Murtagh

Murtagh Christopher Paolini

Resenhas - Murtagh

Carlosffx1 13/12/2023

Esperança na desgraça
Okay, nem sei por onde começar a escrever.

Acho que o que mais me atrapalhou durante a leitura foram as dificuldades para me manter focado no livro inicialmente. O desenvolvimento da narrativa é lento, e a trama demoooooooora a engrenar até aproximadamente 35% do livro, o que é normal dado o histórico dos livros anteriores, mas na minha cabeça não se justifica pq muito do conceito inicial que ta ali JÁ FOI APROFUNDADO EM LIVROS ANTERIORES, quem leu o terceiro livro sabe muito bem disso. Embora a história seja necessariamente focada nos personagens, o ritmo por vezes se mostra arrastado, levantando questionamentos sobre a necessidade de suas mais de 600 páginas. (Acredite, chegou num ponto que eu não queria mais abrir o livro porque tava tão emocionante quanto assistir meu gato tomando banho)
Alguns eventos da trama ocorrem de maneira inesperada, com capítulos inteiros para desenvolver melhor o protagonista. Um parecer necessário é que por mais que conheçamos e tenhamos acompanhado o Murtagh, muita coisa é revelada nesse livro, suas aflições, dificuldades, medos e incertezas. De longe um acerto gigantesco, tanto ele quanto o Thorn estão mais bem desenvolvidos do que nunca, e você acompanha a evolução gradual deles. O livro, apesar de ser extenso, foca bastante nesse aspecto, o que aconteceu em Brisingr de certa forma com o Eragon, mas ambos são ANOS LUZ mais interessantes que o protagonista dos 4 livros anteriores.

O plot é um pouco confuso e explica ao mesmo tempo que contradiz muita coisa que é apresentada na saga anterior, o que é esquisito. Ok, o autor escreveu eragon com 15 anos, mas certas coisas ali não me desceram e enfim, simplesmente não fazem sentido. É notável a ausência de Eragon e Saphira, mencionados apenas indiretamente e com certo desdém por Murtagh, o que é muito trágico se a gente for pensar no quão bem os dois agiam quando estavam do mesmo lado. Apesar de compreender o ressentimento, a hostilidade é excessiva e com razão. Uma reconciliação entre Eragon e Murtagh seria bem-vinda, desde que pacífica. A história se concentra totalmente em Murtagh e Thorn, tornando a intervenção de Eragon e Saphira deslocada, especialmente considerando a profecia que prevê o exílio permanente de Eragon de Alagaésia, então, se tu espera ver os dois, pode tirar o cavalinho da chuva. A construção de mundo é exemplar. Paolini demonstra que, mesmo após a queda de Galbatorix, a paz é um ideal ainda distante, com resistências e conflitos emergindo lentamente. A exploração dos mistérios de Alagaésia é cativante e, em alguns momentos, medonha.

Em relação aos (poucos) personagens: Uau, por onde começo? Minhas primeiras impressões sobre Murtagh e Thorn foram muito destoantes com as de Eragon. Eu sempre me questionei sobre o motivo de no fundo, achar Murtagh um personagem superior ao próprio Eragon.
Agora, após ler este livro, entendo completamente o motivo. Murtagh é talvez o personagem mais complexo, carismático e eticamente ambíguo de toda a série. Testemunhamos fragmentos de sua criação e servidão involuntária sob o domínio de Galbatorix, e o quanto essas experiências continuam a afligi-lo com dor e trauma.
Além disso, percebemos que, apesar de sua dor, amargura, arrogância e obstinação, ele é, no fundo, uma pessoa decente, e esse lado mais gentil se manifesta ocasionalmente, especialmente perto de crianças.
E então temos o dragão de Murtagh: Thorn. Meu Deus, esse daqui deve ter tacado uma pedra na cruz na vida passada;
Assim como seu Cavaleiro, Thorn é igualmente atormentado e sofre de claustrofobia aguda. De fato, tudo pelo que esse dragão passou me deixou com o coração apertado. Apesar disso, Thorn se importa profundamente com Murtagh e deseja sua felicidade. Ele também possui um senso de humor macabro, o que foi inesperado, e exibe todo o orgulho que se esperaria de um dragão. Ambos podem não estar tão alinhados quanto Eragon e Saphira, mas é inegável que o laço entre eles é intenso e se fortalece à medida que a narrativa se desenrola
Em suma, acredito que Christopher Paolini acertou em cheio com Murtagh. É o melhor livro do Ciclo da Herança até agora? Em muitos aspectos, sim, e com certeza mais interessante que alguns volumes anteriores. É também a obra mais sombria da série até o momento, o que combina perfeitamente com o protagonista e atmosfera que o livro perpassa.
Mary 19/12/2023minha estante
Concordo com você, o personagem de Murtagh é muito mais interessante do que o Eragon, e talvez pelo amadurecimento do autor, estou achando esse livro (li 50% até agora) mais bem estruturado do que o ciclo Herança.

Luiz.Caponi 20/02/2024minha estante
Cara, meus parabéns pela resenha! Muito completa e detalhada, ainda não comecei o livro, mas já li e reli o Ciclo Herança, e uma das minhas sagas favoritas. Estou lendo o interminável Duna, livro 5, muito ansioso para ler o 6 e finalizar.

Inácio 13/03/2024minha estante
Parabéns pela resenha. Querendo sair um pouco da cosmere de Brandon Sanderson (tarefa ardua) e sua resenha me ajudou!

MWeirich 04/03/2024

Que livro meus amigos ??
Quando iniciei a leitura deste livro eu estava com as espectativas altíssimas... E o autor não decepcionou!

O livro trás a história de Murtagh que Thron, que buscam redenção pelos atos cometidos ao longo de todo o ciclo da Herança, ao qual foram obrigados a realizarem atos cruéis, pois estavam presos a um juramento.

Com vilões extremamente bem desenvolvidos, até mesmo sendo carismáticos, e um enredo frenético, cheio de reviravoltas, o autor conseguiu entregar exatamente o que prometeu, um livro de fantasia épica, onde o herói caminha em uma linha tênue, entre ser bom... Ou ser mal.

Leiam! E se surpreendam!

fabio.orlandini 04/02/2024

Murtagh merecia
Adorei o livro. Além do perigo que ele tem que enfrentar, o autor colocou alguns flashes dos livros anteriores explicados pelo protagonista. Uma história que me deixou nervoso, com raiva, mas que me arrancou muitas lágrimas ao final.
Uma continuação digna para a saga de Eragon.

i_mzcc 17/12/2023

Vou começar dizendo que não, esse não é o 5º volume do ciclo Herança! Como o próprio autor refere, Murtagh pode ser visto como um 'stand alone', mesmo a história se passando cerca de 1 ano após os acontecimentos do último livro do ciclo (obs.: o próprio autor já disse que pretende escrever um 5º volume, que deverá se passar alguns anos após os acontecimentos descritos durante o ciclo Herança!).

Dito isso, vamos a resenha em si: Murtagh é uma volta ao universo de Eragon, recentemente nomeado como "Mundo de Eragon" pelo próprio autor. Sou suspeita pois esses livros são meus favoritos no quesito fantasia e, revisitar esse universo foi como rever um velho amigo. Gostei que ao longo da história acabamos aprendendo mais algumas informações e conhecendo novas coisas do universo em si, além de podermos ter contato com como as coisas estão um pouco após os acontecimentos do último livro do ciclo herança, frente ao novo governo. Quem leu o livro de contos "O garfo, a bruxa e o dragão" vai reconhecer o começo desse livro, o que é algo um bocado interessante.

O andamento do livro é similar ao que vemos nos anteriores, com um começo um pouco mais lento e uma resolução que pode parecer um pouco corrida. Confesso que poderia haver um pouco mais na finalização da história, mas fica claro o gancho para uma continuidade dos acontecimentos.

Meu aspecto preferido foi poder conhecer mais sobre a história do próprio Murtagh, o que nos leva a ter muito mais empatia e entendimento sobre as suas ações durante o ciclo Herança e olha, acho difícil que alguém não gostasse dele antes, mas, depois desse livro não tem como não criar um certo carinho por ele!

É interessante ver como, apesar de lidar com situações nas quais podemos fazer um paralelo com as passadas pelo Eragon, seu modo de avaliar e lidar com essas situações é um tanto diverso, inclusive a sua relação com o Thorn, que podemos ver que é bem diferente da relação que o Eragon tem com a Saphira (o que faz sentido, uma vez que são personagens diferentes com backgrounds e vivências bem diferentes).

Enfim, gostei muito de tudo que o livro traz, principalmente no desenvolvimento do Murtagh e do Thorn e acho que é uma ótima forma de conhecer mais um pouco sobre o universo da Alagaesia. Não é meu livro favorito dentro do Mundo de Eragon, mas com certeza é um livro que contém algumas das melhores personagens (Uvek, você é perfeito, só digo isso rs)!

Vale a leitura!!

Tiago 18/03/2024

Muito interessante como Paolini conseguiu escrever esse livro, pelo personagem ter mudado mudou toda a forma de ver o livro, conseguimos entender melhor a cabeça do Murtagh, sua história, suas ambições e talvez enxergar um pouco do seu futuro.

Alessandro117 09/04/2024

De volta
Foi maravilhoso voltar e entrar nesse mundo tão fantástico criado pelo Paolini. Espero que mais e mais venha, pois já estou com saudade dos outros personagens também.

Que faça sucesso e mais continuações venham nos alegrar!

Juba 23/02/2024

Como eu amo todo o universo e mitologia d eragon, foi muito bom voltar para esse mundo. Achei incrível saber como ficou murtagh dps dos acontecimentos de herança.

Tati Freitas 29/12/2023

Eragon é uma das minhas séries de fantasia favoritas, e Murtagh sempre foi um dos meus personagens favoritos da série, ele é o personagem que mais sofreu na minha opinião, e pelo jeito o autor não acha que foi o suficiente. Gostar de Murtagh sempre me levou a muitos dilemas éticos quando eu era mais nova, e nesse livro eu vejo o próprio personagem ter esses questionamentos. Eu acho que o Paolini soube escrever um personagem que se encaixa como moraly grey de uma forma que sai do estereótipo que a gente está acostumado, e eu não vejo a hora de ler ainda mais desse arco de redenção de um dos meus personagens favoritos da literatura.

Débora 22/01/2024

Amei
Foi incrível voltar para a Alagaësia depois de tanto tempo! E foi muito bom poder ver um pouco mais do Murtagh e do Thorn. Entender o vínculo deles, os traumas que ambos tem e a superação deles nesse caminho para uma vida melhor. Sempre gostei muito do Murtagh e odiava ver ele fazendo coisas contra a vontade dele, então foi ótimo ver ele com toda essa liberdade. O final então, foi lindo! Quero mais!

Inácio 19/03/2024

Muito bom!
Foi ótimo retornar para a alagaesia. O autor evolui muito, muito mesmo na sua escrita.
Não consegui parar de ler e considerando que eu estava vindo do universo de Brandon Sanderson, isso é ótimo.
Foi emocionante conhecer murtagh, sua construção, sua estória e relação com thorn! Como sofreram esses dois, me fez parecer as angústias de eragon até infantis. Não conseguirei aguardar o próximo. Parabéns para a Rocco pela tradução.
Quanto ao enredo do livro, foi muito bem escrito, respeitou o que já se passou e expandiu o universo, ou deixou, pontas para a expansão. No final fica claro que veremos mais estórias desse mundo. Não espere por Eragon aqui, mas já adianto que ele não faz falta alguma para o brilhantismo do livro.

Julio.Oliveira 27/02/2024

O livro começa promissor, depois fica uma porcaria, segue um completo caos, enrola para no final correr muito e terminar terrivelmente. Mais um livro meia boca de uma série que podia ser incrível.

Iuiu 29/02/2024

Como não amar o Murtagh?
Murtagh sempre teve um forte apelo pra mim e gostei demais de ver a relação dele e o Thorn. Amei demais a ver a evolução dele pra se recuperar e as nuancias da personalidade dele e também da diferenças e semelhanças entre ele e o Eragon. Gostei do ritmo que as coisas acontecem, gostei do final e já espero os próximos, mas também espero que não demore tanto quanto os livros do ciclo da Herança ?

Murilo.Justino 01/03/2024

História sensacional...
História sensacional... Embora haja descrição de poder ser interpretada como uma história independente, recomendo que seja lida após a saga de Eragon, já que várias alusões a saga são feitas.
A proximidade com a história prévia de Murtagh e as dificuldades resultantes dos acontecimentos prévios nos aproximam muito desse personagem, que, convenhamos, foi pouco explorado na história dos 04 livros, exceto como um antagonista.
Enfim, história muito proveitosa, ainda que prolixa em alguns pontos. O segredo é degustar essa lembrança da Algaesia, depois de tanto tempo.