhão de emoções que foi INCRÍVEL. Um mistério e romance tão gostoso que eu estou triste por ter terminado. E os plot's?? Perfeitos perfeitos. O final do livro me fez surtar tanto, que tive que parar para respirar, FOI MUITO BOM.
Ashton e Evan, esse casal tem uma química inexplicável desde a primeira troca de olhares, eles tem uma conexão tão incrível e tão gostosa de ler, que eu amei cada segundo. Ash fez a palavra "pirralho" ganhar um significado tão fofo e incrível pra mim, que nunca mais vou ouvir essa palavra sem lembrar deles. Um é o sonho dourado do outro.
Esse livro te faz ter uma experiência inesquecível. Todos precisam ler, pq é vale muito, mas muito a pena.

andreilgfr 30/03/2024

PERFEITO DMS
Sonho Dourado virou um dos meus livros favoritos, talvez por me lembrar tanto AFTG e eu tô tão apaixonada por eles. Os meninos passaram por tantos problemas e traumas, me fizeram chorar tanto. Eu simplesmente acabei de ler o que provavelmente vai ser um dos meus livros favoritos da vida e nas últimas duas páginas do último capítulo, antes do epílogo, foi ali que eu senti alívio tão grande pelos meninos, que me permitir chorar de felicidade por eles, me tiraram um sorriso tão genuíno. Estou tão feliz pela experiência de ler esse livro, eu li ele tão rápido, porque estava tão ansiosa e não me arrependo de nada.

daniel.mascaro 22/03/2024

Melhor livro já lido
A escrita, o plot, os personagens, os relacionamentos, tudo é impecável e muito bem desenvolvido! leitura super fluída e com abordagens maravilhosas sobre temas sérios, além de um romance lindo ?

MariSL 17/03/2024

O mundo é cinza, mas às vezes ele pode ser dourado
Sabe aquela pessoa que a gente observa de longe porque gosta do estilo ou até mesmo de sua beleza natural? Pois é, na maioria dos casos é apenas uma admiração, mas saiba que um dia ela pode te virar de cabeça pra baixo pra sempre.
E isso não significa ser uma coisa ruim.
É incrível como o ser humano depende 100% das emoções, muitas delas podem ser ruins e nos auto sabotar, outras podem ser tão lindas que nós cegam do restante do mundo, e a autora conseguiu por elas de uma forma linda e inteira, de fato um mix de emoções, posso dizer que esse livro caiu na minha mão na hora certa, muitos dos sentimentos descritos me fizeram me identificar com o protagonista, e o fato dele perceber seu problema me fez perceber muitas coisas também.
O mundo não é um local fácil de lidar, e aprender a sobreviver se torna o ponto principal do ser humano, mas ainda assim podemos viver se quisermos, A e P nunca serão esquecidos, e depois desse livro posso dizer com toda propriedade que os vejo da cor dourada.